Entrega da 16ª edição do prêmio Personalidade da Tecnologia acontece no IPT

Em comemoração ao Dia do Engenheiro (11 de dezembro), foi realizada em 13 de dezembro a entrega do prêmio Personalidade da Tecnologia 2002. Neste ano, o evento teve lugar no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), localizado na Cidade Universitária, na Capital.

A iniciativa é uma homenagem a “pessoas que representam a excelência em seus setores e têm em comum ainda a dedicação ao desenvolvimento do País e de sua tecnologia e à melhoria das condições de vida da população brasileira”, afirmou o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Segundo ele, esse é o espírito que norteia a “árdua tarefa” conferida à comissão julgadora. “Representa também bandeiras históricas do Sindicato dos Engenheiros, que deposita total confiança na possibilidade de uma nação justa e soberana, construída por homens e mulheres dedicados com afinco a esse objetivo”, disse.

O vice-presidente do SEESP, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato, lembrou, na abertura da premiação, que a lista de nomes escolhidos (conheça os agraciados na página ao lado) obedece “à lógica do devir”. “A idéia é eleger pessoas que já deram contribuição significativa ao País, mas que também se mostram arautos das nossas questões futuras, os chamados líderes da mudança, que têm potencial para fazer ainda mais.” Confirmando suas palavras, o premiado na categoria Agronomia de 1998, Roberto Rodrigues, por exemplo, será o próximo ministro da Agricultura, indicado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 13 último.

Na opinião do diretor-superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonsk, os premiados combinam três características em comum: criatividade, dedicação e competência para superar desafios, compreensão da complexidade dos problemas e uma personalidade que alia energia à empatia. Ele ressaltou o significado da realização do evento no instituto, afirmando a proposta de torná-lo “um habitat da inovação”.


História
O prêmio Personalidade da Tecnologia foi criado em 1987, juntamente com o Conselho Tecnológico do SEESP. A idéia era premiar uma concepção de desenvolvimento socialmente justo e de inserção tecnológica. Desde então, por ocasião do Dia do Engenheiro, a homenagem é feita aos profissionais que mais se destacam em suas áreas de atuação. À exceção de “Valorização Profissional”, os setores escolhidos têm variado de acordo com as tendências tecnológicas e o contexto político e econômico de cada período.

Embora muitos premiados sejam engenheiros atuantes em São Paulo, o Conselho Tecnológico agraciou diversos representantes de outras profissões. Exemplos marcantes são o geógrafo Milton Santos, o sociólogo Herbert de Souza e o médico Adib Jatene. O fio condutor e principal critério para eleger os premiados, mais que a formação, é a ação decisiva para a transformação da sociedade.

O reconhecimento desse tipo de avanço tecnológico, assim como a defesa da engenharia e da tecnologia nacionais, reforçou a importância da reciclagem tecnológica para a categoria. O constante desenvolvimento profissional tornou-se bandeira de luta do Sindicato dos Engenheiros e constou de um acordo coletivo pela primeira vez em 1989. Desde então, faz parte das pautas de reivindicações em todas as campanhas salariais do SEESP e é item fundamental para o engenheiro.

Agraciados em 2002

Mario Mugnaini Júnior
Competitividade e Comércio Exterior

Engenheiro industrial químico (PUC-SP, 1966). Atua como sócio-gerente da FMC – Assessoria de Empresas e diretor da Ecosan. É diretor executivo da Fiesp/Ciesp, vice-presidente da Abimaq e delegado da CNI – Brasil, junto ao Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul.

“É a primeira vez que recebo um prêmio como engenheiro. A homenagem revitaliza o que fizemos nessa área, buscando alicerçar o Brasil para esse furacão representado pela Alca e OMC. O prêmio é bom para o País, porque incentiva outros a seguirem o mesmo caminho.”

Cristiano Kok
Energia

Engenheiro industrial mecânico (Universidade Mackenzie, 1968), com especialização em Administração de Empresas (FGV). É presidente da Engevix Engenharia, diretor da Datavix Informática e da Desenvix e da Associação Brasileira de Engenharia Industrial.

“O SEESP, a partir de 1980, promoveu uma revolução no sindicalismo. A vida como empresário não foi fácil nas mãos desse sindicato. No entanto, sempre foi um parceiro atuante na luta em defesa da engenharia. Agradeço comovido esse prêmio.”

Carlos Américo Pacheco
Inovação Tecnológica

Engenheiro eletrônico (ITA, 1979) com mestrado e doutorado em Economia (Instituto de Economia da Unicamp, 1988 e 1996). Foi coordenador do Programa de Governo do Presidente FHC. É secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Queria agradecer de forma sincera ao SEESP e compartilhar com as pessoas que durante esse período tiveram oportunidade de trabalhar conosco no Ministério da Ciência e Tecnologia. Esse esforço deixa uma forte agenda de trabalho que, não tenho dúvida, será valorizada também pelo novo governo.”

Raquel Rolnik
Planejamento Urbano

Arquiteta e urbanista (FAU-USP, 1978), com mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas (FAU-USP, 1981) e PhD em História Urbana (New York University, 1995). É professora do Mestrado em Urbanismo da FAU-PUC Campinas e técnica do Instituto Pólis.

“Minha emoção ao receber esse prêmio deve-se a diversas razões. Entre elas, ser a única mulher da noite e uma das poucas da história e perceber que os engenheiros vêem a tecnologia a serviço da transformação social, indo além da idéia primária de situá-la apenas no campo do cálculo.”

Renato Navarro Guerreiro
Telecomunicações

Engenheiro eletricista (PUC-RJ, 1973), com especialização em Telecomunicações. Presidiu a Agência Nacional de Telecomunicações desde sua instalação até março de 2002. Elaborou o estudo “Comunicações – Infra-estrutura para a sociedade da informação” em 1994.

“Cada um dos brasileiros é merecedor desse prêmio. O que temos hoje em telecomunicações é motivo de orgulho, sendo a Anatel um dos quatro estudos de caso do mundo, dada sua magnitude.”

(Representado pelo Eng. Marcondes Oliveira Buarque, do escritório da Anatel em SP)

Omar Silva Júnior
Valorização Profissional

Engenheiro (Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais, 1971). Desde 1997, é presidente da Cosipa. É ainda presidente do Conselho da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e vice-presidente de Aços Planos do Instituto Brasileiro de Siderurgia.

“Esse prêmio é muito importante e acredito ter motivação em dois aspectos:  a valorização das pessoas e a construção de uma verdadeira equipe. Gostaria de compartilhar essa homenagem com a minha família e com as pessoas que trabalham comigo.”

Próximo texto

JE 203