Hora de negociar

Têm início neste mês de abril as campanhas salariais dos engenheiros que atuam nos diversos setores da economia em todo o Estado, abrangendo um universo de aproximadamente 100 mil profissionais. No dia 6 último, realizamos no auditório do SEESP o nosso já tradicional “Seminário de abertura das campanhas salariais”, com o qual damos a largada no processo de negociação com as empresas e sindicatos patronais.

O encontro tem se mostrado bastante útil e proveitoso, ajudando-nos na busca de aprimoramento desse diálogo, que é fundamental.

Em 2004, como bem foi lembrado durante o evento, o esforço de entendimento, mesmo numa relação que por natureza é conflituosa, será ainda mais importante, tendo em vista as dificuldades que enfrentamos no País. A lógica do não-crescimento que estagnou nossa economia em 2003 proporcionou significativa perda de renda, especialmente para as camadas médias da sociedade, também punidas com um sistema tributário inadequado.

O processo de concentração de renda, lamentavelmente observado desde os primórdios da nossa história, foi mantido e vivemos uma situação tenebrosa. Num estudo sobre o tema, o professor Marcio Pochmann demonstra, por exemplo, que 0,03% das famílias brasileiras detêm 10% da riqueza. Uma conseqüência desse fenômeno é sem dúvida o achatamento da classe média, que, como disse o economista Waldir Quadros em entrevista a Elio Gaspari no jornal Folha de S. Paulo, “deslizou para a pobreza”. Segundo ele, a renda das categorias profissionais que, por definição, colocam as pessoas nesse patamar de poder aquisitivo contraiu-se e muitas delas passaram do grupo B para o C ou do C para o D.

Desnecessário dizer que é preciso lutar contra essa tendência. Evidentemente, uma mudança drástica na distribuição da riqueza do País dependerá de medidas governamentais: crescimento econômico, reforma agrária, arrecadação eficiente e justa de impostos e aporte de recursos nos serviços essenciais.

No entanto, as negociações coletivas representam momento propício para se encontrar maneiras de recomposição de seus ganhos, não só pelo reajuste, mas também buscando aumentos reais e agregando outros benefícios, como a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).  Além das reivindicações salariais, as negociações poderão propiciar ainda avanços em diversos pontos de interesse da categoria e também das empresas, como a reciclagem tecnológica.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro

Texto anterior