Opinião

Projeto “Cresce Brasil”, novas etapas concluídas

Fernando Palmezan Neto

 

Parcela considerável da comunidade de engenheiros do Brasil partiu, no último dia 16 de setembro, levando para seus estados os nossos planos. Nossos, dos milhares de cidadãos brasileiros que participaram da elaboração de um documento que expõe propostas tangíveis, que, esperamos, sejam incorporados aos programas de governo dos próximos dirigentes do País.

Uma etapa, a de elaboração do manifesto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, está finda. Concluída também a segunda, de entrega do documento aos candidatos à presidência da República e governos estaduais.

A terceira etapa volta a requerer o empenho de todos que acreditam nesse projeto, no Brasil e em seu potencial. É provavelmente a mais árdua, a de convencer as autoridades constituídas após as eleições da necessidade vital de cumprimento de um programa que tenha como meta principal o crescimento.

Crescer a uma taxa próxima de 6% ao ano, com níveis de investimentos da ordem de 25% do PIB (Produto Interno Bruto), é fator indispensável para a geração dos empregos necessários para atender a população economicamente ativa de nosso País e transformar em cidadãos dignos os milhares de brasileiros hoje miseráveis. Nossa sociedade, através do crescimento sustentável, deve gerar um sentimento de comunidade que se contraponha à solidão do desempregado.Não reconhecer a necessidade de reestruturar a economia numa base mais equilibrada e justa, voltada ao crescimento, é provavelmente inviabilizar o futuro de nossa nação.

É necessário destacar que inúmeros problemas que afligem os brasileiros extrapolam a capacidade de ação isolada do governo e, portanto, só poderão ser resolvidos com a participação da sociedade organizada. A FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) agiu baseando-se nessa premissa e, de forma propositiva, analisou, debateu e apresentou suas sugestões para as questões relativas às áreas de ciência e tecnologia, transportes, comunicações, agricultura, recursos hídricos, meio ambiente, saneamento e energia. O manifesto gerado pela FNE materializou-se por meio da fusão do conhecimento, experiência e ousadia obtidos nos 14 seminários realizados entre os meses de março e agosto deste ano em diversos estados do País. É fruto ainda de entrevistas e colaborações espontâneas de especialistas com atuação profissional destacada nos diversos temas abordados.

Finalmente, considerando que a proposta apresentada tem abrangência nacional e, portanto, sua execução só será viável caso o próximo presidente da República eleito tenha disposição e determinação para implementá-la, é reconfortante saber que, quando da entrega do manifesto aos dois principais candidatos, ambos firmaram o compromisso que, logo após a conclusão do processo eleitoral, a federação será convidada a apresentar-lhes o projeto em detalhes.

Parabéns, portanto, a todos nós pela missão até aqui cumprida.

 

Fernando Palmezan Neto
É diretor do SEESP e coordenador do projeto “Cresce Brasil”

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 286