Opinião

Automação reduz custos em 40%

Marco Antonio F. Corrêa

 

A PQU (Petroquímica União S/A), central de matérias-primas de produtos petroquímicos básicos do pólo de São Paulo e a primeira do Brasil, confiou à Franak Tecnologia Aplicada a modernização do seu sistema de controle e automação no setor de utilidades, caldeiras e demais conjuntos que alimentam o processo.

Para tanto, foi utilizado um dos mais modernos sistemas de controle, o DeltaV da Emerson Process, associado à inovadora tecnologia do FieldBus Fundation. A arquitetura do sistema foi estruturada a partir de diversos estudos de automação entre equipes de engenheiros e técnicos da Franak e da PQU, visando a redução de custos de manutenção e investimentos.

O projeto contemplou desde a concepção básica, distribuição dos controladores, instalação de sistema de alimentação elétrica confiável, distribuição do layout na sala de controladores, projeto executivo de montagem e a instalação da infra-estrutura eletromecânica necessária à implantação dos sistemas Delta V e FieldBus.

A modernização estabeleceu ainda a utilização do conjunto em áreas classificadas com padrões para um sistema intrinsecamente seguro de tecnologia FieldBus para longas distâncias. O tipo de barreiras e as formas de ligações para melhor aproveitamento dos ramos de comunicação FieldBus fixaram referenciais para futuras adequações.

A transferência do controle para a tecnologia Delta V foi feita um conjunto de cada vez, totalizando as seis caldeiras e seus periféricos (torre de resfriamento, bombas d’água e outros).O diferencial desse trabalho foi sua execução sem interrupção da operação.

Com tais modificações, a PQU reduziu seus custos de manutenção em aproximadamente 40%, além de aumentar a confiabilidade do sistema com a adoção de controladores e instrumentos redundantes.
A escolha do controle tipo FieldBus pela PQU é um fato relevante para as indústrias petroquímicas no Brasil. Nesse caso, exigiu-se toda a potencialidade da ferramenta, inclusive para o gerenciamento de ativos, isto é, o diagnóstico de todos os dispositivos ligados à rede FieldBus (transmissores e posicionadores para válvulas de controles, por exemplo).

A Franak executou o projeto para atender a todas as exigências técnicas e normativas, bem como a racionalização do espaço. Como conseqüência, diminuiu-se a densidade de gabinetes e fios/cabos que circulam pela sala em relação ao sistema SDCD existente. A próxima ação é a modernização do sistema de segurança que deve ser executado com os espaços rearranjados e adquiridos, com previsão de redução em aproximadamente 30% depois de implantado.

A entrega dos trabalhos de implantação do Delta V está programada ainda para o primeiro semestre deste ano e a segunda fase do sistema de segurança será implementada com PLCs TMR com previsão para o segundo semestre.

 

Marco Antonio F. Corrêa
É engenheiro eletricista da Franak Tecnologia Aplicada

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 278