Comemoração

No Dia do Engenheiro, um apelo por desenvolvimento econômico, tecnológico e social

Rita Casaro

 

Aconteceu no dia 15 de dezembro, na sede do SEESP, a tradicional entrega do prêmio Personalidade da Tecnologia, que chegou a sua 19ª edição em 2005. Criada em 1987, a homenagem tem sido desde então um esforço do sindicato em valorizar a competência, a criatividade e a dedicação de profissionais de diversas áreas que, a despeito de dificuldades e obstáculos, destacam-se na busca por avanços tecnológicos e melhores condições de vida para a população (conheça abaixo os agraciados deste ano). Para o coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP e vice-presidente da entidade, João Carlos Gonçalves Bibbo, tal ritual, que se cumpre anualmente, “representa uma das mais nobres missões” da entidade.

Na ocasião, também foi realizada a comemoração do Dia do Engenheiro (cuja data oficial é 11 de dezembro). Com presença de inúmeras autoridades e centenas de profissionais, que lotaram o auditório da entidade, a tônica do evento foi o apelo pela retomada do desenvolvimento nacional, o que passa necessariamente por investimento em ciência e tecnologia. “O desenvolvimento tecnológico e social de um país não acontece por mero acaso. É preciso que governo e sociedade apóiem políticas públicas em prol desses avanços”, alertou o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, em seu discurso na abertura da cerimônia. Segundo ele, tal medida, que deve se traduzir em recursos orçamentários, é urgente para que o Brasil deixe de viver estigmatizado pelos extremos de riqueza e pobreza.

O presidente eleito do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), José Tadeu da Silva, lembrou a história da entidade em defesa da valorização profissional, da engenharia e da tecnologia nacional. Ele aproveitou ainda a oportunidade para reafirmar seus compromissos de buscar o aprimoramento do conselho, a partir de 1º de janeiro, quando toma posse. “Não decepcionaremos os profissionais, exerceremos o mandato com a responsabilidade de dar um salto de qualidade. Para isso, contaremos com a brilhante parceria entre a Faeasp (Federação Nacional das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo) e o SEESP, representado por Flávio Brízida, que será o nosso vice-presidente.” Também prestigiando o evento, o atual presidente do Crea, José Eduardo de Paula Alonso, destacou a importância de se desenvolver ações pelo desenvolvimento, como a premiação promovida pelo sindicato.

 

Homenagem política
Compondo a mesa, estavam diversos deputados estaduais, que prestaram suas homenagens aos agraciados da noite, ao SEESP e aos engenheiros. Vanderlei Macris (PSDB) qualificou a iniciativa da premiação como “uma contribuição importante para o desenvolvimento”, feita por “uma entidade forte, que representa uma das categorias mais importantes do nosso estado”. Antonio Carlos de Campos Machado (PTB), advogado por formação, fez o elogio da profissão que se pauta pela exatidão. “Para o engenheiro, dois e dois serão sempre quatro.” Arnaldo Jardim (PPS) destacou a importância de cada um dos homenageados que, no conjunto, somavam feitos fundamentais para o País, da pesquisa tecnológica ao exercício do cargo público. “É nesse momento que a exatidão da engenharia funde-se com o arbítrio humano. São pessoas com excelência profissional e responsabilidade pública”, ressaltou. Fausto Figueira (PT), que falou em nome do presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia (PFL), apontou “a sabedoria do SEESP por ter escolhido pessoas que representam a todos nós”.

“Temos aqui a oportunidade de respirar o ar do desenvolvimento tecnológico”, afirmou o vice-prefeito da Capital, Gilberto Kassab (PFL), que também prestigiou a comemoração do Dia do Engenheiro e falou no encerramento do evento.

 
Personalidades da Tecnologia 2005
 

Washington Luiz Alves Rodrigues
Agronegócio

Engenheiro civil graduado pela Universidade Mackenzie em 1982, Alves Rodrigues é diretor geral da Fazenda Ipanema.

À frente dessa produtora e exportadora de café, levou-a a receber o prêmio de Melhor Projeto de Sustentabilidade de 2004, concedido pela Associação Americana de Cafés Especiais. Neste ano, por um dos projetos que idealizou, o “Educação em Ação”, a Ipanema foi novamente agraciada, com o prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, entregue pela TV Alterosa e Unifenas.

 

 

Abraham Kasinski
Desenvolvimento Industrial

Economista graduado pelo Centro de Estudos Álvares Penteado em 1940, Abraham Kasinski é empresário. É o fundador da Cofap (Companhia Fabricante de Peças), empresa que presidiu por quatro décadas, a qual se tornou uma das maiores fabricantes de componentes de motor e de sistemas de suspensão do mundo. Aos 88 anos, ocupa os cargos de presidente da Kasinski Fabricante de Veículos e da Kasinski Administradora de Consórcios. É ainda presidente da Fundação Abraham Kasinski.

 

Heloisa M. Salles Penteado Proença
Área Social – Cidades

Arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP em 1979, Heloisa Proença atua como consultora. Entre os inúmeros cargos que ocupou, foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento (novembro de 1995 a dezembro de 1996) e titular dessa pasta (março de 1999 a dezembro de 2000). Ao longo de sua carreira, foi ainda membro do Conselho Gestor do Fundo Municipal da Habitação, presidente da Comissão Normativa de Legislação Urbanística e da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização). Tem diversos trabalhos publicados.

 

Satoshi Yokota
Desenvolvimento Tecnológico

Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1964, Satoshi Yokota é vice-presidente executivo de Engenharia e Desenvolvimento da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), companhia em que ingressou no ano de 1970. Entre os trabalhos desenvolvidos nessa empresa, foi responsável pelo Programa ERJ 145 (jato regional de 50 passageiros). Antes, entre outras atividades, foi pesquisador no Centro Técnico Aeroespacial em São José dos Campos e professor de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal do Pará.

 

Alexandre Annenberg
Cultura e Entretenimento

Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1961, Alexandre Annenberg é diretor executivo da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). Atua nesse setor desde 1990, tendo ocupado cargos de alta direção na NET e TVA e em entidades representativas do segmento. É ainda membro do Comitê Consultivo do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) e suplente do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Em 1999, foi agraciado com o título de Profissional do Ano pela Associação Brasileira dos Fornecedores de TV por Assinatura.

 

Dario Rais Lopes
Valorização Profissional

Engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1979, Dario Rais Lopes obteve o título de mestre por essa escola em 1982 e doutor em Engenharia de Transportes pela Poli-USP em 1991. Foi secretário dos Transportes de São José dos Campos (1997-1999) e superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Transportes do ITA, desde janeiro de 2003 é titular da Secretaria de Estado dos Transportes.

 

Próximo texto

JE 269