Engenheiro XXI

Esalq tem especialização em gerenciamento ambiental

 

Estão abertas as inscrições para a quarta jornada do Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental oferecido pelo Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo).Uma nova oportunidade para compreender os preceitos da sustentabilidade, seus princípios e métodos para gerir o ambiente e gerar benefícios sociais e econômicos.

Além de professores da própria Esalq, o corpo docente reúne membros da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e do corpo técnico da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A idéia é capacitar profissionais de diferentes formações com visão interdisciplinar na área ambiental.

O programa foi dividido em quatro eixos centrais que se desmembram para fornecer visão global do tema.“Fundamentação sociopolítica, econômica e cultural” trata da economia dos recursos naturais, legislação e educação, saúde pública e poluição atmosférica. “Fundamentação em ciências ambientais” aborda ecologia e reflorestamento, geociência, energia, microbiologia e química ambiental. “Estudo e recuperação do ambiente” esclarece as questões de áreas degradadas, uso, ocupação de solos e seus impactos. “Gestão ambiental” cuida dos sistemas, gerenciamento de resíduos, recursos hídricos e riscos, negociação de conflitos, facilitação, auditoria e certificação ambiental.

No campus da Esalq, com 364 horas de carga, mais 40 dedicadas à monografia. O início das aulas está previsto para dia 3 de fevereiro. O custo é de R$ 300,00 na matrícula e parcelas mensais de R$ 630,00.

Informações adicionais pelo telefone (19) 3417-6604, sites www.fealq.org.br e www.esalq.usp.br/geamb.html ou e-mail cdt@fealq.org.br

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 270