Editorial

70 anos! E muito a comemorar


Em 21 de setembro último, o SEESP completou seu 70º aniversário. Nessas décadas, a entidade que nasceu na esteira da Constituição de 1934 viu a implantação do Estado Novo, a industrialização do País e as bases para sua infra-estrutura, a construção de Brasília, a renúncia de Jânio Quadros, o golpe de 1964, a longa ditadura que se seguiu a ele, a redemocratização e a luta pelas diretas, o impeachment de Collor e, dez anos mais tarde, a chegada de um sindicalista à Presidência da República.

Especialmente a partir da década de 80, quando passou à frente da entidade o Movimento Renovação, participou desses episódios, tendo a lhe nortear os valores da boa engenharia e o interesse público. Impossível listar o sem-número de debates técnicos sobre habitação, saneamento, energia, meio ambiente, transporte etc nos quais o SEESP se envolveu. Se nem sempre pôde fazer com que prevalecesse o que acreditava ser o melhor, jamais deixou de defender o que considerava correto.

Nessa linha de atuação, do chamado sindicato-cidadão, o SEESP cresceu, fortaleceu-se, ganhou respeito e credibilidade. Paralelamente, ampliaram-se também as suas possibilidades de ação em defesa do engenheiro especificamente, seja dos associados ou do conjunto de seus representados, que somam aproximadamente 250 mil em todo o Estado. A esse contingente, são dezenas de acordos e convenções coletivas firmados todos os anos, nos diferentes setores produtivos e no âmbito estatal ou privado. O sindicato desenvolveu também um vasto e eficiente programa de benefícios aos filiados e seus dependentes e aprimorou a sua infra-estrutura para atendê-los cada vez melhor.

Por isso tudo, temos nós, engenheiros, motivo de orgulho na grandeza da entidade que nos representa como trabalhadores, sem perder de vista nosso papel de cidadãos e profissionais de tecnologia. Esse sentimento assume dimensões ainda maiores para mim, particularmente, por estar nesse momento marcante da história do SEESP na sua presidência. Além da grande alegria, gostaria de expressar a enorme gratidão a todos que contribuíram para que o sindicato se tornasse o que hoje é. Aos companheiros que me antecederam, a todos os nossos dirigentes, delegados sindicais, associados, colaboradores e profissionais do Estado, razão de ser do SEESP.

Foram já 70 anos de muitos e difíceis desafios a serem superados e de muitas vitórias conquistadas. A batalha, no entanto, continua com toda a energia. Seguiremos, unidos, perseguindo nossos ideais, defendendo nossas bandeiras e trabalhando pelos engenheiros. Novas gerações substituirão os combatentes de hoje, mas a luta continuará e o sindicato comemorará ainda muitos aniversários.

 

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 243