Canteiro

 

Conquistas e história do SEESP são apresentadas aos estudantes em Santos
Os dirigentes da Delegacia do Sindicato na Baixada Santista, Newton Guenaga Filho e Antonio Fernandez Ozores, respectivamente presidente e secretário da subsede regional, proferiram no dia 17 de outubro palestra na Unisantos (Universidade Católica de Santos) aos estudantes do quarto ano do curso de engenharia. Na oportunidade, Guenaga apresentou o SEESP e sua Delegacia na localidade aos futuros profissionais da categoria, abordando sua história, principais conquistas e realizações. Já Ozores falou sobre os tipos de contratos de trabalho, bem como o Guia do Formando e o Manual de Orientação Profissional, cujo envio foi disponibilizado em formato eletrônico. Foi, ainda, distribuída ficha de sindicalização aos participantes. Como sócios-estudantes, esses não pagariam anuidade até sua graduação e poderiam usufruir dos benefícios que o SEESP oferece, incluindo convênios médico e odontológico.

 

Diretor mestre-cuca realiza evento em Bauru
No dia 31 de outubro, cerca de 200 pessoas, entre vereadores, dirigentes do SEESP e da Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru), puderam apreciar saboroso feijão gordo preparado por Marcos Wanderley Ferreira, presidente dessa entidade e vice-presidente da Delegacia do Sindicato em Bauru, em local denominado Fazendinha. Instalado junto à Expo Agropecuária, realizada de 28 de outubro a 6 de novembro, no Recinto Mello Morais, na cidade, o espaço para a realização do evento gastronômico foi cedido à Assenag, promotora da iniciativa, pelo Jornal da Cidade.

 

Prêmio Personalidade da Tecnologia
Neste ano em sua 19ª versão, esse será entregue no dia 16 de dezembro, durante cerimônia em comemoração ao Dia do Engenheiro – 11 de dezembro – a se realizar na sede do SEESP, a partir das 19h. As áreas definidas pelo Conselho Tecnológico do sindicato cujos destaques do ano serão agraciados são: Desenvolvimento Industrial, Cultura e Entretenimento, Área Social – Cidades, Aeronáutica, Desenvolvimento Tecnológico e Valorização Profissional.

 

Aprovada pauta na RFFSA
Os engenheiros da Rede Ferroviária Federal – Escritório da Malha Paulista reuniram-se em assembléia no dia 10 de outubro no SEESP e aprovaram a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2006. A data-base é em 1º de janeiro.

 

USP pode ter sua primeira reitora
No segundo turno das eleições para a reitoria da USP (Universidade de São Paulo), realizado em 8 de novembro, foi formada lista tríplice com os possíveis nomes para ocupar o cargo. A escolha agora cabe ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, a quem foi encaminhada a relação. Essa é encabeçada por Suely Vilela, farmacêutica e pró-reitora de Pós-graduação da instituição. Além dela, estão na disputa, aguardando a decisão do Chefe do Executivo paulista, Adilson Avansi de Abreu, pró-reitor de Cultura e Extensão, que ficou em segundo lugar na votação, e o vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz, em terceiro. A posse do novo reitor da USP, que substituirá o atual, Adolpho José Melfi, acontecerá no dia 26 de novembro.

 

Em pauta, riscos do uso do telefone móvel
Esses foram apontados durante a palestra “Radiações não-ionizantes: efeitos das radiações eletromagnéticas sobre os seres vivos”, realizada pela Câmara de Engenharia Elétrica do Crea-SP em 28 de outubro último, data em que também ocorreu sua reunião. Expôs o tema o professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp (Universidade de Campinas), Vitor Baranauskas, o qual lembrou que o assunto diz respeito a diversas engenharias.

Segundo salientou ele, os aparelhos de comunicação emitem radiações eletromagnéticas, que podem ser ionizantes ou não – ambas perigosas para o organismo, conforme Baranauskas. “As correntes geradas são suficientes para promover alterações biológicas consideráveis.” O professor frisou que há, contudo, limites toleráveis, de acordo com normas técnicas. A despeito disso, no Brasil, em especial no caso de celulares e disposição de antenas no espaço urbano, falta regulamentação adequada. Agravante é que, de acordo com o palestrante, com a preocupação de conquistar mercado antes da concorrência, os precursores da telefonia celular – ou seja, os Estados Unidos – não realizaram testes decisivos quanto aos efeitos das radiações microondas, as quais foram adotadas para essa tecnologia. Diante disso, ele foi categórico: “Somos todos cobaias.” Na opinião de Baranauskas, para reduzir ou eliminar os riscos à saúde das pessoas seria fundamental que as indústrias disseminassem a oferta aos brasileiros de equipamentos de melhor qualidade, que impedem a emissão de radiações – a exemplo do que ocorre na Europa. E as antenas – inclusive de TV ou rádio, que povoam a Avenida Paulista – deveriam ser colocadas em locais adequados, distantes das populações, o que também já é feito em países desenvolvidos.

 

Texto anterior

JE 267