Engenheiro XXI

Periódicos Capes oferece acesso ao conhecimento

Permanece pouco conhecida e explorada uma iniciativa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma agência ligada ao Ministério da Educação que distribui todos os anos mais de 20 mil bolsas de estudo para mestrado e doutorado, o que corresponde a 50% dos oferecimentos disponíveis no País. A organização também é responsável pela gestão de um dos maiores portais de conhecimento do mundo: o Periódicos Capes, que investe cerca de US$ 18 milhões, anualmente para adquirir conteúdos considerados vitais e disponibilizá-los gratuitamente aos usuários.

É possível fazer buscas por temas que envolvem as principais áreas do conhecimento, desde as ciências biológicas até letras e artes. Os diversos segmentos da engenharia são contemplados com conteúdos de ponta, em português e inglês, divididos em categorias como geral, energia, aeroespacial, biomédica, civil, de materiais e metalúrgica, de minas, produção e transportes, elétrica, eletrônica, telecomunicações e mecânica, térmica, naval e oceânica, nuclear, química, sanitária e ambiental.

A Capes também abre o acesso para consulta de resumos e outras informações de 185 mil teses e dissertações, desde 1987. As ferramentas de busca permitem pesquisas por autor, título, palavra-chave e palavras constantes do resumo.

Os acessos ao portal cresceram 50% desde 2002, atingindo o índice de 6,6 milhões no primeiro semestre de 2003. Nos últimos três anos, 9 milhões de textos completos foram baixados pela Internet. Contudo, esses números ainda estão aquém da capacidade de operação do portal, que chegou a ficar na berlinda sob o risco de desativação, o que foi descartado pelo presidente da entidade, Marcel Bursztyn, em comunicado no dia 14 de setembro último. Um verdadeiro mundo de conhecimento continua, portanto, disponível nos endereços www.capes.gov.br e http://periodicos.capes.gov.br. Bom proveito!

Texto anterior