Canteiro

Evento discute engenharia, desenvolvimento e sustentabilidade social
Esse é o tema central do 5º Conse (Congresso da Federação Nacional dos Engenheiros), que será realizado entre 26 e 29 de novembro, na cidade de Florianópolis. Entre os assuntos que serão abordados estão: o desenvolvimento e a carga tributária, a engenharia e a infra-estrutura nacional, a política de desenvolvimento nacional, inovação e tecnologia, agências reguladoras como instrumento de fortalecimento do Estado, reformas sindical e trabalhista, participação do gás natural no modelo energético brasileiro, o modelo do setor elétrico e a retomada dos investimentos, sistema integrado de gestão: qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho e saúde ocupacional. Já confirmaram presença diversas autoridades. O 5º Conse será marcado ainda pela realização da eleição da nova diretoria da FNE, que terá mandato de 2004 a 2007.

Os eventos anteriores, realizados em Maceió, por duas vezes, Fortaleza e Porto Alegre, tiveram como principal resultado a troca de informações técnicas e a união da classe em torno de interesses comuns. Detalhes sobre o Congresso podem ser obtidos no site www.conse.org.

 

SEESP participa de debate sobre água
Representando o Sindicato dos Engenheiros, o seu diretor, Cid Barbosa Lima Jr., participou do debate “A disputa pela água – a campanha pela água e os interesses privados”. O evento aconteceu no dia 5 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo.

 

Suspensas demissões no Metrô
Em audiência de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), realizada em 6 de novembro, o Metrô comprometeu-se com os sindicatos a paralisar imediatamente as demissões, para negociação entre as partes. A proposta feita pelo juiz inclui estabilidade de 60 dias e prevê a readmissão dos engenheiros e demais funcionários dispensados cuja rescisão não foi homologada.

 

Campanha salarial
CPTM
– O julgamento do dissídio de greve no dia 4 de novembro resultou, entre outras determinações, em reajuste de 15,32% extensível a diversos benefícios; manutenção das cláusulas preexistentes acordadas nas reuniões de negociação; estabilidade de 90 dias no emprego a partir dessa data. Em assembléia no dia 5, os engenheiros da CPTM deliberaram por manter-se em estado de greve até que a empresa cumpra a decisão judicial.

Telesp e Telefônica – Os engenheiros da Telesp e da Telefônica Empresas, reunidos em assembléias realizadas em São Paulo e em Campinas no dia 10 de novembro, aprovaram a proposta das empresas para o acordo coletivo 2003/2005. Entre os itens estão reajuste salarial de 8% mais vantagens pessoais; abono único pago junto com a PLR (fim de janeiro ou início de fevereiro); piso de R$ 2.160,00.

 

Seminário é realizado em Lins
Com o apoio da Delegacia do SEESP na cidade e da Sociedade dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos daquela região, a Image Solutions, empresa voltada à digitalização e gerenciamento eletrônico de documentos, representante dos softwares da Haestad Methods no Brasil, realizou o seminário “Redes e sistemas hidráulicos”. O evento aconteceu no dia 27 de outubro, na Fundação Paulista de Tecnologia e Educação. No ensejo, foram apresentadas pelos palestrantes as novas ferramentas do software WaterCad para modelagem de água, o SewerCad para esgoto, bem como outros para drenagem. Estiveram presentes engenheiros da Sabesp, empresas de consultoria da região, bem como representantes da Prefeitura de Marília.

 

Cursos de marketing e recolocação profissional para engenheiros
Promovidos pela Central de Concursos, tais cursos abordam a elaboração de curriculum vitae, carta de apresentação, análise de mercado network, postura em entrevistas de seleção e negociação de salários e benefícios, além de concursos públicos. Os próximos serão realizados em 29 de novembro e em 6 de dezembro. Maiores informações pelo telefone (11) 3017-8800.

 

Dia do Engenheiro
Será em Santos, no dia 9 de dezembro, a comemoração do Dia do Engenheiro – 11 de dezembro –, promovida pelo SEESP. Na ocasião, será entregue o já tradicional Prêmio Personalidade da Tecnologia, uma homenagem aos profissionais que se destacaram durante o ano em suas áreas de atuação. Em sua 17ª edição, serão agraciados Celso Amorim (Relações Internacionais), Wagner Waneck Martins (Transportes), João Del Nero (Engenharia Consultiva), Roque Passos Pivelli (Saneamento Ambiental), Sidney Colombo Martini (Energia) e Oded Grajew (Valorização Profissional). Na data, também será festejado o 20º aniversário da Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2640

Texto anterior

JE 223