JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 193 – 16 a 31 de julho de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Aumento da temperatura da Terra pode ter conseqüências desastrosas nos próximos 100 anos

Se forem mantidos os níveis atuais de emissão de gases de efeito estufa, no próximo século a temperatura do planeta pode ter aumentado 5,8ºC. O grande desafio para evitar o desastre e conscientizar as pessoas é superar interesses econômicos, especialmente dos Estados Unidos.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

Tecnologia, o gargalo nacional

As eleições de outubro e a responsabilidade sindical

Reportagem
Avaliação e perícia em engenharia é atividade sem rotina
Aberta a todas as modalidades da engenharia, a função requer formação especializada, como a oferecida pelo Ibape. Profissionais garantem que o trabalho é dinâmico e gratificante e tem mercado diversificado.

Integração à Alca ameaça trabalhadores
Considerada a ampliação do Nafta, a Área de Livre Comércio da América deve ter os mesmos efeitos nefastos que o acordo da América do Norte: flexibilização e precarização, arrocho salarial e aumento do desemprego.

Engenheiro XXI
Entrevista
Cursos

CANTEIRO

Continua batalha por recursos para o transporte urbano
Aconteceu em Brasília, em 25 de junho último, a sexta reunião entre entidades ligadas ao setor de transportes e integrantes da Frente Parlamentar e da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, para avaliar o andamento do Projeto de Lei nº 6.770/02, que assegura a destinação de recursos da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) ao transporte público urbano. A medida é considerada uma das soluções para a crise de mobilidade das metrópoles, que causa perda de divisas, produtividade no trabalho e horas em congestionamentos, gastos desnecessários de combustível, excesso de custo no transporte por ônibus e problemas ambientais, que se refletem em danos à saúde da população, agressão à camada de ozônio e aumento do efeito estufa. Segundo Laerte Mathias de Oliveira, diretor do SEESP, a expectativa é aprovar o projeto na Câmara dos Deputados e no Senado no mês de agosto, já que não foi posto em votação antes do recesso parlamentar. Para que isso aconteça, “é preciso que as entidades continuem empenhadas em encaminhar soluções para um dos problemas mais críticos existentes no País, visto que há pressões para alterar o PL, retirando recursos destinados ao transporte público dos grandes centros”. Para ele, esse encontro “serviu para buscar apoio junto às lideranças parlamentares, como o presidente da Câmara, Aécio Neves, e o líder do Governo, Arnaldo Madeira, que se comprometeram a resolver esse impasse o quanto antes”.

Participaram também da reunião Emiliano Stanislau Afonso, da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo), Ronaldo Rocha, do Simefre (Sindicato dos Fabricantes de Equipamentos Metro -Ferroviários), Luiz Cezário Amaro Silveira, da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Nazareno S. Afonso, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Marcos Bicalho Santos, da NTU (Associação das Empresas de Transporte Urbano), entre outros.

Engenheiros ratificam proposta da CPFL
No dia 12 último, assembléia da categoria aprovou proposta final da CPFL para o acordo coletivo de trabalho, apresentada no dia 2 de julho, que garantirá sua prorrogação até 2004. Assim, os engenheiros terão sobre o salário-base de 31 de maio: reajuste salarial de 6,6% e dois abonos de 12%, a serem pagos em duas parcelas, uma em agosto e outra em novembro próximo. Os benefícios também terão correção de 6,6%, a partir de janeiro de 2003. Quanto à Participação nos Lucros e Resultados, será pago 50% do valor no mês de setembro de 2003 e o restante em abril do ano seguinte. Esse processo se repetirá em 2004: 50% no mês de setembro e o saldo restante no mês de abril de 2005. Nesse último, as regras para estipular o valor de referência da PLR serão negociadas e definidas em comum acordo entre a CPFL e entidades sindicais representativas dos empregados em junho 2003.

Fechado acordo na Cesp
Com aprovação da proposta da Cesp em assembléias no dia 5 último, os engenheiros terão 7% de reajuste salarial e vale-refeição com valor mensal de R$ 210,00. Quanto à participação nos resultados, será distribuído aos empregados 2% do resultado da empresa, limitado a uma folha de pagamento, vinculado aos desempenhos dos indicadores técnicos e econômicos/financeiros, que será pago da seguinte forma: 52,5% de parcela fixa e igual a todos empregados e 47,5% de parcela variável do salário nominal de cada funcionário, acrescido de adicional por tempo de serviço.

Firmado acordo parcial no Dersa
No dia 15 de julho, em mesa-redonda na DRT (Delegacia Regional do Trabalho), foi ratificado o acordo coletivo de trabalho parcial no Dersa, relativo às cláusulas sociais. Quanto às econômicas, o SEESP e demais sindicatos de trabalhadores da empresa ingressaram com dissídio coletivo contra a empresa no Tribunal Regional de Trabalho.

Assembléias avaliarão proposta da Cteep
Estavam marcadas para o dia 16 de julho assembléias em São Paulo e em Bauru para deliberação da proposta que a Cteep apresentou como sendo sua palavra final. Ela inclui, entre outros pontos, reajuste de 7%; discussão da PLR, limitada a uma folha nominal; gratificação de férias, de acordo com a legislação, mais abono de R$ 400,00 e abonos compensatórios.

Piracicaba realiza 1ª Feira da Construção Civil
O evento acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, no Engenho Central, promovido pela Delegacia Sindical do SEESP em Piracicaba. O espaço é destinado a expositores de lojas de materiais de construção, escritórios de engenharia, lojas de materiais elétricos e hidráulicos, construtoras e incorporadoras, indústrias ligadas à construção civil, empresas de terraplenagem, paisagismo  e imobiliárias. Interessados em expor seus produtos e divulgar sua empresa devem reservar estande pelos telefones (11) 3422-0634 e 3402-6327. Maiores informações no site www.fecopi.hpg.com.br.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fabiane B. Ferraz, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901