Canteiro

 

Medeiros assume Secretaria de Relações do Trabalho
Em 1º de março, Luiz Antonio de Medeiros assumiu o cargo de secretário nacional de Relações do Trabalho. Fundador da Força Sindical, seu presidente de 1991 a 1998 e deputado federal nas duas últimas gestões, ele participou de café da manhã com os dirigentes do SEESP antes mesmo de tomar posse, no dia 27 de fevereiro. O encontro visou tratar de questões sindicais e trabalhistas de interesse da categoria e de assuntos pertinentes à recém-criada CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados) – que terá à frente, em caráter provisório, o atual presidente do SEESP e da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

 

Recadastramento no Crea-SP
Conforme determina a Resolução 494 do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), o Crea-SP (Conselho Regional) convoca os profissionais com registro ativo nesse órgão, cujas carteiras tenham sido emitidas antes de 18 de dezembro de 2006, a que efetuem seu recadastramento até 30 de junho de 2007. Consulte o edital no site www.creasp.org.br e obtenha mais informações.

 

Campanhas salariais 2007
Engenheiros aprovam pautas de reivindicações
No período de 5 a 9 de março ocorreram em todo o Estado as assembléias para aprovação das pautas de reivindicações dos engenheiros empregados na indústria, no comércio, na construção civil de grandes estruturas e pesada, na consultoria, na agricultura e no setor de serviços. As pautas foram encaminhadas às empresas e entidades patronais a partir de 12 de março. Essas incluem reajuste correspondente à variação integral do maior entre os índices de reposição da inflação, 5% de produtividade e 12 dias livres por ano, sem perda de vencimento, para reciclagem tecnológica.

Em assembléia realizada no SEESP em 6 de março os engenheiros da Sabesp aprovaram sua pauta de reivindicações. Destacam-se reajuste correspondente à variação integral do maior entre os índices (ICV-Dieese, IPC-Fipe e INPC-IBGE); aumento salarial a título de produtividade em índice igual ao ganho de ligações de água por empregado, divulgado no balanço da companhia de 2006; implementação de uma tabela única de remuneração dos engenheiros, baseada na adotada na cidade de São Paulo; PLR equivalente a três folhas de pagamento a serem pagas em agosto de 2007 e em março de 2008, garantia de emprego para 100% do efetivo do pessoal durante a vigência do acordo e cumprimento pela Sabesp da Lei Estadual nº 8.029/92 para reciclagem tecnológica dos profissionais da categoria.

Também em 6 de março os engenheiros da CDHU e da Cosipa realizaram assembléias para aprovação de suas pautas de reivindicações. E ainda neste mês estavam agendadas as do Metrô e Dersa (ambas no dia 13), da Cetesb (14, em Marília, e 16, em São Paulo) e da SPTrans (20).


Seminário abrirá negociações
O SEESP realiza em sua sede (Rua Genebra, 25, 1º andar, Bela Vista, Capital/SP), no dia 17 de abril, a partir das 14 horas, o VII Seminário sobre Campanhas Salariais. Promovido anualmente desde 2001, o evento tem por objetivo principal fortalecer o diálogo à superação dos desafios do mundo do trabalho. Representantes de empresas e entidades patronais com que o sindicato negocia participam, além de autoridades e intelectuais. Nesta edição, o seminário vem na esteira do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros e que propugna por desenvolvimento com inclusão social. Assim, coloca-se como importante fórum a agregar novas sensibilidades para a construção de um país mais justo.

 

Sabesp deve renovar cerca de 50 concessões ainda neste mês
Após a assinatura do contrato com o município de Lins em 26 de janeiro, será a vez de aproximadamente 50 outras cidades garantirem a continuidade do serviço prestado pela Sabesp na área de saneamento. A previsão é que esses sejam firmados em 22 de março – Dia Mundial da Água – durante evento no Palácio dos Bandeirantes, que lembrará a data. Quem afirma é o superintendente para negociações de concessões da companhia, Luiz Carlos Aversa. Em estágio bastante avançado, de acordo com sua informação, encontram-se as negociações com grandes municípios, como Franca e São José dos Campos. Segundo ele, estão vencidos – ou em vias de – contratos com 173 prefeituras, fora Lins, e houve, entre final de 2006 e início de 2007, reuniões com cerca de 130 para renovação. “Essa é prioridade absoluta desse novo governo e a expectativa é que até julho vamos assinar contratos com todas as cidades.”

 

Reunião do Conselho das Cidades
Em reunião extraordinária do Conselho Nacional das Cidades realizada em Brasília, no dia 1º de março, foi aprovada resolução elaborada pelos comitês técnicos e aprimorada no plenário, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, estimulando a ação compartilhada entre os governos federal, municipais e estaduais para a implementação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). No ensejo, esse foi apresentado por Miriam Belchior, da Subchefia de Assuntos Gerais e de Monitoramento da Presidência da República. A Federação Nacional dos Engenheiros tem assento como titular no Conselho Nacional das Cidades, sendo representada por Laerte Mathias.

 

Texto anterior

JE 295