Canteiro

Agendado III Ecovale
O III Encontro do Meio Ambiente do Vale do Paraíba acontecerá de 20 a 22 de outubro de 2005 em Taubaté, na Associação Desportiva da Polícia Militar. Já estão definidos na programação provisória temas como “Biocombustíveis”, “Diagnóstico e controle da poluição do ar”, “Co-geração com gás natural”, “O meio ambiente e sua influência no mercado de trabalho” e “Responsabilidade social: o meio ambiente e a saúde”. O objetivo do evento é apresentar propostas que assegurem a preservação dos recursos naturais, valorizem as fontes alternativas de energia, promovam a coleta seletiva e a reciclagem do lixo e garantam saneamento básico e despoluição dos rios. A realização é da Delegacia Sindical do SEESP em Taubaté, que também promoveu as duas primeiras edições desse encontro. A cobertura da mais recente está disponível no site www.ecovale.org.br.

Extrato de INSS deve ser apresentado
Aposentados e pensionistas que recebem complementação da Secretaria de Estado de Negócios da Fazenda continuam obrigados a apresentar os extratos de benefícios do INSS. Esses devem ser encaminhados às divisões seccionais responsáveis pelos pagamentos. O descumprimento da regra, segundo a secretaria, pode acarretar a interrupção da remuneração.

Novo plano de saúde traz maior economia a engenheiros
O SEESP e a SulAmérica criaram um seguro-saúde coletivo aos engenheiros, arquitetos e tecnólogos de São Paulo. Trata-se de um benefício médico personalizado, com desconto de até 60% em relação aos planos individuais similares. Informações pelo telefone (11) 3352-1003, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30.

Adeus a Mário Nigro
No dia 28 de dezembro, na cidade de Jaú, interior de São Paulo, faleceu o engenheiro Mário João Nigro, o mais antigo profissional filiado ao SEESP ainda ativo. Graduado na modalidade civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1933, não poupou esforços para desempenhar um papel importante na engenharia. No ano de 1946, associou-se ao sindicato com a matrícula nº 170. Sua atuação incansável mereceu, em 1999, por ocasião das comemorações dos 65 anos do SEESP, uma homenagem da entidade. Partiu aos 93 anos e será lembrado pelos exemplos deixados ao longo de sua caminhada.

Alteração equivocada na NR 10
Vem sendo criticada por engenheiros de segurança do trabalho a Portaria nº 598, de 7 de dezembro último, do Ministério do Trabalho e Emprego, que alterou a NR (Norma Regulamentadora) nº 10, referente a instalações e serviços em eletricidade. Segundo dirigentes do SEESP, a mudança torna o texto extremamente superficial no que diz respeito ao SEP (Sistema Elétrico de Potência), o que compreende geração, transmissão e distribuição. Ainda conforme eles, outras situações, do SEC (Sistema Elétrico de Consumo), deveriam ser tratadas em anexos à NR.

Texto anterior

JE 248