JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 199 – 16 a 31 de outubro de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


CAPA

Lula e Serra falam aos engenheiros

Os candidatos à Presidência da República expõem seus planos para a área de Ciência & Tecnologia, o movimento sindical e dizem como pretendem gerar empregos à categoria.
 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

Editorial
Vox populi, vox Dei


Opinião
A dança das cadeiras e a correlação de forças no Congresso


Reportagens
Internet em ondas de rádio tem infra-estrutura garantida por engenheiro
Alternativa que assegura acesso três vezes mais rápido que o convencional, totalmente digital, o serviço é oferecido em São Paulo pelo provedor DirectNet. Aos engenheiros de telecomunicações, a tecnologia pode representar emprego.



ENGENHEIRO XXI
Dicas para quem pretende se tornar um empreendedor


Cursos

CANTEIRO

SEESP faz gestões contra instrução normativa que fere 
direitos da categoria

Em vigor desde o dia 1º de outubro, a Instrução Normativa nº 069/2002, do INSS, prejudica a edificação regular e fere direitos dos engenheiros e de outras categorias cujas profissões são regulamentadas pela Lei nº 5.194/66. Tal instrução revoga normativa anterior que previa que o interessado – proprietário de construção, pessoa física ou jurídica – poderia se utilizar de laudo técnico para rever a base de cálculo de arrecadação do Instituto. “Querer que uma contribuição que é paga com base no custo da construção civil seja feita mediante interpretação exclusiva dos funcionários leigos do INSS e sem dar chance ao contribuinte recorrer a um levantamento mais acurado dos custos envolvidos, baseados nas mesmas normas da ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas) referenciadas pelo INSS, é uma atitude truculenta que prejudica a população...”, salientou o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, em carta enviada ao presidente do Confea, Wilson Lang, em 30 de setembro último. E acrescentou: “Somente seria admissível que o INSS deixasse de aceitar que o contribuinte apresentasse seu laudo técnico se o Instituto contratasse profissionais de engenharia para a adequada orçamentação da obra construída.”

Em reunião realizada no Sindicato nesse mesmo dia, com a participação do diretor da entidade, Carlos Augusto Ramos Kirchner, de representantes do INSS, além do engenheiro Paulo Gervásio Garbelotti, que atua na elaboração de laudos técnicos, o Instituto alegou não ser contra o uso pelo contribuinte de laudo técnico para revisão do valor a ser recolhido, referente a sua construção, mas, face aos abusos ocorridos e aos maus profissionais de engenharia que fizeram laudos incorretos, teve de mudar sua sistemática para evitar perda de arrecadação. O SEESP afirmou no ensejo que os engenheiros e proprietários não podem ser penalizados pela existência de maus profissionais e que, nesse caso, cabe denúncia ao Crea.

O INSS informou que promoverá eventos para discussão da Instrução Normativa. Sua previsão é que até dezembro outra seja divulgada, atualizando-a e revendo-a.


Indicações ao Prêmio Personalidade da Tecnologia 2002
A comissão do Conselho Tecnológico do SEESP continua a receber sugestões de nomes a serem agraciados com o Prêmio Personalidade da Tecnologia. Em sua 16ª edição, esse é entregue anualmente pelo Sindicato como parte das comemorações do Dia do Engenheiro – 11 de dezembro. Os filiados podem indicar aqueles que acreditam terem se destacado em suas áreas de atuação durante o ano. As sugestões serão avaliadas à escolha dos premiados em seis categorias distintas, incluindo “Valorização Profissional”. O ideal é que seja anexada curta justificativa sobre o porquê da sugestão, a ser feita por intermédio do e-mail janete@seesp.org.br. O remetente deve também enviar seus dados para contato. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2667.


Vitória dos engenheiros marca acordo com a CPTM

O SEESP e os demais sindicatos de trabalhadores ferroviários assinaram no dia 3 de outubro o Acordo Coletivo de Trabalho. Esse assegurou avanços em alguns índices e a manutenção das conquistas anteriores. Abrange reajuste de 8%, no qual são incorporados 2% relativos ao dissídio de 2000, devido à ação decisiva e permanente do SEESP. Mais uma vitória da categoria, que participou ativamente da campanha salarial neste ano.


FSM 2003 pretende contribuir à construção de um mundo socialmente justo

Espaço democrático ao debate de idéias, apresentação e formulação de propostas, bem como articulação de ações eficazes para combater o neoliberalismo e o domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, em sua terceira edição, o Fórum Social Mundial ocorrerá novamente em Porto Alegre, de 23 a 28 de janeiro de 2003. Como nas versões anteriores, o SEESP estará presente e levará suas propostas para áreas essenciais.

JE 199

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br