Saneamento: investimentos são urgentes

Há muito, vem sendo reivindicado que se destinem recursos à infra-estrutura do País. Não é segredo para ninguém que, quando finalmente a economia nacional recomeçar a crescer, enfrentaremos sérios gargalos, como por exemplo no setor elétrico. Assim, é urgente dotar o Brasil de condições para avançar rumo ao desenvolvimento.

As demandas existem em diversas áreas, todas fundamentais. No entanto, há uma em que essa necessidade é literalmente vital: o saneamento básico. Por isso mesmo,  em meados de novembro, quando São Paulo registrava chuvas escassas e o Sistema Cantareira estava ameaçado, o SEESP enviou carta à Sabesp manifestando sua preocupação.

Na ocasião, as atenções da empresa, e da imprensa, voltaram-se à recomendação de que se procedesse sem protelação ao racionamento, evitando assim o risco de colapso no próximo ano.

Entretanto, ficaram esquecidas as propostas que consideramos mais significativas. A partir de 1999, poucos recursos foram disponibilizados para adução, tratamento e reservação de água, agravando com isso o quadro de escassez. Assim, o mais relevante é saber que ações estão sendo planejadas e implementadas para atender a Região Metropolitana de São Paulo.

Providências
Como foi dito no documento enviado à companhia, entendemos ser necessário priorizar os investimentos da empresa alocando recursos preferencialmente para a produção de água nessa região, atuar fortemente na recuperação e preservação de mananciais, construir um planejamento integrado para qualificar as diferentes ações da companhia,  ampliar e acelerar os programas de uso racional da água e de redução de perdas e alocar mais recursos para a área de Pesquisa e Desenvolvimento. Além disso, seria prudente reestruturar a dívida da empresa, alongando seu perfil,  e buscar fontes de recursos junto ao Governo Federal.

Nossa proposta, feita por ocasião da carta e reafirmada aqui, é organizar em parceria com a Sabesp  um grande seminário para aprofundar essas questões de abastecimento até o ano 2010.

Também com o propósito de impedir o risco de crise do abastecimento e atingir a meta de universalização dos serviços de água e esgoto deve ser afastada qualquer hipótese de privatização, alternativa que já se mostrou desastrosa no setor. Hoje, aproximadamente 50 municípios têm o saneamento básico a cargo da iniciativa privada.  A cidade de Limeira, no interior de São Paulo, foi a pioneira e desde 1995 a Lyonnaise des Eaux  opera o serviço local. O processo se notabilizou por aumento de tarifas e baixa qualidade dos serviços prestados, além de denúncia de corrupção levada ao Ministério Público. O fracasso não impediu que a mesma companhia arrematasse, em junho de 2000, a Manaus Saneamento.

Essa segunda transação fez parte das desencadeadas pelo convênio entre a Caixa Econômica Federal e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a desestatização do setor de saneamento, “visando a melhoria dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário”, conforme documento oficial do banco. No entanto, sabe-se que o objetivo era atender às exigências do FMI, que desde os anos 80 apregoa a idéia do Estado mínimo.

Hoje, superada a febre neoliberal da década passada, é hora de o poder público retomar suas funções e oferecer os serviços essenciais ao bem-estar da população de maneira adequada. O objetivo do Sindicato dos Engenheiros é colaborar para tanto.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro

Texto anterior