Previdência

Berzoini fala sobre reforma e fundos de pensão

Lourdes Silva

Em 12 de dezembro, esteve no SEESP o Ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, um dia após a aprovação da emenda constitucional para a reforma previdenciária, e realizou uma palestra sobre o tema.

Ele defendeu as mudanças implementadas e falou do desafio de se fazer a “engenharia” entre o período de contribuição e o de retribuição. “Nesse momento, quando se fala em idade mínima para aposentar, temos uma dificuldade imensa, porque foi criada a lógica do tempo de serviço quando havia muito mais trabalhadores na ativa do que aposentados e sobrava dinheiro”, afirmou.  

Após o que considera “um grande passo”, com a instituição de um sistema ao novo servidor, chegou a hora do combate às fraudes. Berzoini informou que foram montadas 20 forças-tarefa, das quais 18 já estão em funcionamento, para investigar esquemas criminosos contra a Previdência, com participação do INSS, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. A novidade em 2004 será a criação de 96 Conselhos de Previdência Social, quadripartites, integrando sindicatos de trabalhadores, empresários, associações de aposentados e Governo.


Previdência complementar
O ministro falou também sobre o esforço que vem sendo feito para recuperar a Secretaria da Previdência Complementar e sobre os fundos de pensão de instituidores, que reputa como instrumentos fundamentais ao País. “Garantem reservas previdenciárias, segurança ao trabalhador e geram poupança interna”, afirmou.

O Sindicato, que lançou o SEESPPrev, oficialmente autorizado em 1º de julho último,  foi o pioneiro nessa modalidade. O contrato entre  entidade e o BB Previdência, responsável pela gestão financeira, foi assinado em maio de 2003. Desde então, os associados podem aderir ao plano, cujo valor mínimo de contribuição mensal é de R$ 50,00. A reserva individual de poupança é formada pelas contribuições, descontada a taxa de administração. Os montantes são atualizados conforme a rentabilidade líquida alcançada na aplicação dos recursos.  

Além disso, é possível efetuar contribuições extraordinárias, que poderão, como as demais, ser deduzidas do Imposto de Renda. O fundo prevê uma renda mensal por aposentadoria, a partir da data da sua requisição pelo participante, desde que tenha 55 anos de idade e cumprido carência de 60 contribuições mensais. Essa será apurada com base na reserva individual de poupança do participante, por tempo determinado de recebimento não inferior a dez anos. No momento em que o participante decidir começar a receber a aposentadoria, poderá resgatar até 25% de sua reserva, transformando o saldo remanescente em renda mensal por período definido. Ou, se preferir, um valor equivalente a 3%, no máximo, da reserva individual de poupança.

Interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível na sede do SEESP, nas suas 25 delegacias sindicais, nas agências do Banco do Brasil e no site www.seesp.org.br. Depois de impressa e assinada, deverá ser remetida para protocolo no Sindicato e enviada ao BB Previdência. Mas, antes de fazer isso, é preciso ler o regulamento e simular o valor da contribuição necessária e do benefício futuro – ambos na internet. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 0800-611112.

Texto anterior
Próximo texto

JE 225