JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação mensal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 138 – Julho/1999 - Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

 

CURSOS & EVENTOS

JULHO

(26 a 29)

Estatística

No curso, são transmitidos os conceitos básicos de probabilidade e estatística, incluindo cálculos, principais distribuições probabilísticas, noções de amostragem, testes de hipóteses, entre outros. Promovido pela Fundação Vanzolini, tem carga horária de 32h. Maiores informações e inscrições pelos telefones (011) 818-5365 e 814-7366, ramais 370 e 393, home page: www.vanzolini.org.br

AGOSTO

3 a 5

Avaliação estratégica de negócios na indústria química

Também promovido pela Fundação Vanzolini, o curso discute métodos de avaliação em indústria de processos, a partir da análise econômica de fluxo de caixa descontado. Tem carga horária de 24h. Maiores informações e inscrições pelos telefones (011) 818-5365 e 814-7366, ramais 370 e 393, home page: www.vanzolini.org.br

23 a 27

Combustão industrial

Com carga horária de 40h, o curso realizado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) objetiva transmitir conceitos fundamentais em combustão industrial de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos e formação de poluentes, bem como a experiência de seus pesquisadores. Detalhes e inscrições pelo telefone (011) 3767-4520, fax (011) 3767-4784, home page: www.ipt.br/dme/aet, e-mail: jcardoso@ipt.br

Agosto a Outubro

Especialização em Engenharia de Automação e Informática Industrial

O curso oferecido pelo programa de educação continuada da escola politécnica da USP (Universidade de São Paulo) tem carga horária de 360h. o objetivo é preparar o aluno a atender a demanda básica do mercado. Para as disciplinas com início em agosto, as matrículas vão até 23 de julho. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (011) 816-3530 / 818-5285 / 818-5287, fax (011) 816-3529, home page: http://www.pece.com.br

EDITORIAL

Volta à lei da selva nas relações de trabalho

Tarifaço contra a classe média

OPINIÃO

TRT de Campinas lança luz ao debate sobre a Justiça do Trabalho

REPORTAGENS

Carga tributária sobre salários

Com forte controle e baixa evasão, os tributos incidentes sobre os salários tornam se cada vez mais pesados para os trabalhadores, especialmente os de classe média, que arcam com a taxa de 27,5% só no Imposto de Renda. Além do IR e da contribuição à Previdência, ainda há um sem fim de impostos sobre o consumo, IPTU e IPVA e CPMF que voltou em junho taxando a movimentação financeira. Estudo feito pela Receita Federal ressalta que as empresas tendem a reduzir os salários reais como forma de compensar os custos com encargos trabalhistas. Ou seja, a mão-de-obra arca também com os impostos que caberiam ao patrão. Dependendo dessa taxa de transmissão, em 1996 um cidadão com rendimentos entre 20 e 30 salários mínimos poderia pagar até 43% de tudo o que ganhasse. Três anos depois, os impostos estão ainda mais escorchantes.

Campanha Salarial

A campanha salarial 99/2000 tem sido marcada pela intransigência das empresas até mesmo em assegurar a manutenção das conquistas anteriores. Conseqüentemente, a instauração de dissídio vem sendo um instrumento bastante utilizado, tanto pelo SEESP quanto pelo patronato, exigindo-se a intermediação da Justiça para se alcançar consenso. Tendo em vista a situação do País, agravada pela política neoliberal instituída pelo atual governo, algumas companhias chegam ao absurdo de "propor" reajuste salarial zero, ignorando a necessidade de reposição de perdas. Outras negam-se a manter o nível de emprego, demonstrando antecipadamente a intenção de dispensar trabalhadores, especialmente via PDIs (Planos de Demissão Incentivada). Nas empresas privatizadas, além de encontrar dificuldades afins, os sindicatos enfrentam, muitas vezes, batalha pelo reconhecimento da sua representatividade. A nova administração da Comgás não criou esse tipo de empecilho, e nessa companhia, as negociações evoluíram.

No setor de consultoria, também foram observados alguns avanços, como reajuste de 4% aos engenheiros, estendido aos pisos salariais. Tal índice, na atual conjuntura, é significativo. Resultado positivo foi alcançado ainda no Dersa, na Cesp e Elektro, com os engenheiros aprovando em Assembléias a proposta apresentada pelas empresas, que inclui, nas duas últimas, prorrogação dos acordos coletivos.

Cadê o Crea?

Conselho Regional peca pela omissão e não fiscaliza sequer as obras da Capital

Após ter o seu número de registro, a maioria dos profissionais só busca o Crea-SP para fazer recolhimento de ART ou CAT. Queixas vão desde o mau atendimento à ausência de iniciativas de apoio às diversas categorias ligadas ao Sistema Confea/Creas. Também é flagrante a falta de fiscalização, até na construção civil, mesmo em obras localizadas praticamente ao lado da sede do Conselho. Candidato à Presidência do órgão, Esdras Magalhães dos Santos Filho defende o resgate das suas finalidades legais.

Profissionais em Franca

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca existe desde 1972 e vem trabalhando pela valorização profissional e reciclagem tecnológica das categorias que representa. A entidade realiza palestras quase toda a semana, além de contribuir com a comunidade local, especialmente por intermédio do programa "Teto Seguro".

Cobrança pelo uso da água

Tramita na Assembléia e pode ser votado a qualquer momento o Projeto de Lei 20/98, que institui a cobrança pelo uso da água sob domínio do governo do Estado de São Paulo. A idéia é garantir arrecadação que será destinada ao setor de Recursos Hídricos. Atualmente, os captadores não pagam pela utilização da água e os consumidores arcam somente com a taxa de tratamento e transporte. Com a nova lei, esses podem desembolsar cerca de 10% a mais na sua conta mensal. Embora a proposta tenha apoio até da oposição, os parlamentares apresentaram 102 emendas e dois substitutivos ao PL do Executivo.

