JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 195 – 16 a 31 de agosto de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Fórum em Defesa do Consumidor de Energia é lançado

O movimento já nasce propondo-se a vencer árdua batalha jurídica. Pretende impedir a realização dos leilões de energia das hidrelétricas estatais, o primeiro passo para a liberação de preços no setor elétrico.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

São Paulo quer mais

O papel da imprensa independente

Reportagens
Correta especificação do concreto garante qualidade da obra
Falha nessa etapa da construção pode provocar fissuras e infiltração. Quem ensina é o engenheiro Paulo Fernando Araújo da Silva, segundo o qual a base dos problemas está no despreparo de profissionais.

TV digital deve gerar empregos a engenheiros
A nova tecnologia resultará na abertura de vagas a profissionais de diversas modalidades, desde que o Governo estabeleça contrapartidas.

Engenheiro XXI
Categoria é a mais aprovada em concursos públicos

Cursos

CANTEIRO

Engenheiros associados não pagam CPMF
Os filiados ao SEESP continuam livres do pagamento da CPMF. A entidade questionou junto à Justiça Federal a cobrança desse tributo e obteve liminar isentando-os do pagamento. Essa decisão foi confirmada por sentença favorável da 8ª Vara da Justiça Federal e continua em vigor. A Receita recorreu ao Tribunal Regional Federal, mas, enquanto a ação não for julgada em última instância, não cabe qualquer cobrança. Por isso, continua valendo o direito ao não-recolhimento do imposto do cheque aos sócios do SEESP. Cópia da sentença pode ser solicitada pelo e-mail: juridico@seesp.org.br. Informações (11) 3113-2660.

Cohab disponibiliza lotes para Promore
A Cohab de Campinas comprometeu-se a fornecer 150 lotes para construção de casas às pessoas com renda de até cinco salários mínimos. A proposta tem o objetivo de viabilizar a implantação do Promore (Programa de Moradia Econômica) na cidade, já prevista em lei. Agora resta apenas a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o SEESP, o que deve ocorrer nesta quinzena.

Brasileiros dirão se querem a  Alca
Está marcado para o período entre 1º e 7 de setembro o plebiscito organizado pela Campanha Nacional contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Na consulta, os cidadãos maiores de 16 anos responderão sim ou não às seguintes questões: se o Governo deve assinar o tratado da Alca, se deve continuar participando das negociações e se deve entregar parte do território nacional – a base de Alcântara – para controle militar dos Estados Unidos.

As urnas serão instaladas em locais como rodoviárias, estações de metrô, igrejas, sindicatos, praças. Será feita uma lista de votantes, onde constará nome e um número de identificação, cuja apresentação será necessária para participar. Nos dias 17 e 18, o resultado será divulgado em ato público em Brasília. Informações sobre locais de votação ou como se engajar na campanha podem ser obtidas junto à Secretaria Nacional do Plebiscito, pelo telefone (11) 3341-0201. Para saber mais sobre a Alca, visite o site www.mst.org.br/campanha/alca.

Cidadãos campineiros
Os engenheiros Rubens Lansac Patrão Filho e Paulo Serafim Seixas Marques Tavares, respectivamente presidente e 1º tesoureiro da Delegacia Sindical do SEESP em Campinas serão agraciados com o título de Cidadão Campineiro. A cerimônia acontece no dia 3 de setembro, às 18 horas, na Câmara Municipal da cidade (Av. Anchieta, 200, Centro).

Escola de Engenharia de Piracicaba
Walter Antonio Becari, presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Piracicaba, e Marcos Aurélio Alacoque, gerente de Recursos Humanos e Qualidade da Companhia Siderúrgica Belgo- Mineira–Usina de Piracicaba, foram eleitos pela Câmara Municipal local como membros-titulares do Conselho de Curadores da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Escola de Engenharia de Piracicaba).

Estatuto da cidade será tema de seminário
Em 11 e 12 de setembro, ocorrerá o seminário “Estatuto da cidade – universalização da assistência técnica”, com promoção do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo e apoio do SEESP e do Instituto Pólis. Serão abordados temas como “Estatuto da cidade – conteúdos e diretrizes para o desenvolvimento urbano” e “Planos diretores de desenvolvimento urbano e regional”. Entre os palestrantes, os arquitetos Nabil Bonduk e  Raquel Rolnik. O presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Bauru, Paulo Grava, falará sobre a universalização da assistência técnica, abordando o Promore (Programa de Moradia Econômica). Informações sobre preços e inscrições no site www.arquiteto-sasp.org.br ou pelo telefone (11)  229-4953.

Quércia abre “Ciclo de Debates” no SEESP
O candidato a senador pelo PMDB, ex-governador Orestes Quércia, participou, em 15 de agosto, do “Ciclo de Debates – Eleições 2002”. O evento, promovido pelo SEESP na sede da entidade, será uma oportunidade aos engenheiros e demais interessados de conhecerem as propostas dos candidatos.

Quércia criticou o modelo econômico adotado pelo Governo e defendeu um projeto com sentido nacionalista para o País. Segundo ele, essa necessidade e a impossibilidade de o seu partido lançar um candidato próprio à Presidência da República o levaram a concorrer ao Senado, onde, afirma, poderá ajudar na definição dos rumos do Brasil. Setores em que pretende contribuir são a segurança pública e saúde. Questionado pela platéia, afirmou que apoiará os investimentos na área de tecnologia e infra-estrutura e disse ser contra a privatização da Sabesp. Ele reafirmou ainda seu voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora seu partido esteja oficialmente coligado a José Serra (PSDB).  No final, Quércia recebeu do presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, propostas às áreas de energia, transportes, saneamento, trabalho e segurança, elaboradas por grupos de trabalho da entidade.

Evento No dia 26, o convidado será o ex-prefeito Paulo Maluf, que disputa o Governo do Estado pelo PPB. Em 5 de agosto, o candidato a senador pelo PCdoB, Wagner Gomes, já havia visitado a Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista. Ele assegurou que lutará por emprego, crescimento econômico e na defesa da CLT e da unicidade e do imposto sindicais.

Assinado acordo na CTEEP
No dia 9 de agosto, foi assinado o acordo coletivo de trabalho na CTEEP. Os engenheiros terão 7% de reajuste salarial; piso de R$ 1.900,00; gratificação de férias, conforme a legislação; abonos de 10% para todos os empregados, nos meses de setembro e outubro próximos, mais R$ 400,00 em janeiro de 2003. Além disso, os oriundos da EPTE terão abonos compensatórios de 10% em setembro e 5% em janeiro de 2003.

Ferroban: ação de 5% de abono aos associados
O SEESP abrirá novo grupo de interessados em pleitear na  Justiça a gratificação mensal de férias (abono de 5%). Os engenheiros filiados receberão orientação por carta sobre como proceder para aderir à ação.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901