Engenheiro XXI

Planejamento energético é tema de congresso

 

As diferentes fontes energéticas e seus mercados atuais e potenciais são o principal tema do Congresso de Planejamento Energético Brasileiro que a cidade de São Paulo sedia nos próximos dias 29 e 30 de maio, com realização da Abrage (Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica) e do IIR (Institute for International Research).

Entre seus principais temas, que contarão com a presença de debatedores ligados às iniciativas pública e privada, estão a retomada do planejamento energético no Brasil, com a análise do Plano Decenal 2005/2016, suas perspectivas e estratégias para garantir atendimento da demanda nacional e para alcançar a eficiência no planejamento energético.

Os impactos dos resultados do leilão de dezembro/2005 no setor, expectativas para os próximos leilões e avaliação das regras para implementar novos investimentos cuidarão dos posicionamentos de mercado. Os critérios para a concessão de financiamentos às usinas, a análise da composição do preço da energia elétrica no Brasil, com os custos agregados, de produção e impacto da carga tributária no preço final, vão orientar os participantes sobre como precificar sua produção ou avaliar impactos sobre aquisições.

A minimização de riscos estratégicos para o setor será a abordagem que norteará a expansão da geração e transmissão de energia. E os participantes ainda receberão a análise das melhores práticas no uso da biomassa e as oportunidades de ganho em relação à geração de energia e créditos de carbono.

A questão ambiental também terá destaque, com a importância da avaliação integrada das bacias hidrográficas, análise das fragilidades e potencialidade para o desenvolvimento dos recursos hidrelétricos existentes, bem como das estratégias para assegurar a viabilização e obtenção das licenças ambientais para implantação de empreendimentos.

As novas tendências na expansão do uso de energia apresentarão um modelo de exploração eólica, a partir de novos investimentos em centrais geradoras e seus impactos na matriz energética brasileira.

O custo é de R$ 3.695,00 e o local dos encontros é Park Plaza Hotel, Alameda Lorena, 360, em São Paulo.

 

Mais informações e inscrições online, nos sites dos organizadores.

Abrage – www.abrage.com.br
Telefone: (31) 3292-4805
E-mail: faleconosco@abrage.com.br
IIR – www.iir.com.br
Telefone: (11) 5505-1003

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 276