JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 176 – Outubro de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

Clique na imagem para ampliá-la

CAPA

Ampla participação marca solenidade de posse e 67º aniversário do SEESP

Com cerca de 1.800 convidados presentes, o evento, apesar do clima de festa, foi marcado pelas discussões que dominam o cenário político e sindical brasileiro.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL
Colocar o mundo na rota da paz

OPINIÃO
Lei de Inovações

REPORTAGENS

Definido termo de adesão ao pagamento das perdas do FGTS
Se a escolha for por aceitar as regras do Governo, o engenheiro deve preencher formulário, à disposição a partir de 5 de novembro. Ao entregá-lo, estará abrindo mão da ação na Justiça, de autoria do SEESP.

Um engenheiro no Caminho de Santiago
A experiência de Walter Henrique Bernadelli e dois parentes, que, em 1998, fizeram a peregrinação a Santiago de Compostela, está relatada no livro “Campo das Estrelas. Lançada neste ano, a obra foi escrita por Accacio de Oliveira Santos Junior, que também participou da aventura.

CANTEIRO

Engenheiros unem-se contra venda da Copel
A luta para impedir a privatização da Copel (Companhia Energética do Paraná), cujo leilão está marcado para 31 de outubro, ganhou um for­te aliado em São Paulo: o SEESP. Como primeira iniciativa, seus dirigentes se reuniram, na sede dessa entidade na Capital no dia 21 de setembro último, com os do Senge-PR (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná). O objetivo foi debater as estratégias possíveis para barrar a venda da empresa. Uma das principais falhas apontadas no edital é a exigência de ampliação da capacidade instalada de apenas 20%. Ao longo da concessão de 30 anos, isso representa crescimento anual de 0,61%, quando a estimativa de aumento da demanda é de 5%.
“A Copel é uma empresa empreendedora e graças aos investimentos feitos – na última década, a capacidade instalada passou de 2.045MW para 4.545MW – o Paraná está fora do racionamento. A perspectiva de privatização nos moldes previstos acaba com essa vocação”, ponderou o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt. Outro grave problema é a avaliação feita para estipular o preço mínimo da Copel, que, utilizando o método de fluxo de caixa descontado, chegou a R$ 4,3 bilhões por 45% das ações da empresa, hoje pertencentes ao governo. Tal valor corresponde a apenas 54% dos US$ 2,8 bilhões que foram investidos na companhia nos últimos seis anos.

Comitê Paulista em Apoio ao FSM
Formado recentemente com o objetivo de dar maior representatividade ao Fórum Social Mundial, que acontece em Porto Alegre no início de 2002, o Comitê Paulista em Apoio ao FSM tem em sua composição membros de diversas entidades, entre elas o SEESP. O grupo já realizou duas reuniões e, entre suas ações, apoiou o Ato pela Paz, ocorrido no dia 28 de setembro último. E no dia 11 próximo, a partir das 19h30, promove debate na sede do SEESP sobre conjuntura internacional. Informações sobre as atividades do Comitê Paulista estarão disponíveis em breve na página www.fsmcomitepaulista.org.

SEESP garante reintegração
Demitido sem justa causa em março deste ano da Sanasa, o engenheiro Miguel Moreno Júnior procurou a Delegacia Sindical do SEESP em Campinas. Uma vez que foi admitido por concurso público, a entidade, por intermédio de seu Departamento Jurídico, ingressou com ação na Justiça, pleiteando a anulação da demissão e sua reintegração ao emprego. Há cerca de 15 dias, a juíza da 7ª Vara do Trabalho de Campinas julgou a ação procedente. Isso porque considerou que a Sanasa é uma empresa de economia mista com controle majoritário do poder público (Prefeitura de Campinas) e, portanto, seus funcionários concursados somente podem ser dispensados com motivação, a bem do interesse público. O engenheiro já retomou suas funções na companhia.

Posses regionais
Já estão marcadas as solenidades de posse das diretorias das Delegacias Sindicais do SEESP em Jacareí (10), Campinas (19) e Alta Mogiana (20). Nas duas últimas, serão servidos coquetel e jantar. Maiores informações nas Delegacias (clique aqui para ver endereços e telefones).

20º Aniversário de Formatura
A Aexam (Associação dos Ex-Alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia) promove no dia 20 de outubro o Encontro Comemorativo do 20º Aniversário de Formatura da turma 16.000 de 1981. O evento inclui em sua programação visita às instalações da escola e churrasco. O custo por pessoa é de R$ 35,00 e o pagamento deve ser feito até o próximo dia 11, por meio de depósito bancário (Itaú, c/c nº 06088-9, Ag. 2923). A ex-alunos associados à Aexam, o preço é de R$ 25,00. Para confirmar presença, é imprescindível enviar o comprovante nominal de pagamento pelo fax (11) 5549-3298 ou 5571-2250.

Em memória
Faleceu no dia 14 de setembro último o diretor adjunto da Delegacia Sindical do SEESP em Alta Mogiana, Carlos Roberto Coeli Cortez. Aos 45 anos, ele teve sua vida ceifada e seus planos interrompidos abruptamente. Formado em 1983 pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) em Engenharia Mecânica, com pósgraduação em Administração avançada com ênfase em produção, Coeli nasceu em Limeira, no interior de São Paulo. Mudou-se para a também paulistana Ribeirão Preto em 1985 para trabalhar no Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), onde atuava. Deixa filhos e duas netas.

Volta

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901