Canteiro

Parceria por ciência e tecnologia
Com o objetivo de desenvolver atividades conjuntas em prol dessas áreas no Estado de São Paulo, o SEESP, o Núcleo José Reis e a Abradic (Associação Brasileira de Divulgação Científica) celebraram protocolo de intenções. O documento foi assinado no dia 15 de dezembro, na sede do SEESP, durante evento em homenagem ao cientista Ilya Prigogine. Sob a coordenação de Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do SEESP, o evento teve como expositores Crodowaldo Pavan, que está à frente da Abradic, Milton Vargas, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Nelson Fiedler-Ferrara, do Instituto de Física da USP, e Amancio Fraga, do Instituto de Astronomia e Geofísica dessa instituição. Entre os compromissos firmados, o protocolo inclui a promoção de políticas de atuação nas questões tecnológicas de interesse da categoria dos engenheiros e da sociedade e a realização de eventos que dêem dinamismo ao segmento.  

 

Diretor do SEESP assume Presidência da TermoRio
Carlos Augusto Ramos Kirchner passou a comandar essa usina termoelétrica. Diretor do SEESP e técnico do setor, ele foi empossado juntamente com os diretores Ronaldo Batista Assunção e Roberto César de Andrade no dia 15 de dezembro, na sede da TermoRio. A indicação dos nomes foi feita pela Petrobrás, que assumiu o controle administrativo da empresa, corrigindo-se, assim, distorção – uma vez que já efetuou 86% dos investimentos na geradora e teria que adquirir toda a energia que viesse a ser produzida por ela.

A TermoRio localiza-se no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, ao lado da Reduc (Refinaria Duque de Caxias). Será a maior usina termoelétrica a gás natural da América do Sul. Sua capacidade total é de 1.040MW, podendo ainda abastecer sua vizinha – Reduc – com até 400 toneladas de vapor por hora. Sua instalação completa está prevista para até março de 2005, porém a operação comercial deve ter início em 1º de junho de 2004, com capacidade de 384MW. Tais datas dependem, contudo, de um maior equacionamento das disponibilidades de gás, já que essa termoelétrica pode consumir até 5,2 milhões de metros cúbicos por dia.

 

Posse em Campinas
O presidente da Delegacia Sindical do SEESP na cidade, Rubens Lansac Patrão Filho, integra a Diretoria Executiva da Eucamp/TV (Associação das Entidades Usuárias do Canal Comunitário da TV a Cabo de Campinas). Eleita para o biênio 2003/2005, essa tomaria posse no dia 18 de dezembro. A presidenta é Lilia Maria Reginato e o vice, Marcos de Figueiredo Ebert. Através da Eucamp, o Sindicato leva ao ar na região o programa “SEESP em comunidade”, pela TV Fênix, todas as sextas-feiras, às 20h.

 

Irregularidade em concurso público para auditor fiscal do trabalho
Nos dias 13 e 14 de dezembro, foi efetuado, em completo desacordo com a legislação brasileira, concurso para auditor fiscal do trabalho. Ou seja, sem a obrigatoriedade da devida especialização pelos profissionais a ser selecionados. O Ministério do Trabalho, que sempre possuiu auditores fiscais nas áreas de segurança e saúde do trabalhador, exigiu até hoje que esses cargos fossem ocupados por engenheiros de segurança ou médicos do trabalho. Às demais categorias, havia a possibilidade de atuar em outras áreas.

O SEESP impetrou no dia 12 mandado de segurança, na tentativa de impedir a realização desse concurso, solicitando ainda que tal fosse publicado novamente, nos moldes adequados. Contudo, a juíza Vesna Kolmar, da 22ª Vara Federal, indeferiu o pedido de liminar. Tal decisão fere diversas normativas. O SEESP está analisando a viabilidade de fazer um agravo, com o objetivo de defender o trabalhador, que não pode ficar à mercê de leigos. E alerta as autoridades competentes sobre tal irregularidade, para que essa seja sanada.

 

Dirigentes do Sindicato são homenageados em Marília
No dia 2 de dezembro, a Câmara Municipal daquela localidade entregou uma placa aos engenheiros Murilo Celso de Campos Pinheiro e Luiz Fernando Napoleone, respectivamente presidentes estadual do SEESP e da Delegacia Sindical dessa entidade em Marília. Eles foram homenageados pela passagem do Dia do Engenheiro (11 de dezembro), bem como pelos serviços prestados à cidade. Além disso, em função da comemoração pelos 35 anos de fundação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista.

Texto anterior

JE 225