Ação Sindical

FNE dá início a encontros regionais

 

Aproximar-se de cada um dos sindicatos que a compõem, identificar os problemas nas diversas partes do País e fortalecer as entidades para que possam enfrentá-los. Esses são os objetivos dos encontros regionais programados pela Federação Nacional dos Engenheiros, iniciativa inaugurada em 4 de junho, no Ceará, envolvendo também representantes do Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas.

“Isso reforçará o papel dos sindicatos como agentes fomentadores do desenvolvimento social e tecnológico em cada estado e região do País”, afirmou o presidente da FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

A reunião ocorreu na cidade de Fortaleza, na sede do Senge Ceará, com a participação dos dirigentes sindicais da região Francisco Fontenele Meira, Valderedo de Almeida Magno, José Ailton Ferreira Pacheco, Augusto César de Freitas Barros, Antônio Florentino de Souza Filho, Luís Alexandre S. Farias, Francisco Régis Carneiro de Andrade, Pedro Idelano de Alencar Felício e José Roberto Pinto Cavalcante. Ainda, Flávio de Oliveira Brízida, diretor da FNE, e o assessor sindical João Guilherme Vargas Netto.

Nesse fórum, foram abordados temas prementes para a categoria, como as reformas sindical e trabalhista, participação nos lucros e resultados, negociações coletivas e os congressos estaduais do Sistema Confea/Creas.

Na ocasião, Pinheiro relatou que a entidade foi convidada a participar do FNT (Fórum Nacional do Trabalho), que estuda as alterações da estrutura sindical brasileira, na câmara setorial que discutirá a situação dos profissionais liberais. A oportunidade, informou ele, será utilizada para reivindicar a correção de rota do que vem sendo proposto até agora e significa enfraquecimento da organização dos trabalhadores. “É preciso fazer valer nossas teses nesse espaço”, assegurou.

O presidente da FNE também anunciou o lançamento do projeto “A engenharia e as cidades”, que pretende debater com os candidatos a prefeito e vereadores de todo o País suas propostas aos municípios. Nesses eventos, os sindicatos terão oportunidade não só de ouvi-las, mas de apresentar aos que pleiteiam um cargo público suas sugestões para os problemas locais.

O segundo encontro ficou agendado para os dias 17 e 18 de junho, na cidade de Belém, no Pará. Desse, participarão, além do anfitrião, os Senges Acre, Amapá, Amazônia e Tocantins.

A agenda também inclui visitas aos chefes dos executivos estadual e municipal, aos presidentes da Assembléia Legislativa, da Câmara Municipal e do Crea-PA, com o objetivo de ampliar as relações com essas instituições.

 
Em breve, FNE Previdência

Entre os projetos em andamento na FNE, está a criação do FNE Previdência, cujo contrato está em fase final de análise. Será um fundo de pensão dos engenheiros de todo o País que, a exemplo do SEESPPrev, terá garantia do Ministério da Previdência Social e gestão financeira do Banco do Brasil. Essa modalidade de previdência complementar, instituída por entidades de classe, está respaldada pela Resolução nº 12, de 17 de setembro de 2002, que regulamentou a Lei Complementar 109, de 29 de maio de 2001.

Pelo contrato a ser assinado entre a entidade e o MPS, os participantes se integrarão ao plano por meio de seus sindicatos, mas os profissionais, no Brasil todo, comporão um mesmo fundo, aumentando a rentabilidade e reduzindo a taxa de administração – o SEESP continua com o seu plano (leia sobre o SEESPPrev), podendo, no futuro, aderir ao geral. De acordo com o diretor Flávio de Oliveira Brízida, a proposta estará formatada até meados de julho e a partir daí terá início a sua divulgação junto aos Senges.

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 235