Dever cumprido em 2002, muitas expectativas para 2003

Com a proximidade do ano-novo, é inevitável a reflexão sobre as atividades realizadas e os desafios enfrentados em 2002. Trabalhamos intensamente defendendo os interesses dos engenheiros, participamos das batalhas que nos foram colocadas e encerramos o período com a sensação do dever cumprido, apesar das dificuldades, que não foram poucas.

A vida profissional do engenheiro, num mercado altamente recessivo, foi o dado mais preocupante para o SEESP, tendo em vista o drama representado pelo desemprego, que, assim como o conjunto dos trabalhadores brasileiros, atinge fortemente os profissionais da área tecnológica. Afetadas pelo mesmo cenário econômico de não-crescimento, mereceram forte trabalho as campanhas salariais empreendidas em 2002. Ao final, mais uma vez, os engenheiros, organizados, foram capazes de garantir a manutenção de conquistas importantes e reajustes que evitaram a corrosão de seus salários.

Para além da representação sindical, o SEESP trabalhou intensamente para aprimorar o programa de benefícios oferecidos aos engenheiros associados, que lhes garante economia, segurança e tranqüilidade com a oferta de diversos produtos e serviços.  O Jornal do Engenheiro, mais um serviço especial aos nossos sócios, representou o esforço para levar ao profissional informação e análise sobre os assuntos de interesse da categoria.

Com o intuito de debater as questões inerentes aos engenheiros, à nossa profissão e ao futuro do País, foram realizados diversos eventos, também em parceria com outras entidades. Nesses – como o II e o III Congresso Estadual Trabalho–Integração–Compromisso e  o Ciclo de Debates Eleições 2002 –, tivemos a oportunidade de nos debruçar sobre questões relativas a sindicalismo, economia, processo eleitoral, tecnologia etc. Recebendo significativa participação dos engenheiros e outros convidados, as atividades confirmaram o dinamismo que vem marcando o SEESP e o aproximando da sociedade.

Para os brasileiros, o ano se encerra cercado de expectativas. Um novo governo estará à frente do País em 2003. Eleito como a promessa de mudança, concentra as esperanças de construção de uma nação mais justa, solidária, que dê aos seus cidadãos condições dignas de vida, com oportunidade de um trabalho decente. O SEESP, como mostra sua história, estará a postos para colaborar com a solução dos tantos problemas que afetam o Brasil, muitos deles causados pela falta de boa engenharia. Da mesma forma, estará alerta para apontar os equívocos e auxiliar na correção de rota nos eventuais desvios.

Por fim, desejamos a todos um ano-novo repleto de alegrias, realizações e paz, nas nossas cidades e no mundo.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro

Texto anterior