Opinião

Acessibilidade e deficiência visual

Psic. Célia M. A. de Amorim / Profª Maria Cecília L. Toledo
Profª Maria Glicélia Alves / Profª Rosemary F. P. Pinto*

 

O termo acessibilidade há alguns anos passou a ser conceituado como um conjunto de idéias, palavras e ações que levam a mudanças ambientais e de atitudes na sociedade, viabilizando a equiparação de oportunidades para todos.

Em relação às pessoas deficientes, tal conceito vem sendo amplamente discutido e utilizado no que tange à eliminação de barreiras arquitetônicas, observando-se que as leis e normas internacionais estabelecidas nas últimas décadas alavancaram um processo que vem exigindo maior empenho de autoridades e órgãos competentes em garantir condições adequadas de acesso e permanência às pessoas deficientes.

A Fundação Dorina Nowill atua junto à sociedade buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas cegas ou com baixa visão. No atendimento direto ao cliente busca-se favorecer o desenvolvimento de suas potencialidades em diversas áreas. A área de Orientação e Mobilidade propõe-se a oferecer recursos adequados para que a pessoa deficiente visual possa locomover-se em ambientes internos e externos com independência e segurança.

Nota-se que mesmo preparado para a locomoção, com ou sem o uso da bengala longa, o deficiente visual encontra muitas dificuldades nos trajetos que realiza no seu dia-a-dia.

Nos logradouros e estabelecimentos públicos e/ou particulares, o mobiliário urbano (orelhões, postes, cestos de lixo etc.) muitas vezes encontra-se mal posicionado ou sinalizado, o que pode ocasionar desorientação e/ou acidentes. A iluminação inadequada em ambientes diversos dificulta o ir e vir da pessoa com baixa visão.

Além disso, algumas dificuldades surgem pela má conservação de calçadas e guias, ausência de sinalização e inadequação quanto aos cuidados de segurança em obras de construção civil, uso inadequado de guias rebaixadas, instalação de objetos indevidos em passeios públicos (vasos, cercas etc.) e outros problemas que denunciam pouco conhecimento por parte da comunidade sobre a acessibilidade.

Frente a isso, faz-se necessário que, além de projetos que implantem as normas previstas na Lei Federal 10.098/00, sejam implementadas ações de esclarecimento ao público em geral. Especificamente no âmbito da construção civil, é importante que todos os profissionais envolvidos compreendam que atender as especificações técnicas relativas à acessibilidade e comprometer-se a não limitar o ir e vir de todo cidadão durante os procedimentos em obras é uma questão de cidadania.

* Equipe de Orientação e Mobilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos

Saiba mais sobre acessibilidade: www.cedipod.org.br

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 235