JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 203 – 16 de dezembro de 2002 a 15 de janeiro de 2003
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


CAPA

Entregue 16ª edição do prêmio Personalidade da Tecnologia no IPT

Em comemoração ao Dia do Engenheiro (11 de dezembro), o SEESP agraciou, no dia 13, profissionais que se destacaram durante o ano em suas respectivas áreas. Nessa versão, a homenagem teve lugar no Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

EDITORIAL
Dever cumprido em 2002, muitas expectativas para 2003

 

Opinião
Bancos são condenados por cobrança de juros sobre juros

 

Reportagens
Dificuldades em 2003 tendem a ser superadas
O economista Luciano Coutinho acredita que o novo governo conseguirá controlar a taxa de câmbio e, conseqüentemente, a inflação. Abrirá, assim, caminho a um crescimento sustentado a partir de 2004, que pode ser superior a 4%.


Politécnico do futuro terá formação humanista
Além disso, o engenheiro deverá ter consciência ambiental. Habilidade para se comunicar, trabalhar em equipe e espírito empreendedor também são considerados atributos fundamentais.


Engenheiro naval encarrega-se de travessias litorâneas
Neste verão, milhares de passageiros e veículos utilizarão diariamente as balsas operadas pelo Dersa rumo às praias paulistas. Evitar problemas nesse percurso é a missão do profissional da área Fernando Ribeiro Monteiro.


Catedral da Sé reúne técnicas construtivas do século XX
Recém-restaurado e concluído, um dos principais templos católicos do Brasil foi inaugurado mais de 40 anos após o início da obra e agregou as inovações de cada período. Sua história é contada no livro “Catedral da Sé Arte e Engenharia”.


Engenheiro XXI
Comunicação é mesmo a alma do negócio!

Cursos

CANTEIRO

PC Portenge aos engenheiros
Microcomputadores a preços promocionais e com possibilidade de negociar seu equipamento antigo como parte do pagamento, desde que a tecnologia esteja em uso. O PC Portenge possui configurações específicas e inclui o software IntelliCad (um substituto ao AutoCad) e outros oficiais e regularizados quanto às licenças de uso. Isso é possível devido à parceria entre SEESP, Portenge — Portal do Conhecimento e da Tecnologia e Planac Informática. Ao adquirir um computador novo, o engenheiro ganha uma assinatura anual do Portenge; no caso de um remanufaturado, uma semestral. Informações pelo telefone (11) 3088-2881, com Vanderley Barizon.

 

Seminário sobre transporte de cargas está previsto para 2003
O evento, envolvendo os técnicos do setor, deve acontecer no Sindicato ainda no primeiro semestre de 2003. A idéia, proposta pelo presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, durante a primeira reunião do Grupo de Transporte e Trânsito da entidade para tratar da intermodalidade ferrovia-rodovia, foi reiterada por ele no segundo encontro, em 4 de dezembro, e contou com a adesão de todos os participantes. Entre os presentes, estavam representantes de diversas empresas, entidades e de secretarias do governo.

Segundo João Paulo Dutra, vice-presidente do SEESP, hoje se faz necessário articular os interlocutores das empresas operadoras para a reintegração do sistema ferroviário e uso compartilhado da malha. No ensejo, Evaldo Coratto, representante da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, sugeriu que as ações do grupo inicialmente se limitem à Região Metropolitana de São Paulo, o que foi aceito por todos. Além disso, ressaltou-se a importância de ampliar ainda mais a participação dos envolvidos na questão, para que seja definido um plano diretor ao transporte de cargas. Com tal intuito, o Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) foi convidado a realizar apresentação sobre os projetos do rodoanel e sua integração com o ferroanel. A exposição está prevista para a próxima reunião, em fevereiro.

 

Profissionais da CPFL ganham na justiça reajuste
No dia 18 de dezembro, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região julgou procedente dissídio coletivo instaurado pelo SEESP contra a CPFL. Assim, a empresa terá que conceder a todos os seus engenheiros reajuste de 7,73% retroativo a 1º de junho de 2001, sobre os salários e benefícios vigentes em maio daquele ano. A partir da publicação da determinação do TRT no Diário Oficial do Estado – o que deve ocorrer no final de janeiro de 2003 –, a empresa fica obrigada a efetuar o pagamento de imediato, exceto na hipótese de a CPFL recorrer ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) e conseguir suspender a decisão.  Nesse caso, seria necessário aguardar novo julgamento.

