Cidades

São Paulo elege teses ao desenvolvimento urbano

Lourdes Silva

 

Aproximadamente 2.500 pessoas participaram nos dias 16 e 17 de setembro da 2ª CEC (Conferência Estadual das Cidades), realizada no Memorial da América Latina, na Capital. O evento teve o objetivo de discutir os temas considerados pelos municípios como desafios à implantação da PNDU (Política Nacional do Desenvolvimento Urbano), tais como participação e controle social, questão federativa, política urbana regional e metropolitana, financiamento do desenvolvimento urbano e projetos prioritários à região e planos diretores.

Foram aprovadas três propostas preferenciais de cada tema, que serão submetidas à CNC (Conferência Nacional das Cidades), entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, em Brasília, com a participação de delegados de todo o País, entre os quais 221 paulistas (veja quadro). Esses elegerão também o novo Conselho Nacional das Cidades.

A 2ª CEC foi convocada pelo governador Geraldo Alckmin, pelo decreto estadual 49.508, de abril de 2005, e coordenada pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, com apoio da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento) e da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal). Esteve à frente da organização do processo o presidente da Emplasa, Marcos Campagnone, que teve a colaboração da CPE (Comissão Preparatória Estadual), integrada por 50 representantes dos poderes públicos, movimentos sociais e populares, sindicatos, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas e ONGs. O Núcleo Executivo de Validação foi coordenado por Laerte Conceição Mathias de Oliveira, diretor do SEESP, juntamente com Manuel Xavier Lemos, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Também apoiaram o trabalho o Sindicato dos Arquitetos de São Paulo, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo.

 

Debate
Na abertura do evento estadual, diversas autoridades ligadas ao processo das conferências debateram os problemas e soluções às cidades brasileiras. O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Martus Tavares, defendeu o tratamento conjunto de temas com financiamento do desenvolvimento e política urbana, regional e metropolitana. Para Celso Giglio, presidente da APM (Associação Paulista de Municípios), “com recursos parcos é difícil propor projetos sobre desenvolvimento na área social”. Ele sugeriu a revisão do pacto federativo, de modo a ampliar a receita tributária das cidades, assim como a clara definição das competências dos municípios. Na opinião de Antônio José de Araújo, representante dos Movimentos Sociais Populares, a participação da população e o controle social são fundamentais. Ele propôs a criação de Conselhos das Cidades Deliberativos no Estado e nos municípios de São Paulo. A expectativa de Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do SEESP, é que se consiga nesse processo atender às necessidades sociais do Estado e do País. “Nossa satisfação com essa participação se traduz na discussão diária dentro do sindicato e da Federação Nacional dos Engenheiros no sentido de trabalhar em benefício do avanço social”, afirmou.

Participaram ainda da discussão, entre outros, a secretária nacional de Programas Urbanos, Raquel Rolnik, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Rodrigo Garcia (PFL), e o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida.

 
Delegados à Segunda Conferência Nacional
 

Na 2ª Conferência Estadual das Cidades, foram eleitos 221 delegados que participarão da etapa nacional. Na ocasião, 2.571 representantes de todos os estados elegerão a segunda gestão do Conselho Nacional das Cidades, cujo mandato se iniciará em 2006. O SEESP terá cinco representantes, assim como a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros).

Bancada eleita do SEESP – Titulares: Aristides Galvão (Piracicaba), Francisco Alvarenga Campos (Campinas), José Istenes Eses Filho e Laerte C. Mathias de Oliveira (São Paulo), Paulo Eduardo de Grava (Bauru). Suplentes: Neusa Trauzolla (São Paulo), Jorge Narciso de Matos Junior (Itapeva) e Fábio Basso (Palmital).

Representantes da FNE – Titulares: Celso Rodrigues (Campinas), Dalton Edson Messa (Santo André), João Paulo Dutra (Campinas), Maxwell Wagner Colombini Martins (Rio Claro) e Ricardo José Coelho Lessa (Sorocaba).

Além desses, o SEESP teve ainda como delegados na Conferência Estadual: José Chozem Kochi (Franca), José Maria Morandini Paoliello (Araçatuba), Emiliano Stanislau Affonso Neto, Henrique Di Santoro Junior e Luciano Alberto Gidelli David (São Paulo), Fabiane Becari Ferraz (Piracicaba) e Luis Henrique Peres (Jundiaí).

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 264