06/05/2014

Marcada segunda rodada de negociação com Cteep

Os engenheiros da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep) iniciaram as negociações com a empresa sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015. Durante a primeira rodada de negociação, em 30/4, os sindicalistas das oito entidades de trabalhadores presentes, entre elas o SEESP, rejeitaram a proposta da empresa, reiterando a necessidade da recuperação das perdas salariais ocorridas nos últimos anos. Uma segunda reunião foi marcada para a sexta-feira (16/5), às 10h, na subestação Bom Jardim.

Durante a reunião, o representante da empresa reiterou aos representantes dos oito sindicatos a necessidade de ser privilegiada à mesa de negociação e que espera concluir este processo até a data-base (1º de junho). No entanto, apresentaram uma proposta aquém das expectativas: reajuste salarial com reposição da inflação (medida pelo Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, IPC-Fipe), com índice de cerca de 5,3% (maio); reajuste dos benefícios vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, cesta básica, gratificação de férias, função acessória e auxílio-educação, também com correção da inflação pelo índice IPC-Fipe.

Os sindicalistas manifestaram preocupação com a diferenciação de procedimentos entre gerentes de localidades, onde cada um age a seu modo causando desconforto entre os trabalhadores. Salientaram, ainda, que o momento exige reflexão da empresa, no sentido de olhar de forma mais criteriosa os seus procedimentos de operação e manutenção (métodos de trabalho), quadro funcional buscando um maior reconhecimento do esforço que vem sendo dispensado pelos trabalhadores, notadamente nos últimos anos frente às dificuldades apresentadas. Ou seja, uma constante procura do equilíbrio entre capital e trabalho.

Fonte: Boletim SEESP