Canteiro

 

Anteprojeto de lei de transportes e mobilidade é debatido no SEESP
No dia 30 de março, aconteceu na sede dessa entidade, na capital, o “Seminário Regional de Apresentação e Discussão do Anteprojeto de Lei de Transportes e da Mobilidade Urbana”. Promovido pela Secretaria Nacional dos Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o SEESP, o evento deu continuidade à série de debates iniciada há cerca de um ano com o objetivo de aprimorar o anteprojeto, lembrou Laerte Mathias, vice-presidente do sindicato. De acordo com José Carlos Xavier, secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, encerrada essa etapa, o projeto será encaminhado à Casa Civil e, posteriormente, ao Congresso Nacional. “Sabemos das dificuldades para que seja votado neste ano, mas o contexto pode possibilitar seu avanço, já que esse vai se inserir no bojo de uma discussão maior sobre o barateamento das tarifas”, afirmou ele.

Durante o seminário, os técnicos do Ministério das Cidades, Alexandre Gomide (diretor de regulação e gestão) e Alan Trajano (consultor jurídico), apresentaram o texto e seus objetivos. O principal, segundo o primeiro, é a necessidade de construir um ambiente institucional e regulatório propício ao desenvolvimento da mobilidade de forma sustentável. Assim, conforme sua explanação, no anteprojeto estão contemplados aspectos como as atribuições dos entes federativos (União, estados e municípios), os direitos dos usuários, a integração entre as políticas públicas e a questão dos recursos ao setor. Todavia, no evento, foram feitas considerações e críticas ao texto. Entre elas, a necessidade de o projeto de lei reafirmar a política de mobilidade como fator de inclusão social e ser reformulado de modo que a União não extrapole suas competências e se comprometa com a destinação de recursos ao setor. Também se demonstrou preocupação que a aprovação da lei facilite as privatizações no setor, uma vez que a proposta fundamenta a contratação dos serviços de transporte coletivo na Lei de Concessões (nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995).

 

Modelagem e simulação de eventos discretos
Esse é o título de livro recém-lançado no Brasil. De autoria dos engenheiros e professores Leonardo Chwif e Afonso Medina, a obra vem preencher uma lacuna, uma vez que a literatura existente sobre o tema é basicamente estrangeira. Está dividida em nove capítulos e cinco apêndices. Em suas páginas, são abordadas, com linguagem didática, todas as etapas para a realização de um estudo completo de simulação. A publicação engloba, assim, modelagem conceitual e de dados de entrada, implementação de modelos, validação e verificação e análise dos resultados, além de estudos de casos. Maiores informações, inclusive sobre como e onde comprar o livro, podem ser obtidas pelo site www.livrosimulacao.eng.br.

 

Curso de comunicação lingüística
Esse acontece na sede da Delegacia Sindical do SEESP em Rio Claro e destina-se a profissionais de diversas áreas, incluindo os engenheiros. São 20 vagas para cada turma, sendo uma com aulas em maio (dias 4, 11 e 18) e outra em junho (6, 13 e 20), das 19h às 22h. O custo é de R$ 160,00 para pagamento a vista. Em duas parcelas, sai por R$ 85,00 cada e em três, R$ 60,00. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3534-9921, com Sônia.

 

Alternativas para substituir o diesel
Na reunião do GTTM (Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade) do SEESP, realizada em sua sede, na cidade de São Paulo, no dia 29 de março, “Estudo de alternativas energéticas ao diesel” foi exposto por Simão Saura Neto, gerente geral de Engenharia Veicular da SPTrans (São Paulo Transportes S.A). Foi apresentada uma tabela comparativa entre tecnologias de tração, com diesel, álcool, gás natural, eletricidade (trólebus) e combustível híbrido, que, considerando os atributos ambiental, financeiro e técnico-operacional, resultou na classificação dessas energias. Neto disse que o objetivo da SPTrans é buscar alternativas ao diesel, especialmente para adoção no Corredor Expresso Tiradentes (antigo fura-fila). A operação experimental do primeiro trecho iniciará em outubro e compreenderá 8,5 quilômetros – a previsão é que atinja 32km até 2009. Para Ronaldo da Rocha, do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, uma solução definitiva ao Tiradentes e outros corredores seria o sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Segundo Laerte Conceição Mathias de Oliveira, coordenador do GTTM e vice-presidente do SEESP, esse sindicato defende a implantação de um sistema de transporte eficiente, sustentável e que utilize combustível não-poluente.

 

Momentos de tecnologia em Franca
Com o objetivo de informar os profissionais da região sobre novas tecnologias, foi criado pela Delegacia Sindical do SEESP na cidade, juntamente com outras entidades locais, o programa “Momentos de Tecnologia”. Como parte da iniciativa, foi realizada no dia 31 de março palestra sobre o tema “Hidrômetros – Tecnologia, diferenças entre classes, dimensionamento e perdas”, ministrada por Tarcísio Leão, tecnólogo do desenvolvimento de produtos da Lao Indústria – Sistemas de Medição. Prestigiaram o evento mais de 50 pessoas.

 

São Paulo: realidade e perspectivas
Lançado pelo Instituto Maurício Grabois e publicado pela Editora Anita Garibaldi, o livro “São Paulo: realidade e perspectivas – Efeitos do liberalismo tucano no estado” apresenta em suas 184 páginas coletânea de artigos que sintetizam as palestras feitas durante o seminário “São Paulo: realidade e perspectivas”, realizado em abril de 2005. A publicação apresenta diagnósticos sobre as políticas adotadas no Estado de São Paulo nos últimos dez anos em diversos segmentos. Entre os textos, consta um de autoria do presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, sobre o desmonte do setor elétrico. A obra pode ser adquirida na Editora Anita Garibaldi (www.anitagaribaldi.com.br). O preço é R$ 10,00.

 

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