Canteiro

Diretoria da FNE toma posse em março
Ocorrerá no dia 15 deste mês a posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros para o triênio 2004-2007. A entidade estará sob o comando do engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do SEESP. A eleição aconteceu durante o 5º Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), na cidade de Florianópolis, entre os dias 26 e 29 de novembro último. Na opinião de Campos Pinheiro, manter a unidade do movimento sindical nacional dos engenheiros é condição determinante para que qualquer outra proposta seja cumprida. Ele informou que as ações serão pautadas por três eixos principais: o fortalecimento institucional, a ação sindical pró-ativa de âmbito regional e nacional e a modernização administrativa e operacional da entidade. Os desafios são grandes, mas “não nos intimidam. Juntos, com a experiência deixada pelos ex-presidentes da FNE aliada à de São Paulo, faremos uma entidade representativa e presente nas questões nacionais”, assegurou.

Central de Profissionais Está marcado para acontecer na mesma data o lançamento da CBP (Central Brasileira de Profissionais). Essa representará os interesses dos profissionais liberais com formação técnica e universitária. Cerca de 11 federações já integram a entidade, que não nasce para competir e sim para somar forças. Assim, alcança uma faixa de profissionais que não são representados pelas centrais existentes. Junto com elas, a CBP poderá atuar na conquista de justiça social, melhores condições de vida e trabalho. Será presidida por Jorge Gomes, presidente da FNE na gestão 2001-2004. As solenidades acontecerão no Clube Homs, a partir das 18h30.

 

Evento religioso em Fartura tem apoio do SEESP
Centenas de pessoas, incluindo diretores do SEESP e autoridades, participaram da IV Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro na cidade de Fartura, no sudoeste do Estado de São Paulo. Atividades culturais e folclóricas animaram a festa, promovida pela Apreservita (Associação pela Preservação da Bacia do Rio Itararé) em parceria com a Prefeitura local, o SEESP e com a colaboração da Sabesp. Segundo Laerte Mathias, diretor desse sindicato e presidente da Apreservita, “a comemoração também serviu de alerta à população quanto à necessidade de preservar o meio ambiente”.

 

Sindicato participará do Fórum de Desenvolvimento Sustentado
No dia 19 de fevereiro, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Sidney Beraldo, esteve no SEESP a convite de sua direção para discutir a PPP (Parceria Público-Privada), que definirá as regras de participação e convivência entre os capitais públicos e privados. O projeto de lei aguarda aprovação na Câmara dos Deputados e somente depois será discutido e votado no Legislativo de São Paulo. O SEESP está formando uma frente da engenharia e da tecnologia para debater e apresentar sugestões de emendas conclusivas ao projeto. Para o sindicato, será uma das saídas à obtenção de recursos para a construção de obras de infra-estrutura no Estado.

Na ocasião, Beraldo convidou o SEESP a participar do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, formado por deputados e representantes da sociedade civil organizada. O presidente da Assembléia manifestou interesse que o SEESP auxilie na melhoria do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), instituído por lei para retratar o desempenho e as condições de vida dos 645 municípios paulistas, a partir de indicadores referentes à longevidade, escolaridade e renda.

Texto anterior

JE 228