Editorial

Agenda ampla, balanço positivo

Inevitável fazer uma avaliação do período que se encerra ao se aproximar um novo ano.  Ainda vivendo sob um modelo econômico que asfixia a capacidade produtiva e o emprego, os brasileiros viram, em 2003, sumirem quase mais um milhão de postos de trabalho e um aumento no PIB (Produto Interno Bruto) próximo de zero, portanto desprezível.

A gravidade de tais números, muitas vezes esquecem-se os economistas, é o fato de revelarem uma verdadeira tragédia social – mais pobreza e miséria, violência e a conseqüente falta de fé no futuro.

A despeito de todas as dificuldades, 2003, para o SEESP e, portanto, para os engenheiros no Estado de São Paulo, merece ser comemorado. Isso porque, consolidando cada vez mais sua capacidade de organização e ação, o Sindicato, em vez de se paralisar diante dos empecilhos,  lançou-se em busca de soluções. Foram plantadas diversas e importantes sementes que serão cultivadas e seguramente gerarão frutos benéficos à categoria, à profissão e à sociedade.

Nessa perspectiva, tivemos uma agenda ampla, que incluiu a defesa dos interesses dos engenheiros, mas também suas contribuições a um mundo melhor. Esse, aliás, foi o mote da nossa inserção no Fórum Social Mundial, realizado em janeiro último, em Porto Alegre. Foram apresentadas análises e propostas concretas para meio ambiente, transporte, saneamento, energia e direitos trabalhistas.

Esses temas essenciais se mantiveram em pauta ao longo do ano e se desdobraram em iniciativas, marcadas por eventos que não só produziram discussões de alto nível, como também visaram resultados práticos. A realização do IV Cetic (Congresso Estadual Trabalho, Integração e Compromisso), a participação no processo da Conferência da Cidades em todos os seus níveis, o seminário “Bases para um plano diretor de transportes nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo” e a consistente inserção no debate sobre o setor elétrico são apenas alguns exemplos dessa atuação. Outros constam desta edição do Jornal do Engenheiro, que traz em suas páginas várias das atividades realizadas no último mês do ano.

Tal desempenho é fruto de dois fatores essenciais. Primeiro, a dedicação, esforço e competência dos dirigentes, delegados e militantes do SEESP, que tornaram idéias e aspirações realidade. Além disso, o papel dos engenheiros do Estado, base dessa entidade, que cada vez mais se firmam como atores imprescindíveis no esforço de  desenvolvimento do País. Ao redor de toda esta imensa nação, muito além de seus interesses meramente profissionais, a categoria busca saídas, soluções de problemas que afligem sua comunidade, utilizando seu saber específico e superando escassez de recursos e entraves burocráticos.

Essa vocação, que encontra sua tradução, todos os anos, no Prêmio Personalidade da Tecnologia (leia sobre comemorações do Dia do Engenheiro), faz com que tenhamos ânimo para decididamente seguir em frente e olhar com otimismo o caminho a percorrer. Sejam quais forem os obstáculos, encontraremos uma forma de superá-los e, juntos, construíremos um futuro melhor. Em 2004, com energias e esperanças renovadas, nossa batalha continua.

 

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

Texto anterior
Próximo texto

JE 225