01/07/2013

Artigo – Aos engenheiros de segurança em Campinas

Parece que foi ontem, mas há 32 anos cinco engenheiros de segurança de grandes empresas da região de Campinas – Eduardo Y. Koizumi, Ely M. Bisso, Marco Antonio L. Campos, Pedro Luiz Stefani e William W. Engelmann – fundaram em 9 de julho de 1981 o Grupo de Engenheiro de Segurança do Trabalho da Região de Campinas (GESC), para intercâmbio e difusão de informações sobre saúde e segurança do trabalho.

Atualmente conta com engenheiros de empresas, autônomos, consultores, entre outros. Reflexo das mudanças da sociedade, no modelo atual é uma entidade jurídica no âmbito das áreas de gestão de segurança do trabalho e meio ambiente. Em outros tempos sempre buscou fazer parcerias com entidades correlatas, uma das metas era se tornar uma associação filiada ao CREA-SP, mas hoje o grupo descumpre seu estatuto e caminha talvez para solução de continuidade.

O GESC permeou todos esses anos, atingiu inegável maioridade no cumprimento de sua missão e projeção de sua visão de futuro, que é incerto. Por outro lado, altos índices de acidentes e mortes no trabalho em nossa região, somente neste ano, são fatores que exigem o cumprimento de nosso exercício profissional, com isenção e dignidade, principalmente pelo desafio em conscientizarmos o trabalhador de seu inegável direito à plena qualidade de vida, que na maioria das vezes luta pela mera sobrevivência, por isso, é sempre tempo de retomarmos a visão de nossos ideais.

Minha admiração e gratidão ao amigo Ângelo Crosato Sobrinho, recentemente falecido, nosso decano e último presidente, por certo o mais velho engenheiro de segurança atuante em Campinas.

Orgulho-me de pertencer ao GESC!

* por Paulo R. Lavorini, diretor adjunto da Delegacia Sindical do SEESP em Campinas