Dia do Engenheiro

Dupla comemoração em homenagem ao Dia do Engenheiro

Rita Casaro

Celebrada em 11 de dezembro, a principal data da categoria foi festejada em dobro em 2003. No dia 9, aconteceu na Aeas (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos) a tradicional entrega do Prêmio Personalidade da Tecnologia, concedido a profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação e que chegou a sua 17ª edição. A ocasião também marcou os 20 anos da Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista, que teve sua primeira diretoria empossada em 9 de dezembro de 1983.

A primeira parte da cerimônia foi dedicada às seis personalidades homenageadas neste ano. O coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP, Carlos Alberto Guimarães Garcez, lembrou os critérios levados em consideração na escolha dos premiados. “Esse processo é alicerçado na ética, na dedicação à ciência e tecnologia e no empenho pelo desenvolvimento nacional.” Por isso mesmo, disse ele, “ficamos impressionados com o exemplo de cidadania dado pelos eleitos de 2003”. A afirmação foi corroborada pelo presidente do Sindicato, Murilo Celso de Campos Pinheiro, que ressaltou o papel dos laureados para que haja avanço na tecnologia. O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Jorge Gomes, propôs que a premiação seja “elevada nacionalmente”.


Profissão em destaque
Sidnei Martini foi o primeiro a receber o troféu e a placa entregues por seu desempenho na área de Energia. Dando a tônica que seria seguida pelos seus companheiros, ele salientou a importância da engenharia para o País. “Trata-se da genialidade e criatividade que possibilita transformar a vida e a natureza.” Essa ferramenta, destacou ele, será fundamental para a volta do crescimento anunciada para 2004. João Antonio del Nero, lembrado pela Engenharia Consultiva, foi ainda mais enfático. “Falta engenharia para ajudar a desenvolver o País. Em 50 anos, nós produzimos infra-estrutura para um crescimento populacional de 120 milhões. Se não fizemos mais, como na habitação em que há déficit, foi por falta de recursos.” E foi taxativo: “Não existe desenvolvimento social sem o econômico, que não é possível sem o tecnológico, que precisa de engenheiros. Portanto, não há desenvolvimento social sem a categoria.”

Revelando verdadeira paixão pela área em que atua, o laureado pelo Saneamento, Roque Passos Piveli, apontou a necessidade vital de dotar o Estado de São Paulo de sistemas de tratamento, o esforço que tem envidado para tanto e a alegria pelo reconhecimento obtido. “Somos quase 40 milhões e temos cinco séculos de atraso para recuperar, mas esse reconhecimento de ter dado a nossa contribuição nos faz esquecer a modéstia.” Wagner Waneck Martins, agraciado por Transportes, aproveitou a oportunidade para denunciar os problemas existentes no setor, principalmente pela falta de planejamento,  sucateamento da ferrovia e excessiva dependência da rodovia. Para ele, o plano de revitalização anunciado pelo Governo “é um primeiro passo” no sentido de reverter essa situação.

Acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem ao Oriente Médio, o ministro Celso Amorim, homenageado por Relações Internacionais, foi representado pelo embaixador Jadiel Ferreira de Oliveira. Tendo atuado ao longo de anos na Ásia, ele ressaltou o fator que considera imprescindível para a prosperidade das nações naquela parte do mundo. “São países que crescem à taxa de 10%  ao ano e nos quais o ensino de engenharia é muito prestigiado. Acho que esse é o caminho que devemos trilhar aqui”, apontou. Também não pôde comparecer à cerimônia Oded Grajew, que levou o prêmio por Valorização Profissional. Em mensagem gravada na véspera, em visita à sede do SEESP, ele deixou seu agradecimento e palavras aos presentes. “No exercício da profissão, devemos agir de forma socialmente responsável, que significa levar em conta os impactos daquilo que fazemos sobre a vida das pessoas.”

