Confea/Creas

Legitimar a eleição é meta do SEESP

 

Ampliar a participação dos profissionais da área tecnológica nas eleições a presidentes do Confea e Crea-SP e com isso garantir pleito representativo e legítimo constitui luta histórica do sindicato – endossada pelo candidato ao conselho paulista indicado por essa entidade, Flávio José Albergaria de Oliveira Brízida.

O objetivo é incrementar a quantidade de urnas e, assim, facilitar o acesso à votação aos abrangidos pelo sistema. Neste ano, poderão participar os que estiverem quites com suas anuidades até 10 de outubro – a eleição acontece em 9 de novembro.

Ao todo, aproximadamente 235 mil profissionais estão registrados no Crea-SP, sendo 78% deles engenheiros. Embora nem todos estejam adimplentes, a baixa representação que tem caracterizado as eleições Confea/Creas é inquestionável. Basta observar os números do último pleito, realizado em julho de 2002, no qual apenas 13.500 eleitores foram às urnas.

Para reverter esse quadro, neste ano, a batalha novamente ganha corpo – e desta vez se disseminou. Além do SEESP, que reivindicou a colocação de mais de 100 urnas em empresas que concentram profissionais das categorias abrangidas pelo sistema, outras entidades também pediram o incremento. Assim, foram solicitadas mil delas, em diversos pontos do Estado, aí incluídos obviamente os postos e seccionais do Crea-SP – embora a colocação desse total ainda seja passível de confirmação pelo conselho, o qual deve divulgar oficialmente a relação de locais.

O SEESP justifica sua reivindicação em especial em função das dificuldades de deslocamento impostas aos profissionais nos grandes centros urbanos para que se dirijam aos postos de votação. Constitui agravante o fato de a eleição estar marcada para dia útil – uma quarta-feira –, o que exigiria do eleitor dispor de tempo considerável de sua jornada de trabalho para conseguir votar.

O pleito é a oportunidade de mudar o sistema, desburocratizando-o, reduzindo taxas, tornando-o transparente, democrático e aproximando-o dos seus representados. Simplificar o acesso às urnas é, portanto, crucial para permitir aos profissionais escolherem efetivamente o Crea e Confea que desejam.

 
O valor do voto
 

A eleição à Presidência do Crea-SP no próximo dia 9 de novembro representa importante oportunidade para nós, enquanto cidadãos e profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia. Isso porque é o único grande momento em que podemos exigir mudanças de representatividade das categorias da engenharia e arquitetura em nosso Estado, utilizando tão-somente a arma do voto. Quem sabe votar contribui para o progresso do Brasil e o futuro de todos nós.

Por estar preocupado com o futuro do Crea-SP e a qualidade profissional de nossos engenheiros, arquitetos e agrônomos, sou candidato a presidente do Crea-SP nas eleições deste ano, para poder representar as categorias da área tecnológica com dignidade. Minha vida como cidadão e meu currículo profissional me autorizam a concorrer no próximo pleito, pois me sinto totalmente preparado para exercer o cargo em questão.

O voto não é um presente que oferecemos a qualquer pessoa e não deve ser anulado, para que não se desperdice a chance de mudança para melhor. É um instrumento poderoso de cidadania, nas mãos do povo. Representa um crédito de confiança que oferecemos a alguém no dia das eleições. Desse modo, é necessário ter em mente que nem sempre o seu melhor amigo é o melhor dos candidatos. E usar a inteligência, a razão e o livre arbítrio para escolher e votar bem.

 

Flávio José Albergaria de Oliveira Brízida
É engenheiro eletricista, diretor do SEESP e candidato a presidente do Crea-SP nas eleições de 2005

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 264