Canteiro

 

71 anos de SEESP
A cerimônia em comemoração ao aniversário do sindicato está marcada para 30 de setembro, a partir das 19 horas, em sua sede, na Rua Genebra, 25, 1º andar, Bela Vista, Capital.

O SEESP foi fundado na cidade de São Paulo em 21 de setembro de 1934. Hoje, além de sua sede, conta com 25 delegacias sindicais distribuídas pelo Estado. Negocia e consolida acordos e convenções coletivas de trabalho com dezenas de empresas estatais e privadas, além de entidades patronais. O número de associados já ultrapassa os 30 mil, conferindo-lhe representatividade. O presidente estadual é Murilo Celso de Campos Pinheiro, reeleito para a gestão 2006-2009.

 

Promore em Serrana
Com o objetivo de oferecer projeto de assistência técnica à população de baixa renda na construção, reforma ou ampliação de casa própria, a Prefeitura de Serrana firmou convênio com o SEESP, por meio da sua Delegacia Sindical em Alta Mogiana, para implementação do Promore (Programa de Moradia Econômica). Ao seu funcionamento, a administração municipal credenciará engenheiros e arquitetos. Interessados devem entrar em contato com a Prefeitura.

 

ABC realiza palestra
Segurança operacional de elevadores foi o tema de palestra promovida pela Delegacia Sindical do SEESP no Grande ABC, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul. O evento aconteceu na sede dessa última entidade, no dia 29 de agosto, e teve como expositor o engenheiro José Carlos Paulino da Silva, perito no assunto.

 

Privatização das energéticas é tema de seminário
No dia 26 de setembro, o SEESP promove em sua sede o seminário “Riscos da política de privatização das energéticas paulistas”. O evento terá início às 8h30 e discutirá, entre outros temas, o resultado das privatizações do setor elétrico, conseqüências da retomada da desestatização e alternativas para o segmento. Entre outros, confirmaram presença o senador Eduardo Suplicy, os professores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Carlos Lessa e Luiz Pinguelli Rosa; o deputado federal Mauro Passos (PT-SC) e os estaduais Nivaldo Santana (PCdoB), João Caramez (PSDB) e Simão Pedro (PT). Inscrições pelo telefone (11) 3113-2641.

 

Evento aborda nova NR-10 e responsabilidade social
Com o apoio do SEESP e de diversas outras entidades, a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP realizou uma série de atividades no dia 1º de setembro, as quais reuniram cerca de 300 participantes. Além de sessão ordinária, efetuou palestra técnica e seminário. A primeira, intitulada “Evolução do conceito de responsabilidade social e a norma ABN NBR 16001”, foi ministrada pelo engenheiro eletricista Roberto Atienza, do Instituto Construindo o Futuro. Segundo ele, em dezembro de 2004 surgiu a norma chamada “sistema de gestão da responsabilidade social” – a NBR 16001. O palestrante ressaltou que não se trata de filantropia, mas de agregar valor ao trabalho da companhia.

Já o seminário teve como tema “A nova NR-10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade”. Tecnologista da Fundacentro e professor da Faculdade de Engenharia da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Jorge Santos Reis lembrou que a nova norma surgiu como necessidade de atualização da regulamentação de segurança no setor elétrico, em especial devido ao número de acidentes na área. “De um total de mortes de 402 trabalhadores, 88 foram de eletricitários, a maioria cabistas e telefônicos”, complementou Joaquim Gomes Pereira, auditor fiscal da Fundacentro, coordenador do grupo técnico que elaborou a norma e autor do livro “Manual de auxílio na interpretação e aplicação da nova NR-10”. Para tentar mudar essa realidade, a norma em questão trata, conforme ele, de condições mínimas para implementação de medidas de controle do risco elétrico. De acordo com João José Barrico de Souza, professor de pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho e também autor do manual para aplicação e interpretação da NR-10, tal tem como preocupação o trabalhador.

Entre as medidas para se alcançar a meta de acidente zero, o engenheiro Marco Marques, da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), destacou uma Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) atuante. De acordo com ele, a empresa estava há 943 dias sem acidentes em 29 de agosto. Carlos Alberto Minin, também engenheiro da Cesp, ministrou palestra sobre choque elétrico, na qual esclareceu em que situações os riscos e conseqüências são mais severos e como prevenir essas ocorrências.

 

Copa SEESP de Xadrez
A sexta etapa está prevista para acontecer em Rio Claro/SP no dia 25 de setembro. Iniciativa do SEESP, por intermédio de sua Delegacia nesse município, desta vez será realizada em parceria com o Supermercado Compre Bem, no salão de exposições anexo a tal estabelecimento. Inscrições pelo e-mail alessandro.batezelli@gmail.com até as 18h do dia 24 de setembro ou no local dos jogos até 15 minutos antes da primeira rodada. Maiores informações com o Prof. Alessandro pelo telefone (19) 3533-2271 ou site www.xadrezrapido.com.

 

Reposição na Ferroban
Com data-base em 1º de janeiro, os engenheiros aposentados e pensionistas da ex-Fepasa conquistaram reajuste de 6,13%. A reposição das perdas nos últimos três meses foi de 32,69%.

 

Acordo firmado
No dia 30 de agosto, o SEESP assinou a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sinicesp, que abrange os engenheiros empregados na indústria da construção pesada no Estado de São Paulo. O acordo contempla, entre outros pontos, reajuste salarial de 8,12% e piso de R$ 2.700,00 para jornada mensal de 220h.

 

Texto anterior

JE 263