Canteiro

 

Baixada Santista quer VLT
O novo sistema de transporte foi tema de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Santos no dia 30 de maio. Mais de 100 pessoas participaram, entre representantes de sindicatos, como o SEESP, universidades, prefeituras, câmaras locais, técnicos e munícipes. Todos foram unânimes em apontar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) como a melhor proposta para a região. Foi elaborado um manifesto em defesa do sistema a ser entregue ao governador do Estado, Cláudio Lembo, informa o presidente da Comissão Especial de Vereadores do VLT, engenheiro José Antonio Marques Almeida, o Jama. Para Newton Güenaga Filho e Antonio Fernandez Ozores, respectivamente presidente e secretário da Delegacia Sindical do SEESP na região, o VLT é um projeto arrojado e vai trazer desenvolvimento à Baixada Santista.

A proposta do Veículo Leve sobre Trilhos foi apresentada pelo Governo do Estado, por intermédio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), logo após a desativação dos TIMs (Trens Intrametropolitanos) em 1999. Tais ligavam as cidades de Praia Grande, São Vicente e Santos. Nenhum sistema de transporte foi implantado para substituí-los, apesar de o Governo, em várias oportunidades, ter apresentado o VLT como “obra prioritária” e um sistema de transporte moderno, eficiente e não-poluente. O projeto previa sete etapas. A primeira delas ligaria apenas as três cidades que antes eram cobertas pelos trens intrametropolitanos, atendendo mais de 40 mil passageiros por dia.

 

Documento pessoal aos associados
Importante: o SEESP não requisita aos seus filiados o envio de quaisquer documentos pessoais por e-mail ou telefone. Solicitações do gênero são feitas pelo sindicato somente por intermédio de correspondência postada em papel timbrado, devidamente datada e assinada pela área requisitante. E a entrega de documentação deve ser feita exclusivamente em sua sede ou subsedes.

 

Palestra no Guarujá
No dia 17 de maio último, a palestra “Responsabilidade civil e criminal” foi proferida por Celso Atienza, vice-presidente do SEESP. Essa integrou a programação da 1ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), realizada de 15 a 19 daquele mês pelo Consórcio Andrade Gutierrez – Constemac, no Guarujá, cidade do litoral paulista.

 

Ribeirão Preto sedia curso de automação industrial
Nos dias 6 e 7 de julho próximo, acontece no município o “Curso de automação industrial II –Implementação das tecnologias de última geração em automação nas indústrias e centrais termoelétricas”. Promovida pela Sinatub – Eventos, Assessoria e Projetos S/C, a atividade tem o apoio de diversas entidades, entre as quais a Delegacia Sindical do SEESP em Alta Mogiana. Acontecerá no Hotel Nacional Inn Village (Auditório Cenacon), das 8 às 18h. Associados à entidade terão 20% de desconto. Inscrições no site www.sinatub.com.br.

 

Campanhas salariais
Os engenheiros que atuam na Sabesp, Metrô e Cetesb, os quais estavam com greve agendada, aprovaram as propostas de conciliação feitas pelas empresas em assembléias imediatamente anteriores ao início das paralisações. Encerraram-se, assim, os movimentos paredistas e o SEESP foi autorizado a assinar os respectivos acordos coletivos de trabalho. Destaca-se como resultado comum nessas campanhas a obtenção do reajuste de 4,63% (data-base em 1º de maio), extensivo aos demais benefícios de caráter econômico, que corresponde à reposição das perdas decorrentes da inflação segundo o IPC-Fipe (2,55%) + aumento real de 2,03%.

 

Realizado em Botucatu seminário relativo ao plano diretor participativo
No dia 13 de maio, o Núcleo Estadual de São Paulo da campanha do PDP (plano diretor participativo) promoveu nessa cidade o 14º Seminário de Sensibilização, a convite da Prefeitura Municipal de Botucatu. Participaram do evento aproximadamente 30 pessoas, entre técnicos da administração municipal, vereadores, conselheiros do orçamento participativo, representantes de movimentos populares, militantes de organizações não-governamentais e demais interessados no planejamento da cidade. Entre os integrantes do Núcleo Estadual encontrava-se Laerte Conceição Mathias de Oliveira, vice-presidente do SEESP, que na ocasião representou o presidente dessa entidade, Murilo Celso de Campos Pinheiro. Tópicos importantes, mas pouco discutidos, foram abordados, como planejamento rural e sua inclusão no plano diretor e desenvolvimento econômico sustentável. Regularização fundiária foi um dos pontos tratados.

O seminário teve por objetivo mobilizar e motivar os participantes para a 17ª Oficina de Capacitação, que ocorreu no município, nos dias 19 e 20 de maio, e discutiu casos locais. Ao final, foi montado o Núcleo Regional do Plano Diretor Participativo em Botucatu, do qual participa o presidente da Delegacia do SEESP na localidade, Nivaldo José Cruz.

 

Texto anterior

JE 279