JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 153 – 15 a 30 de setembro de 2000 - Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Eleição de Almir Pazzianotto 
traz novos ares ao TST



OPINIÃO
Ecovias, privatização, degradação e tarifas


CARTAS
Sugestões


REPORTAGENS

Eleições municipais 2000 em pauta
O SEESP promoveu o Fórum de Debates "A Engenharia e a Cidade" no período pré-eleitoral. Na Capital, contou com a presença dos cinco principais concorrentes ao Executivo. Eventos semelhantes foram realizados no Interior e Litoral, bem como outras iniciativas ao aprimoramento da democracia (conheça ainda os diretores do SEESP candidatos nesta página).


Campanhas Salariais
Embora o contexto seja propício às mobilizações, nas estatais, os engenheiros vêm encontrando dificuldades. A postura do Governo é de não propor qualquer reajuste e insistir em cortar benefícios.


ENGENHEIRO XXI

Entrevista
O engenheiro aeronáutico Isak Kruglianskas, professor da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis) da USP e coordenador dos cursos USP-MBA, do Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos da FIA (Fundação Instituto de Administração), falou sobre a importância dessa formação ao JE 0n Line.

Cursos Acompanhe alguns cursos oferecidos 
por esse programa.

Eventos


ESPECIAL ELEIÇÕES 2000

O Sindicato dos Engenheiros 
e as eleições municipais


Conheça os engenheiros 
candidatos a vereador e a vice-prefeito 
no Estado de São Paulo
CANTEIRO

SEESP faz 66 anos
No dia 21, o SEESP completa 66 anos de existência e luta em defesa da categoria e da profissão. A comemoração acontecerá no dia 23, a partir das 19h30, no Clube Monte Líbano. Os convites são limitados. Faça já sua reserva pelo telefone (11) 3113-2640.


Instituída Comissão de Conciliação na Cosipa
Alternativa prevista na Lei Federal nº 9.958 de 12 de janeiro deste ano, que abriu a possibilidade de entendimento e mediação antes de as partes ingressarem com ações nas varas da Justiça do Trabalho, a Comissão de Conciliação Prévia vem sendo discutida nessas campanhas salariais e já está sendo instituída ou em vias de implantação em algumas empresas. Na Baixada Santista, a primeira foi instalada na Cosipa, mediante acordo assinado no dia 1º último entre a siderúrgica e o SEESP.


Nova luz sobre a desestatização
O livro "O Brasil Privatizado II", de Aloysio Biondi, será lançado no dia 21 de setembro para homenagear o autor, falecido em 21 de julho último. O jornalista se destacou como crítico consistente e incansável dos desmandos praticados no País, demonstrando-os com rara competência e precisão. A iniciativa é da Editora Fundação Perseu Abramo, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. O lançamento acontecerá às 19h30, no auditório dessa escola, na Avenida Paulista, 900, 5º andar, na Capital.


Novo encontro na Capital
Dando seqüência às atividades voltadas aos engenheiros autônomos, pequenos empresários e empreendedores, na segunda quinzena de outubro acontecerá na Capital novo Encontro dos Engenheiros Empreendedores. O objetivo é debater as propostas tiradas no primeiro evento, realizado em Ibitinga entre os dias 18 e 20 de agosto último. Participarão profissionais de todo o Estado. Informações (11) 3113-2610.


Balcão de Negócios no SEESP
Desde o dia 6 de setembro, está funcionando no SEESP o Balcão de Negócios do Sebrae-SP, na Sala do Empreendedor. O objetivo é oferecer maior suporte aos engenheiros autônomos, pequenos empresários e empreendedores. O balcão de negócios utiliza metodologia e produtos do Sebrae-SP. Nele, os interessados obtêm informações sobre abertura de empresas, linhas de crédito, palestras e planos de negócios. Além disso, estão previstos a realização de cursos de treinamento empresarial e seminários. E um "Programa de Qualidade Total", destinado à pessoa jurídica, um "Programa Empretec" e um "Projeto Ideal", todos com desconto. Atendimento todas as quartas-feiras, das 9 às 14h. Informações (11) 3113-2638, com Laura.


Curso gratuito continua
O SEESP oferece, até 30 de setembro, o curso gratuito de formação de empreendedores, coordenado pelo Sebrae-SP. Ainda há vagas nos períodos da manhã, tarde, noite e aos sábados. Informações e inscrições (11) 3113-2640 ou www.seesp.org.br.


Plebiscito da Dívida tem 5,5 milhões de votantes
O Plebiscito Nacional da Dívida Externa, promovido por diversas entidades, entre elas CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), além dos partidos políticos de oposição (PT, PCdoB, PSTU, PCB e PDT), realizado durante a Semana da Pátria, levou 5.476.115 cidadãos às urnas, o que representa 5,16% do eleitorado. Esses são os resultados parciais, divulgados pela organização do protesto, em 13 de setembro, apontando que 95% dos votantes responderam "não" às questões indagadas pelo plebiscito. Eram elas: "O governo brasileiro deve manter o atual acordo com o FMI? O Brasil deve continuar pagando a dívida externa, sem realizar uma auditoria dessa, como previsto na Constituição de 1988? Os governos federal, estadual e municipais devem continuar usando grande parte do orçamento público para pagar a dívida interna aos especuladores?"

Segundo manifesto divulgado pelas entidades organizadoras, o plebiscito atingiu seus objetivos: "Chamada a opinar, uma expressiva parcela da população tomou posição frente a temas que o governo prefere ver tratados apenas por seus especialistas." A mobilização continua, agora por um plebiscito oficial e pela formulação de um modelo alternativo de desenvolvimento econômico e social.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais,  Fernando Bueno. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Edição: 16 a 30 de agosto 2000. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br