Editorial

O acerto de “Cresce Brasil”

 

Inaugurado no âmbito estadual em 27 de março, em Bauru, e nacionalmente em 24 de abril, em Florianópolis, o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” (www.crescebrasil.com.br) já deu mostras inequívocas de ser uma iniciativa extremamente acertada. Tendo já acumulado sete seminários, vem propiciando, a cada evento, discussões de altíssimo nível e grande participação. Conforme evolui, ganha substância e adesões ao redor do Estado de São Paulo e de todo o Brasil. Culminará com a realização do VI Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), em setembro, na cidade de São Paulo.

Uma novidade verificada nos debates realizados em São Luís e Belém, nos dias 19 e 22 de maio respectivamente, aponta ainda mais claramente para o sucesso do trabalho. A discussão sobre recursos hídricos, saneamento e meio ambiente que teve lugar na capital maranhense contou com uma platéia de aproximadamente 400 pessoas, em sua grande maioria estudantes. Na atividade do Pará, em que foram tratados os temas transportes e comunicações, mais uma vez centenas de estudantes lotaram o auditório para aprender e debater com especialistas e profissionais mais experientes.

Tal participação, em primeiro lugar, traz energia nova e mentes abertas para o fundamental debate sobre as bases para um projeto de desenvolvimento nacional. Além disso, demonstra que a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), ao lançar essa empreitada, e o SEESP, ao se engajar fortemente a ela, conseguiram falar àqueles que representam o futuro da profissão e do País.

Dessa forma, “Cresce Brasil” ganha agora também a contribuição dessa geração que chegará ao mercado de trabalho após 20 anos sem crescimento e mais de uma década de neoliberalismo com sua política de Estado mínimo. Esses jovens, por sua vez, ao se unirem a uma luta por mais engenharia e mais desenvolvimento, passam de vítimas passivas dos malfeitos de outros a agentes de seu próprio futuro. E, importante, escolhem tomá-lo nas mãos pelo caminho da ação coletiva, solidária e cidadã.

 

Cteep – Lamentavelmente, ignorando os números e os sólidos argumentos dos técnicos do setor elétrico, o Governo de São Paulo continua determinado a privatizar a Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista). O edital de venda da empresa foi publicado em 25 de maio e marca o leilão para 28 de junho, com irrisório preço mínimo de R$ 960 milhões – a transmissora já teve seu patrimônio avaliado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em R$ 16 bilhões. Além de colocar em mãos de particulares uma área estratégica do sistema interligado, a medida entrega valioso patrimônio público de forma depreciada, atentando contra os interesses da população. Soma-se ao equívoco a inconveniência de levar a cabo projeto polêmico como esse às vésperas de uma eleição, o que é no mínimo indelicado. Mais apropriado seria deixar a decisão ao próximo governo. O SEESP continuará a batalha para impedir que o desmando se concretize.

 

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

 

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 278