Canteiro

SEESP sedia ato em solidariedade à Venezuela
Os dois anos da tentativa de golpe de Estado no país de Chávez foram lembrados em São Paulo com a realização de um ato público em solidariedade à revolução bolivariana, realizado no dia 12 de abril. Promovido pelo Instituto Maurício Grabois, Comitê dos Cinco Patriotas Cubanos, Associação Nossa América e outras entidades, o evento ocorreu no auditório do SEESP. No ensejo, foram transmitidos trechos do vídeo “A revolução não será televisionada”, da irlandesa Kim Bartley, o qual denuncia a manipulação grosseira da maioria da mídia local e internacional em favor do malfadado golpe em 11 de abril de 2002 e demonstra que seu fracasso deveu-se a pressão da população.

O evento contou com a presença dos deputados venezuelanos Angel Rodrigues, Calixto Ortega e Nicolás Maduro. Secretário de relações internacionais do Movimento Quinta República, esse último apontou a ingerência em seu país do governo Bush, com o objetivo principal de impedir o rompimento do modelo de dominação em vigor até então. Isso preocupa os Estados Unidos em especial porque a Venezuela está entre as detentoras das maiores reservas de petróleo – e sua grande fornecedora –, gás e água limpa do mundo. Segundo ele, como pela primeira vez pretende-se implantar um projeto nacional na Venezuela, o bombardeio da grande mídia contra Chávez é diário, com o apoio da Casa Branca.

No plano de desenvolvimento social para o país, estão previstas a erradicação até julho do analfabetismo, que atinge 1,5 milhão de pessoas, e a conclusão do ensino primário por mais 500 mil adultos. Esses 2 milhões serão incorporados a cooperativas de produção. Além disso, a proposta é de inscrever 1 milhão de pessoas no nível secundário até agosto e desenvolver um plano especial para que 500 mil ingressem em cursos universitários. O governo venezuelano visa ainda assegurar saúde pública a toda população, sendo que já foram implementados 10.500 centros de saúde em favelas, e efetuar a reforma agrária no país inteiro, tendo destinado 2 milhões de hectares de terra aos campesinos em 2003. E a maior meta para este ano é reduzir o desemprego estrutural de 15% para 5%. Maduro lembrou que a batalha para que seu país conclua tal projeto e seja soberano é também contra a mídia a serviço do imperialismo estadunidense e que dar poder social, político e econômico ao povo é fundamental ao êxito da revolução. E pediu solidariedade aos brasileiros nessa luta. O presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, declarou apoio à causa venezuelana.

 

Engenheiros do Estado continuam sem aumento
A promessa do governador Geraldo Alckmin feita em outubro de 2002 de que os engenheiros e arquitetos seriam os primeiros a receber aumento salarial não foi cumprida. Outras categorias já foram contempladas, enquanto os profissionais da área até agora continuam na expectativa, embora o reajuste estivesse previsto no orçamento para 2003, também segundo declaração do mandatário do Estado.

Há mais de oito anos sem qualquer reposição, eles vêm lutando para mudar essa situação que lhes impôs, ao longo dos anos, uma perda de poder aquisitivo incrível. As alegações dadas pelo Governo de que não seria possível conceder o aumento para não ultrapassar os limites definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal são infundadas. Assim, não há justificativa plausível para que o processo que trata do assunto na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo esteja parado há tempos, trancado a sete chaves. Nomeado interlocutor do Governo junto à categoria, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Antônio Duarte Nogueira, comprometeu-se a agilizar seu andamento e reiterou inúmeras vezes a promessa, que não foi levada adiante. Na avaliação dos engenheiros, a demora caracteriza falta de vontade política. Para que tal quadro seja revisto e haja transparência, eles reivindicam uma reunião com os responsáveis na Secretaria da Fazenda.

 

Diretor do Sindicato em Bauru é eleito para comandar associação
Vice-presidente da Delegacia do SEESP na cidade, o engenheiro Marcos Wanderley Ferreira estará à frente da Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru) até 2006. Ele encabeça a chapa Reviver, que venceu a eleição, realizada em 31 de março, para a diretoria da entidade. Entre os projetos para o mandato estão participar ativamente do desenvolvimento de Bauru, reconhecer e divulgar os trabalhos de seus filiados, proporcionar mais atividades de lazer, oferecer cursos e eventos técnicos a eles.

 

Copa SEESP de xadrez no Interior
Aconteceu no dia 28 de fevereiro, na cidade de Limeira, a primeira etapa da copa SEESP de Xadrez, região Campinas-Rio Claro. Realizada em parceria entre a Delegacia Sindical do SEESP em Rio Claro e o professor Alessandro Batezelli, representando o grupo Exclama de Xadrez da localidade, a competição teve a participação de 50 enxadristas. A disputa terá oito etapas e as próximas serão nos dias 25 de abril, em Iracemápolis, 30 de maio, em Araras, e 27 de junho, em Campinas. A final está marcada para novembro. Maiores informações pelo telefone (19) 3534-9921, com o Eng. Maxwell, ou e-mail rioclaro@seesp.org.br.

 

Materiais e técnicas de recuperação de estruturas
Esse é o tema de palestra promovida pela Delegacia Sindical do SEESP em Jacareí e Associação dos Engenheiros e Arquitetos do município, a se realizar no dia 28 de abril, das 9h às 16h30. O evento será sediado no Centro de Treinamento da Otto Baumgart/Vedacit, que o patrocina, na Rua Coronel Marcilio Franco, 1.063, Vila Izolina, São Paulo. A expositora é a engenheira Eliene Ventura. Aos profissionais de Jacareí, sairá um ônibus rumo à Capital paulista às 7h30 de frente da sede da associação. Detalhes e inscrições pelos telefones (12) 3952-4840 e 3952-8732, com Márcia ou Letícia.

Texto anterior

JE 231