logo seesp ap 22

 

BannerAssocie se

700 Entrevista

Além de habilidades técnicas para ocupar o cargo, o candidato precisa demonstrar que seus talentos, competências e atitudes atendem ao que a empresa busca. Por isso, é possível preparar-se para garantir uma boa impressão na entrevista de emprego e conquistar uma oportunidade de trabalho ou mesmo promoção. A seguir, destacamos algumas questões levantadas em pesquisa realizada pela Catho, onde foi possível analisar os comportamentos que mais prejudicam o candidato no momento da seleção.

 

>> Expressão corporal

Posturas mais mal vistas pelos recrutadores:

  1. Não olhar nos olhos: 83,5%

  2. Má postura: 70,1%

  3. Braços cruzados: 38,5%

Note: É interessante observar que as respostas mais frequentes são posturas desagradáveis não apenas na entrevista, mas em todas as situações do dia a dia do profissional.

>> Expressão verbal

Antes da entrevista é preciso estudar e alinhar tudo o que deve ser transmitido ou não. Se atente para não cometer erros de expressão e vícios de linguagem. A preparação para a entrevista é a melhor maneira de evitar esses erros.

  1. Gíria: 70%

  2. Falta de clareza ao se expressar: 55,9%

  3. Erro gramatical: 51,3%

>> Apresentação pessoal

Em relação à roupa, às vezes menos é mais. De qualquer forma, o bom-senso é sempre um bom companheiro nessas horas. Existem locais de trabalho mais tradicionais, e nesse ambiente é necessário ter muito cuidado na hora de escolher o que vestir. Em locais mais descontraídos é possível se vestir mais livremente, mas por se tratar de um primeiro contato é melhor se apresentar de maneira formal e se adequar conforme as próximas fases.

Mulheres

  1. Comprimento das roupas: 73,2%

  2. Maquiagem pesada: 44,9%

  3. Tatuagem/Piercing: 33,3%

Homens

  1. Camiseta de time: 61,6%

  2. Barba por fazer: 48,6%

  3. Excesso de acessórios (correntes, anéis, pulseiras etc.): 40,2%

>> Comportamento

Hoje, o comportamento de um candidato possui quase o mesmo peso que as competências técnicas. É importante portar-se de maneira adequada, afinal a entrevista é a primeira oportunidade de se apresentar.

  1. Não demonstrar interesse/entusiasmo: 67,0%

  2. Ficar disperso durante a entrevista: 62,7%

  3. Perguntar, logo de início, sobre salário e benefícios oferecidos: 40,9%.

Receba o SEESP Notícias *

agenda