Por uma pauta em favor do povo brasileiro

O período de transição que o País experimenta, entre o fim de um governo e início de outro com perfil totalmente diferente, abre espaço para as organizações sindicais e trabalhadores definirem, junto com o governo, uma pauta prioritária das reformas sociais e trabalhistas. O ambiente criado é tão oportuno no campo das idéias que estimula o surgimento de propostas sensatas, fruto de reflexões bem-elaboradas, que infelizmente se confundem com uma enxurrada de proposições reformistas extemporâneas. Entre elas a de desmonte do sindicalismo brasileiro, que, apesar de imperfeito e merecedor de reparos, tem sido a força de resistência aos ataques aos direitos dos trabalhadores.

Entre as muitas especulações em torno do novo governo, que diariamente estão nas páginas dos jornais, constam idéias mirabolantes em relação à estrutura sindical, completamente fora de propósito. Não parece que entre os importantes e urgentes problemas sociais brasileiros incluem-se unicidade sindical, imposto sindical, reforma da CLT a qualquer custo, o que comporia uma perigosa e explosiva pauta de trabalho, inoportuna e equivocada para início de um novo governo.

É bom lembrar que o bom-senso clama por uma pauta nobre, contendo temas de alta relevância e de urgente implantação. É preciso tratar do aperfeiçoamento dos programas de combate à miséria, da elevação do salário mínimo, da inclusão à legalidade do trabalhador informal, da conquista do primeiro emprego, da redução da jornada de trabalho.

Felizmente, no inédito e fundamental encontro que teve com lideranças sindicais no dia 26 de novembro, Luiz Inácio Lula da Silva deixou bem claro suas intenções: ouvir, negociar e começar a trabalhar pelo que é de fato mais urgente para mudar as condições de vida do povo brasileiro.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

Texto anterior
Próximo texto

JE 202