24/04/2013

Plano de saúde da Embraer tem reajuste salgado e destoante

Os dirigentes do SEESP receberam informe sobre o reajuste do Plano de Saúde Sul América, que foi considerado uma pílula amarga administrada “goela abaixo”, com o acréscimo de 15% na tabela de cobrança dos planos especial e executivo. Isso ocorreu após terem recebido na data-base um aumento escalonado variando de 4,58% a 6,25%. Um reajuste de preço quase três vezes maior do que o obtido em nossos salários.

As tabelas do Plano são escalonadas por faixa etária, o que impõe uma maior despesa conforme aumenta a idade do participante. Uma situação inversa quando confrontados com nosso reajuste salarial. Comparando-se os aumentos de custos em nosso lar, a desvantagem só cresce.

Essa situação nos atinge de maneira significativa. Corrói nosso bolso e impõe dúvida em relação ao nosso futuro como aposentado. Esta é a pior condição e este reajuste nos irá afetar duramente, justo no momento em que estaremos mais vulneráveis e susceptíveis à situações que abalam sobremaneira nosso orçamento.

Enquanto estivermos empregados, o valor cobrado será compartilhado com a Embraer, que assume 90% do total individual. Contudo, na aposentadoria, o valor será de responsabilidade integral do ex-empregado. Portanto, o custo pesará substancialmente em seu orçamento familiar.

A empresa alega que a razão do custo é o aumento da sinistralidade ou o “desequilíbrio técnico-financeiro”. Então, fica a dúvida: quantas vezes, no decorrer do tempo, seremos informados sobre um desequilíbrio nas contas, infligindo-nos momentos de ansiedade e receio sobre o futuro? Nas negociações entre a Embraer e a prestadora do plano de saúde, não se atentou para a dicotomia entre nosso reajuste salarial e o do plano.

A expectativa é que a empresa resolva esse paradoxo e nos recoloque como um dos principais valores a serem preservados.

Diretoria eleita à gestão 2014-2017

Foi eleita entre os dias 16 e 18 de abril de 2013, a nova diretoria do SEESP. Divulgamos, abaixo, a diretoria executiva estadual e a diretoria sindical do SEESP em São José dos Campos.

Diretoria Executiva Estadual do SEESP

Murilo C. de Campos Pinheiro