 

“Engenharia e Desenvolvimento Social”
Esse é o título do seminário a ser realizado pelo SEESP, em conjunto com a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), nos dias 25 e 26 de janeiro de 2003, em Porto Alegre, durante o Fórum Social Mundial. O evento acontece no auditório do Senge/RS (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul), na Avenida Érico Veríssimo, 960, com apresentação dos seguintes painéis: “Engenharia solidária” e “Sindicalismo e direitos trabalhistas”, dia 25, a partir das 10h; e “Ecodesenvolvimento no contexto da Rio+10”, “Política de transportes e poluição nas metrópoles”, “Promore – Moradia popular com dignidade – Experiência com usucapião coletivo”, “Cidadania e saneamento ambiental”, “Energia – Propostas para um novo modelo”, dia 26, entre 9h15 e 17h45.

 

Câmara aprova projeto que destina recursos da Cide ao transporte
No dia 11 de dezembro, os engenheiros da área de transportes e entidades que os representam tiveram um motivo a mais para comemorar. Na data, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou emenda substitutiva ao Projeto de Lei 6.770/02, que recebeu 212 votos favoráveis e 86 contrários, havendo três abstenções. Esse regulamenta o uso dos recursos arrecadados com a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e prevê a criação do FNIT (Fundo Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), que deverá designar pelo menos 25% dos recursos da área para aplicação em projetos de infra-estrutura de transportes metropolitana e urbana. Tais proposições devem constar dos planos diretores locais e apresentar comprovada contribuição à eliminação de congestionamentos e redução do consumo de combustíveis, bem como à melhoria do sistema de transporte público coletivo.

Conforme o PL 6.770, a parcela da Cide a ser aplicada em programas de infra-estrutura de transportes será usada apenas para investimentos. Porém, segundo a Agência Câmara, o texto aprovado permite que, em 2003, os recursos sejam destinados ao pagamento de outras despesas, como de pessoal, encargos sociais, juros, encargos e amortização da dívida, bem como para a formação de reserva de contingência. A proposta agora segue para aprovação no Senado. Para Laerte Mathias, diretor do SEESP, a aprovação desse projeto de lei vem coroar o ano de 2002, pelo esforço e trabalho do SEESP e de todo o GAT (Grupo de Ação Pró-Transporte) no período.

 

SEESP contesta acordo para liquidação do MAE
O Sindicato entrou com ação judicial visando impedir a liquidação das operações do MAE (Mercado Atacadista de Energia) conforme acertado entre as empresas do setor elétrico, o governo atual e a equipe de transição do novo. De acordo com acordo firmado em 16 de dezembro, serão pagos pelas companhias – com financiamento do BNDES – 50% dos R$ 11, 5 bilhões já movimentados, provavelmente ainda neste ano. A outra metade, segundo exigência da equipe de transição, somente poderá ser liquidada após auditoria.

A FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) entrou com representação junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a questão, entregando no dia 17 documentos complementares que comprovam a ilegalidade da operação. “Ninguém é contra o pagamento de energia consumida, porém exigimos auditoria antes e transparência no processo”, afirma Carlos Augusto Ramos Kirchner, diretor do SEESP, para quem a equipe de transição acabou cedendo a pressões ao firmar tal acordo.

 

Programa Nacional de Engenharia Solidária
A FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) lançou, em Porto Alegre, no dia 11 de dezembro, o Programa Nacional de Engenharia Solidária. A iniciativa, que será apresentada no Fórum Social Mundial, em janeiro próximo, parte da constatação de uma grande carência dos serviços das diversas modalidades de engenharia em áreas sociais. Em conseqüência, a idéia surge para articular profissionais da categoria que se disponham a prestar trabalho voluntário junto a instituições filantrópicas, através da Federação, seus sindicatos filiados e entidades que aderiram à proposta.

Os interessados em desenvolver trabalho voluntário devem preencher cadastro no site www.fne.org.br.

 

Diretor do Sindicato é homenageado
Por se destacar na área de saneamento básico em 2002, o engenheiro Cid Barbosa Lima Júnior, que é diretor do SEESP e  trabalha na Sabesp, foi homenageado pela Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) durante solenidade em comemoração ao Dia do Engenheiro (11 de dezembro). O evento ocorreu no dia 12, no Instituto de Engenharia.

JE 203

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br