Editorial

Mais uma chance para debater propostas

 

Nos próximos dias, até a chegada do segundo turno da eleição presidencial, os candidatos têm uma nova chance de apresentar à população seu programa de governo. Do fechamento desta edição do JE até o dia da votação, vão se encontrar em dois debates transmitidos pela TV, em que poderão discutir de fato propostas para governar o País. Se decidirem se concentrar nessa tarefa, seguramente terão muito o que dizer e sobre o que refletir, tendo em vista que não faltam ao Brasil problemas a serem resolvidos. Para melhorar as condições de vida da população, há nós complicadíssimos a serem desatados nas áreas da saúde, educação, segurança pública, saneamento básico e habitação.

Mais que boas intenções, enfrentar essas questões de frente exigirá investimentos públicos, pois essas são áreas nas quais só o Estado pode (e deve) de fato intervir, a despeito da cantilena neoliberal.

Aqui, chegamos então ao ponto nevrálgico, que são as necessárias mudanças na administração da economia do País. Atravessamos os três últimos mandatos presidenciais sob a ortodoxia que inclui superávit primário elevado, juros altos e câmbio valorizado. O primeiro impede que o governo destine dinheiro que arrecada com os impostos dos contribuintes aos serviços públicos ou à infra-estrutura; os outros dois mantêm a economia estagnada e impedem novos investimentos produtivos. O resultado é o atraso industrial e econômico e o desemprego e achatamento da renda.

A tarefa que se espera do próximo presidente da República é retirar o País dessa armadilha. O Brasil precisa voltar a crescer e o governo tem a obrigação de induzir o desenvolvimento, por meio de investimentos próprios e criando um ambiente favorável à atuação produtiva privada. Fazer isso é o que prometem os dois postulantes ao cargo. O eleitor esperançoso aguarda que na reta final da disputa entre em pauta o debate sobre como tal projeto será levado a cabo. Com a palavra, os candidatos.

 

Cresce Brasil Depois de acompanhar todos os seminários preparatórios realizados ao longo do ano e o VI Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), que aprovou o manifesto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, o Jornal do Engenheiro institui a partir desta edição a seção “Cresce Brasil”, que abordará temas pertinentes ao documento. Neste número, estreamos com uma entrevista do professor Luiz Gonzaga Belluzzo, que aponta em que momento o País se desviou da rota do crescimento e o que é preciso fazer para retomá-la.

 

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

 

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 287