JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quinzenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 162 – 1º a 15 de março de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA
PETROBRÁS AMEAÇADA
A denúncia é da associação dos engenheiros da empresa, que garante estar em andamento o desmonte da estatal. Entidade aponta irregularidades na permuta de ativos entre essa companhia brasileira e a espanhola Repsol.

 

 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
As vantagens competitivas da 
Engenharia paulista


OPINIÃO
Os acidentes e a negligência no 
setor elétrico paulista


REPORTAGEM
Engenharia de áudio une lógica à arte
Sem dispensar o trabalho artístico dos músicos, o profissional dessa área Milton Miné usa tecnologia de ponta para criar trilhas sonoras em peças publicitárias ou desenhos animados.

Participação feminina restrita
Ao comemorar o primeiro Dia da Mulher do terceiro milênio, em 8 de março, o País ainda apresenta indicadores de mercado de trabalho que combinam mais com o século passado, inclusive na Engenharia.

 

CANTEIRO

Procissão fluvial homenageia padroeira dos navegantes
Aconteceu em 11 de fevereiro último a 1ª Festa da Padroeira dos Navegantes em Fartura, cidade localizada no sudoeste do Estado de São Paulo. Promovido pela Apreservita (Associação pela Preservação do Vale do Itararé), o evento foi idealizado e coordenado pelo fundador dessa, Laerte Mathias de Oliveira, também diretor do SEESP, uma das entidades que apoiaram a atividade.

Na oportunidade, cerca de 75 embarcações participaram de procissão fluvial acompanhando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em trajeto de aproximadamente 15 quilômetros pelo Itararé, com bênção dos barcos na chegada. Prefeitos e demais autoridades de vários municípios da região prestigiaram a festa, cuja renda foi revertida para entidades filantrópicas. Eventos do gênero ocorrem tradicionalmente em outros pontos do Brasil e, devido ao êxito da iniciativa pioneira em Fartura, assistida por cerca de 3 mil pessoas, Laerte Mathias pretende torná-la anual em mais esse destino.

SEESP acompanha transferências na Elektro
Com a mudança da sede da empresa para Campinas, a transferência de seus funcionários é inevitável. O Sindicato está atento aos encaminhamentos da companhia relativos à questão e aguarda da Elektro postura que minimize os impactos desse processo.

Diretor do SEESP recebe moção
A Câmara Municipal de Araras concedeu ao engenheiro mecânico Maxwell Wagner Colombini Martins, em 2 de fevereiro último, moção congratulando-o por sua eleição a conselheiro do Crea-SP para o biênio 2001-2003. Naquele órgão, ele representará o SEESP, entidade da qual é diretor.

Sindicato e Sebrae promovem oficinas ao empreendedor
A agenda do Programa Engenheiro Empreendedor – parceria entre o Sebrae-SP e o SEESP – para os meses de março a maio inclui oficinas voltadas à gestão de negócios e à prestação de serviços. Estão previstas as seguintes: "A missão da consultoria", de 12 a 15/3 ou de 23 a 26/4; "Desenvolvendo o empreendedor para o sucesso", de 26 a 29/3 ou de 21 a 24/5; "Negociação", de 2 a 5/4; e "A importância da criatividade", de 7 a 10/5, todas na sede do SEESP, das 18h30 às 22h30, ao custo simbólico de R$ 20,00. Detalhes pelo telefone (11) 3113-2640.

Previdência complementar e idade mínima para benefício em pauta
No dia 13 de fevereiro, os diretores da Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista, Newton Guenaga e Edison Fonseca, estiveram presentes no seminário "O futuro da previdência complementar e a garantia dos direitos dos participantes", em Brasília. Promovido pela Comissão Pró-Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão, o evento visou instituir ofensiva política para derrubar o Decreto nº 3.721, que estipula a idade mínima de 60 anos para aposentadoria complementar. Para os dirigentes do SEESP, o caminho é ingressar com ações individuais ou coletivas envolvendo o Ministério Público.


Campanhas salariais

Cosipa
– A Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista está efetuando pesquisa pela intranet da Cosipa para definição da pré-pauta de reivindicações até a segunda semana deste mês. Neste ano, na empresa somente serão discutidos itens econômicos, pois o Acordo Coletivo abrangendo as cláusulas sociais vigora até 2002. A data-base é 1º de maio.

Ferroban
– Em reunião de negociação realizada na sede do SEESP, no dia 21 de fevereiro último, foi acordado que o índice de reajuste – ainda indefinido – será estendido à gratificação de função. Além disso, a empresa afirmou ser impossível atender a uma reivindicação do SEESP relativa a adiantamento salarial. O Sindicato dos Engenheiros solicitou à companhia que reveja tal decisão e firme um protocolo de intenções referente à questão, o qual deve ser apresentado. Na próxima reunião de negociação, marcada para dia 7 deste mês, a empresa comprometeu-se a expor proposta relativa à cláusula 31, que dispõe sobre direitos assegurados aos engenheiros oriundos da Fepasa em acordos anteriores, entre outras.

Cesp – Conforme previsto no Acordo Coletivo, a empresa pagou no dia 23 de fevereiro abono de 15% sobre os salários.

Sabesp – O dissídio 1999-2000 foi julgado no dia 22 de fevereiro pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), que deliberou pelo seu arquivamento sem analisar o mérito.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva, Kleber Gutierrez. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br.  Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br