JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP
enviada aos seus associados

Edição JE 210 – 1º a 15 de maio de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

País precisa dar destino adequado
às embalagens de agrotóxicos

Do total de recipientes produzidos, são recicladas 4,065 mil toneladas. Empresas já vêem chances de ganhos na atividade ecologicamente correta.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL
1º de maio, momento de reflexão

Falta de inspeção veicular causa desperdício e inúmeros riscos

ReportageNS
Engenheiro ambiental a serviço da população
Como agente da Cetesb, esse profissional atende a denúncias diversas e autua quando necessário. Entre suas funções, está também verificar a ocorrência de emissões de poluentes pelos veículos.

Elevação das vendas externas deve gerar emprego para engenheiros
Neste ano, a meta do Governo é ampliar as exportações em pelo menos 10%. Caso se concretize esse objetivo, 400 mil postos de trabalho devem ser criados. Os engenheiros devem se beneficiar desse incremento, como atestam empresas e entidades.

Engenheiro XXI
Energia solar – aquecimento ao alcance de todos

Cursos

CANTEIRO

O setor elétrico desde sua formação até os dias atuais
É o que conta o livro intitulado “A construção e a destruição do setor elétrico brasileiro – uma análise crítica e histórica de Getúlio Vargas a Fernando Henrique Cardoso”, de autoria de Eduardo Chuahy e Wagner Granja Victer. Editada pela Relume Dumará, a obra aborda a história da formação do setor elétrico brasileiro e mostra a instabilidade dos últimos anos e as repercussões para o segmento nacional. Ela traz de forma clara a questão energética na construção do Brasil. Está disponível em todas as livrarias do País por R$ 20,00.

Repúdio ao fechamento da Inspetoria do Crea em Araras
No dia 17 de abril, vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram moção de repúdio ao fechamento da Inspetoria Regional do Crea-SP na cidade e apoio à Associação dos Engenheiros e Arquitetos local. Segundo a moção, a atitude penalizará os profissionais de Araras e de Conchal, já que a inspetoria extinta respondia pelas atividades realizadas também nesse município. Toda a população, empresas, entidades e autoridades de tais destinos que necessitarem dos serviços do Conselho deverão procurar um escritório desse nas cidades vizinhas, o que lhes causará perda de tempo e prejuízos financeiros. Os vereadores, ao tomarem conhecimento que em municípios de menor porte da região, como Lins, Pirassununga e Descalvado, o Crea mantém suas inspetorias abertas, oferecendo seus serviços à população, concluíram que tal atitude caracterizou-se em retaliação ao povo ararense.

Engenheiros da Comgás definem pauta de reivindicações
No dia 23 de abril, assembléia geral extraordinária dos engenheiros da Comgás definiu a pauta de reivindicações de 2003 somente dos itens econômicos. Isso porque as demais cláusulas constantes no acordo firmado em 2002 têm vigência até o dia 31 de maio de 2004. Com data-base em 1º de junho, a categoria pleiteia reajuste salarial de acordo com a variação do ICV-Dieese, recomposição do piso profissional e dos demais benefícios de caráter econômico, com base no mesmo índice, bem como 5% de aumento de produtividade. No dia 25 de abril, a pauta foi entregue à direção da companhia.

Cursos e palestras no SEESP
Integrando o Programa Engenheiro Empreendedor, o SEESP oferece cursos e palestras aos engenheiros, associados ou não. O objetivo é estimular o empreendedorismo entre os profissionais com carteira assinada, autônomos, desempregados e pequenos empresários. Os descontos aos sócios regulares são extensivos aos seus dependentes.

Entre os cursos a ser realizados em maio estão: “Programação Neurolingüística (PNL) na formação de objetivos”, de 12 a 14, das 19h às 22h30. Consultoras: Vandra Noronha de Aguiar e Vânia Noronha de Aguiar Mesquita. Preço: R$ 82,00 (sócio) e R$ 106,00 (não-sócio); “Matemática financeira – do básico ao avançado”, de 12 a 16, das 19h às 22h. Consultor: Pedro Santos. Preço: R$ 212,00 (sócio) e R$ 247,00; “Trabalhando com inteligência emocional”, dia 17, das 9h às 18h. Consultores: Wagner Bérgamo, Roberto Scardoa. Preço: R$ 82,00 (sócio) e R$ 106,00; “Licenciamento ambiental de postos de gasolina”, dias 19 e 20. Consultora: Thais Helena Fernandes Santos. Preço promocional até dia 12: R$ 50,00 (sócio) e R$ 70,00. Após essa data, R$ 59,00 e R$ 82,00; “Trabalho em equipe – fator diferencial das organizações”, dias 19 e 20, das 18h30 às 22h30. Consultora: Sandra Regina Vicente Cardoso Garcia. Preço até dia 12: R$ 50,00 (sócio) e R$ 70,00. Após essa data, R$ 59,00 e R$ 82,00; “Gerenciamento de riscos com líquidos e gases inflamáveis – NR-20”, dias 21 e 22, das 18h30 às 22h30. Consultor: Leonídio Francisco Ribeiro Filho. Preço até o dia 14: R$ 70,00 (sócios) e R$ 90,00. Após essa data, R$ 82,00 (sócio) e R$ 106,00; “Operando injetoras de plástico com eficiência e conhecimento – básico de injetoras”, dias 21 e 23, das 18h30 às 22h30. Consultor: Sérgio Isamu Fujii. Preço até dia 14: R$ 75,00 (sócio) e R$ 90,00. Após essa data, R$ 88,00 (sócio) e R$ 106,00.

Consulte o site www.seesp.org.br para conhecer os outros cursos a serem ministrados. Todos acontecem na sede do SEESP, na Rua Genebra, 25 – Bela Vista. Informações pelo telefone (11) 3113-2640.

Em tempo
A foto que ilustra a matéria “Do azeite de baleia à mágica da luz elétrica”, publicada na página 6 da edição 209 do Jornal do Engenheiro, reproduz postes a gás que integram a exposição da FPHESP (Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo). A instituição fica na Rua dos Lavapés, 463, bairro do Cambuci, Capital/SP. O site é www.fphesp.org.br.

Eleito presidente do CRE da CPFL
O engenheiro Luis Carlos de Souza, diretor adjunto estadual do SEESP, foi eleito presidente do CRE (Conselho de Representantes dos Empregados) da CPFL no dia 28 de abril. Ele venceu com 19 votos a mais que o candidato do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, Paulo Paixão.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901