Canteiro

 

IV Copa SEESP de Xadrez
Realizou-se no dia 29 de abril, em Iracemápolis, interior de São Paulo, o 4º Torneio Aberto de Xadrez da cidade, válido como 3ª etapa da IV Copa SEESP de Xadrez. Iniciativa promovida pela delegacia desse sindicato em Rio Claro, nessa fase o evento contou com 143 participantes. O grande campeão foi o jovem enxadrista da cidade de Rio Claro, Heitor de Almeida (13 anos), o único a terminar a prova de forma invicta. Com larga experiência em competições, ele acumula muitos títulos, entre eles o de vencedor da categoria sub-14 do Torneio Aberto do Brasil, ocorrido entre os dias 20 e 22 de abril no município de Botucatu. Entres as delegações que prestigiaram essa etapa da copa destacam-se as de Americana, Campinas, Cordeirópolis, Limeira, Mogi Guaçu, Iracemápolis, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz das Palmeiras, Pirassununga, Porto Ferreira, São Paulo, Santa Rita do Passa Quatro e Vinhedo. À cerimônia de entrega da premiação, que agraciou vitoriosos em diversas categorias, estiveram presentes o prefeito de Iracemápolis, Fábio Zuza, o vice, Denilso Granço, e o diretor de Esportes, André Fagotti. A próxima etapa da IV Copa SEESP de Xadrez está programada para 27 de maio, na cidade de Santa Cruz das Palmeiras. Maiores informações através do site www.xadrez-rapido.com ou pelo e-mail alessandro.batezelli@gmail.com.

 

Dissídio coletivo contra a Ferroban
Devido à intransigência da empresa, que vem se recusando a negociar com os engenheiros, o SEESP instaurou em 1º de março último dissídio coletivo contra a Ferroban. Agora aguarda julgamento no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, que vai definir o reajuste inclusive dos engenheiros aposentados da ex-Fepasa – retroativo à data-base de 1º de janeiro. Enquanto isso, o sindicato solicitou à Diretoria Técnica do Departamento da Fazenda do Estado que repasse desde já, aos profissionais da categoria que recebem benefícios previdenciários, a correção de 4% garantida a ferroviários da ex-Fepasa por outras entidades, mediante acordos. O pleito fundamenta-se no fato de o Estado, baseado em pareceres de sua procuradoria geral, sempre estender os reajustes previstos nas normas coletivas de trabalho aos aposentados e pensionistas da ex-Fepasa. Até o momento, o SEESP não obteve resposta quanto à sua reivindicação.

A situação inusitada de não reconhecer o representante dos engenheiros nas negociações deste ano – com o qual a companhia firma acordos desde 1982, portanto, muito antes de sua privatização – sucede a compra pela ALL (América Latina Logística), em maio de 2006, da Brasil Ferrovias, que abrange a Ferroban.

Desde então, foram dispensados inúmeros trabalhadores e o SEESP, juntamente com outros sindicatos, ingressou na 1ª Vara do Trabalho de Campinas com Ação Civil Pública pedindo a reintegração de aproximadamente 130 ferroviários, metade deles engenheiros. Esses foram demitidos irregularmente pela companhia a partir de junho do ano passado, uma vez que acordo assegurava que não haveria desligamentos involuntários. A contrapartida se daria mediante o pagamento de indenizações previstas na cláusula 4.49, mas também foi descumprida. A expectativa é que as dispensas sejam revistas pela justiça.

 

Encontro do Meio Ambiente em São Paulo
De 7 a 9 de novembro, o SEESP realizará, por intermédio de sua delegacia sindical em Taubaté, seu já tradicional encontro do meio ambiente. O inusitado nesta edição é que será sediado na capital paulista, no Novotel São Paulo Center Norte, sendo intitulado Eco-São Paulo – nas anteriores o foi em Taubaté, no Vale do Paraíba. Entre os temas que serão discutidos e permearão o encontro, o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado em 2006 pela Federação Nacional dos Engenheiros, que reúne as contribuições da categoria a uma plataforma nacional de desenvolvimento com inclusão social. Maiores informações e inscrições gratuitas pelo site www.ecovale.org.br.

 

Semana de Tecnologia Metroferroviária
Estão abertas e vão até 25 de maio as inscrições para trabalhos técnicos a serem apresentados na 13ª Semana de Tecnologia Metroviária. Nesta edição, o evento já tradicional acontece de 28 a 31 de agosto, em São Paulo. Iniciativa da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo), visa discutir questões relativas ao setor metroferroviário, como a integração modal e tarifária, em benefício dos usuários, a busca de financiamento e recursos públicos para investimento em sistemas de alta capacidade, a transversalidade de temas como transporte e urbanismo, para a melhor qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente. Maiores informações no site http:www.aeamesp.org.br.

 

Diretor do SEESP é empossado secretário de Estado
O engenheiro eletricista Flávio José de Albergaria Oliveira Brízida assumiu em 10 de maio o posto de secretário adjunto de Estado de Esportes, Lazer e Turismo de São Paulo. Diretor-2º tesoureiro do SEESP e atuando junto à entidade desde 1991, participa ainda da diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros e é vice-presidente do Crea/SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo).

 

Data-base em 1º de junho
Os engenheiros que trabalham na Comgás, reunidos em Assembléia Geral Extraordinária realizada no SEESP no dia 2 de maio, aprovaram a pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial 2007 (data-base em 1º de junho). Destacam-se entre os principais pontos desse documento, já protocolado na empresa: reajuste salarial correspondente à variação integral do maior entre índices inflacionários e sua extensão a todos os benefícios socioeconômicos e ao piso, 5% de aumento real a título de produtividade, manutenção da Política de Participação nos Lucros e Resultados em vigor e prorrogação da vigência das demais cláusulas do acordo atual até 31 de maio de 2009, com negociação anual dos itens de caráter econômico.

 

Texto anterior

JE 299