Duas décadas de atividades

Para marcar o 20º aniversário da Delegacia Sindical na Baixada Santista foi homenageado o seu primeiro presidente, Julio Penin Santos, que esteve à frente da subsede entre 1983 e 1986, sendo um dos pioneiros no esforço de interiorização do SEESP. “Olhando para trás percebemos que se encerraram alguns momentos maravilhosos das nossas vidas. Um desses, que retenho na memória, ocorreu há 20 anos neste mesmo local, ao assumirmos a Desibas. A noite de 9 de dezembro, portanto, tem um significado marcante”, afirmou emocionado. “Depois de termos ajudado a formar esse braço sindical dos engenheiros, vemos com alegria que houve a sedimentação desse trabalho, refletida num amplo e profícuo desempenho da atual diretoria”, comemorou.

O atual presidente da delegacia, Newton Güenaga Filho, apontou as conquistas garantidas ao longo de duas décadas de atividades.  “Participamos de protestos contra o desemprego e  na defesa da universidade pública. No campo das campanhas salariais, obtivemos  o primeiro acordo com uma empresa no qual, mesmo sendo categoria minoritária, houve a adesão da  majoritária.” Nessa área, ele destacou ainda a inclusão da reciclagem tecnológica e a realização, em parceria com a Cosipa, um dos principais empregadores da categoria na região, de dois MBAs para os engenheiros.

Conheça os profissionais agraciados com o Prêmio Personalidade da Tecnologia 2003

José Sidnei Colombo Martini
Energia
Engenheiro eletricista (Poli-USP, 1970),  José Sidnei Colombo Martini é também mestre, doutor e livre-docente em Engenharia Elétrica pela mesma instituição. Hoje, é professor titular do seu Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais, sendo especialista em integração de sistemas de automação. Desde 1999, preside a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. Anteriormente, atuou como diretor das empresas Comsip Engenharia, CBB – Instrumentação e Controle e Alstom.

 

João Antonio del Nero
Engenharia Consultiva
Engenheiro civil (Poli-USP, 1956), João Antonio del Nero é vice-presidente de Ética e de Proteção à Consultoria do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, entidade que presidiu entre 1998 e 1999. Ao longo de uma profícua carreira, desenvolveu importantes trabalhos profissionais e acadêmicos e lecionou em instituições como Universidade Mackenzie e Universidade de São Paulo. Atualmente, é presidente executivo da Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto.

 

Celso Luiz Nunes Amorim
Relações Internacionais
Pela segunda vez à frente do  Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Celso Amorim ingressou na carreira diplomática em 1965 e, desde então, teve destacada atuação no Itamaraty. Nessa trajetória, assumiu diversas funções também no exterior, inclusive a Embaixada do Brasil em Londres, seu último cargo antes de integrar o Governo Lula. Em sua nova missão, tem conduzido negociações fundamentais ao País, como as relativas à Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e OMC (Organização Mundial do Comércio).

 

Roque Passos Piveli
Saneamento Ambiental
Engenheiro civil (EESC-USP, 1978), Roque Passos Piveli é mestre (EESC-USP, 1983) e doutor (Poli-USP, 1991) na área de Engenharia Hidráulica. Hoje, é professor nessa última,  ministrando as disciplinas “Caracterização da Qualidade das Águas”, em nível de pós-graduação, e “Saneamento Ambiental”, na graduação. Atua também como consultor para tratamento de esgotos sanitários e de efluentes industriais, áreas nas quais desenvolveu dezenas de projetos. É ainda autor de diversos artigos sobre esses  temas.

 

Wagner Waneck Martins
Transportes

Engenheiro mecânico, eletricista e civil (Poli-USP, 1947 e 1951), Wagner Waneck Martins segue uma intensa carreira acadêmica, tendo concluído doutorado e livre-docência na mesma escola, onde hoje é professor de pós-graduação no Departamento de Energia e Automação Elétricas. Detentor de vasta produção científica e tecnológica, executou diversos trabalhos como consultor técnico da Estrada de Ferro Sorocabana e, posteriormente, da Fepasa. Entre as publicações, há várias sobre tração elétrica.

 

Oded Grajew
Valorização Profissional
Empresário que se destacou como um empreendedor social, Oded Grajew tem estado à frente de diversas iniciativas visando a mitigação das desigualdades no Brasil. Atualmente, é presidente do Conselho Administrativo da Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças, diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, coordenador nacional da Cives (Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania) e membro do Comitê Organizador do Fórum Social Mundial. Foi ainda assessor especial do Programa Fome Zero.

Próximo texto

JE 225