Engenharia na TV

Para que você acione o controle remoto do seu aparelho de TV e tenha acesso a milhões de imagens e sons, é preciso alta tecnologia e muito trabalho de um profissional extremamente especializado, o engenheiro de televisão. Há 25 anos na Cultura, José Munhoz é diretor técnico da emissora e participou do seu desenvolvimento desde o tempo em que transmitir o Festival de Inverno de Campos de Jordão era um grande desafio.

 

PONTO A PONTO

PEC incentiva apresentação de projetos de iniciativa popular

A deputada Luiza Erundina (PSB/SP) apresentou PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que visa simplificar as exigências aos cidadãos comuns e entidades de classe encaminharem projetos ao Congresso Nacional. Atualmente, conforme estabelece a Constituição Federal, é necessário o apoio de 1% do eleitorado brasileiro ou 1 milhão de pessoas para que as propostas de iniciativa popular possam tramitar no Legislativo. A PEC nº 02/99 em questão altera o parágrafo segundo do artigo 61 da Carta Magna, no qual estão previstas tais regras, reduzindo esse percentual pela metade, ou seja, 500 mil. As confederações sindicais ou entidades de classe de âmbito nacional que representem esse número de trabalhadores ou mais, individualmente ou por meio de associação a outras, também poderão encaminhar projetos de lei ao Congresso. A PEC amplia, ainda, a atuação das organizações sindicais, ao permitirlhes o ingresso de Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e man-dados de segurança coletivos. Esse direito, há muito reivindicado pelos representantes dos trabalhadores, já é garantido às confederações.

Segundo justificativa de Erundina, "desde o advento da Constituição Federal em vigor, a iniciativa popular tem sido instrumento de democracia semidireta muito pouco utilizado". Primeiro, pela dificuldade de reunião de 1 milhão de assinaturas, as quais devem ser conseguidas em pelo menos cinco estados brasileiros. Em sua proposta, a parlamentar retira, ainda, a exigência dessa representatividade. Ciente da importância da promulgação dessa PEC aos trabalhadores e setores organizados da sociedade civil, o SEESP vem reivindicando o apoio de parlamentares no sentido de aprová-la o quanto antes. Para tanto, seu presidente, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, enviou carta a alguns deles e tem feito ingerências junto a esses deputados.

Sindicato promove debate público sobre a reforma do Judiciário

O SEESP, juntamente com o Núcleo Cidadania e Justiça e o Colégio Equipe, promoveu em 21 de junho último debate público intitulado "No Brasil, quem precisa de Justiça". O evento aconteceu na sede do Sindicato e objetivou incrementar a discussão sobre o processo de reforma do Judiciário, de modo que a sociedade civil possa interferir nas decisões que vierem a ser tomadas. Segundo explanou a juíza Kenark Boujikian, presidente da Associação dos Juízes pela Democracia, na visão dessa entidade, a proposta de extinção da Justiça do Trabalho, por exemplo, significa retrocesso. O juiz Álvaro Augusto dos Passos, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil e assessor do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, concordou: "Estaremos trocando o sistema difuso, garantia do cidadão, por nada."

Prêmio Nacional de Pós Graduação - OPP/Abeq

A Abeq (Associação Brasileira de Engenharia Química) e a OPP Petroquímica instituíram o Prêmio Nacional de Pós Graduação - OPP/Abeq. Serão agraciados, anualmente, os melhores projetos de pós-graduação selecionados por uma comissão julgadora constituída por membros das organizadoras. Podem concorrer estudantes dos cursos de mestrado ou doutorado das áreas de Engenharia Química e correlatas, bem como os profissionais que concluíram seus programas até o ano anterior à realização do evento. O projeto de pesquisa e a monografia devem ser enviados junto com a ficha de inscrição até 30 de julho. Maiores informações com a Abeq, telefone (011) 3107-8747, fax (011) 3104-4649, home page: www.abeq.org.br, e-mail: abeq@abeq.org.br.

Arbitrariedades na Sabesp

A reestruturação administrativa em curso na Sabesp não está sendo discutida com os trabalhadores da empresa, nem com os seus sindicatos. Uma das decisões atinge diretamente os engenheiros: a já anunciada reformulação da diretoria técnica. Como não houve consulta prévia, desconhece se qual será o procedimento da companhia. O resultado é a instalação de um clima de insegurança generalizado entre os profissionais da categoria. O SEESP está atento e não permitirá que seus representados sejam lesados.

Cidadãos podem manifestar suas opiniões

Está em funcionamento na Câmara dos Deputados serviço de telemarketing que atende pelo número 0800-619 619, com o objetivo de colher opiniões dos cidadãos acerca de qualquer assunto de interesse da sociedade ou matérias em tramitação naquela casa. Os dados recebidos são compilados e encaminhados aos parlamentares e às comissões pertinentes. Segundo acredita a Anajucla (Associação Nacional dos Juízes Classistas da Justiça do Trabalho), uma forma de sensibilizá los contra a aprovação da PEC que prevê reformas no Judiciário seria aproveitar esse canal para efetuar o maior número de ligações em favor da permanência da Justiça do Trabalho, ao que o SEESP concorda.

 

Volta

 

SEESP Rua Genebra, 25 Bela Vista São Paulo SP Tel 11 3113-2600