JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 189 – 16 a 31 de maio de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE



CAPA


SEESP lança Murilo ao Crea-SP e apóia Lang ao Confea
Durante reunião na entidade, foi indicado o nome de Murilo Celso de Campos Pinheiro, hoje à frente do Sindicato, à Presidência do Crea-SP. Também foram validadas as candidaturas de Fernando Gomes e Balmes Garcia a conselheiros federais por São Paulo e definido o apoio ao atual presidente do Confea, Wilson Lang, à reeleição.
 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

Editorial
Em defesa da democracia e da tecnologia


Opinião
Adicional de periculosidade


cartas
Rodovias


ReportageM
Abertura de cinemas amplia mercado aos engenheiros
A proliferação de multiplex, que reúnem diversas salas de exibição e opções em um mesmo espaço, no Brasil tem despertado o interesse de investidores. Aos profissionais da categoria em diversas áreas, os novos empreendimentos representam oportunidade de trabalho.


ENGENHEIRO XXI
Fundação Vanzolini: 35 anos de ensino

Cursos


CANTEIRO

Sindicato lança candidatos aos conselhos da Sabesprev
Até 23 de maio, das 8h às 17h, acontecem pela Internet as eleições para representantes dos trabalhadores da Sabesp nos conselhos da Sabesprev. Para que seja garantida a participação efetiva dos empregados da companhia, de modo a assegurar administração eficiente e transparente dos recursos da Sabesprev, o SEESP apóia os candidatos Cid Barbosa Lima Júnior (Conselho Fiscal) e Ivan Norberto Borghi (Deliberativo). Ambos são engenheiros e têm ampla experiência associativa e sindical.


SEESP em Lins aborda questões cruciais na Câmara Municipal
Em sessão ordinária naquela casa de vereadores na cidade, no dia 8 de abril último, o presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Lins, Milson Cesar Pagliarini, fez uso da palavra na tribuna livre. Em sua preleção, ele lembrou a importância do Fórum Social Mundial como trincheira de resistência aos excessos praticados pelos países desenvolvidos e falou sobre os temas tratados, como a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), a iniciativa de combate à globalização neoliberal e a necessidade de criação de condições que favoreçam um mundo sem guerras. Além disso, efetuou a leitura da II Carta de São Pedro, aprovada no II Congresso Estadual Trabalho–Integração–Compromisso, realizado em março deste ano. Milson enfatizou que a luta por um mundo melhor não pode ser partidária. No ensejo, diversos vereadores parabenizaram o Sindicato por seu posicionamento acerca das questões sociais e mundiais.


Campanhas salariais
Fiesp
– Foi firmada a Convenção Coletiva de Trabalho dos engenheiros que trabalham na indústria. Essa abrange reajuste salarial de 9%, piso de R$ 1.350,00 para jornada diária de seis horas e de R$ 2.025,00 para oito, garantia de reciclagem tecnológica, entre outras conquistas.

CPFL – Estava prevista para 17 de maio assembléia para aprovação da pauta de reivindicações dos engenheiros. A data-base é em 1º de junho.

Sabesp – Tiveram início as negociações com a companhia no dia 14, com vistas ao Acordo Coletivo de Trabalho dos engenheiros.

SPTrans – Em reunião de negociação entre o SEESP e a empresa no dia 9, foram discutidas cláusulas técnicas e sociais, com algumas conquistas asseguradas. No dia 16, seriam deliberados os itens econômicos.

Metrô – As negociações avançaram, sendo mantidas, em reunião no dia 14, cláusulas técnicas e sociais preexistentes. A próxima rodada estava prevista para dia 16, quando seriam apresentados itens econômicos.


A metrópole do trabalho
Esse é o título de livro lançado no dia 8 de maio, de autoria do economista Marcio Pochmann. Na obra, ele aponta as tendências do emprego em São Paulo e explica como a cidade se transformou no maior centro de desempregados do País. O livro integra a Coleção São Paulo Século 21 – SP 21 da Editora Brasiliense.


Transporte e trânsito têm possível solução com a destinação de recursos da Cide
Dia 8 de maio, foi votado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal o Projeto de Lei nº 6.770/02, que dispõe sobre a aplicação dos recursos originários da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), atendendo à Lei nº 10.336/01. Agora, esse segue para aprovação na Câmara e no Senado Federal, o que deve ocorrer em breve, para que as verbas designadas sejam utilizadas em 2003.

O projeto de lei cria o FNIT (Fundo Nacional de Infra-estrutura de Transportes) e define a destinação de 25% de seus recursos à infra-estrutura do transporte público metropolitano urbano. Isso representa vitória das entidades representativas do setor de transportes e dos trabalhadores nessa área, que acompanharam e discutiram a matéria em Brasília. Entre elas, SEESP, Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo), Simefre (Sindicato de Fabricantes de Equipamentos Metroferroviários), Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e ANTP (Associação Nacional do Transporte Público), além das secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e Municipal dos Transportes.

Outra conquista foi a abertura de espaço a representantes da sociedade civil participarem no Conit (Conselho Nacional de Infra-estrutura de Transportes), instituído por esse projeto e formado também pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano, além de vários ministros.


Novo regulamento de segurança contra incêndio é discutido em Marília
Aconteceu no dia 16 de abril último o 1º Seminário de Segurança contra Incêndio de Marília. Promovido pelo SEESP, por intermédio de sua Delegacia Sindical naquela cidade, e por diversas outras instituições e realizado na Unimar (Universidade de Marília), o evento reuniu 450 profissionais, entre engenheiros, arquitetos e bombeiros de todo o Estado. Na oportunidade, foi apresentada e discutida a Lei Estadual nº 46.076, que regulamenta as novas normas de prevenção e combate a incêndios em território paulista e está em vigor desde 22 de abril.


Assistência previdenciária no SEESP
O Departamento Jurídico do Sindicato está atendendo pedidos de aposentadoria e pensão, contagem de tempo de serviço, orientação sobre demais questões relativas à Previdência e recursos. A assessoria é feita de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30, com Cristina, pelo telefone (11) 3113-2663.

JE 189

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br