Canteiro

Engenheiros da CPTM em estado de greve
Sem proposta de reajuste por parte da empresa, os profissionais haviam decidido paralisar suas atividades a partir da zero hora do dia 27 de outubro. Em audiência de conciliação e instrução realizada no TRT quatro dias antes, o juiz instrutor, João Carlos Araújo, apresentou proposta de reajuste de 17,53%, manutenção das cláusulas sociais preexistentes e de outras modificadas em comum acordo, permanência em estado de greve, porém com suspensão da paralisação até o julgamento do dissídio, e estabilidade no emprego de 90 dias. Essa foi aprovada pelos engenheiros em assembléia no dia 24. A empresa rejeitou a proposta. O julgamento do dissídio coletivo está marcado para 4 de novembro.

 

SEESP em campanha contra corte de benefício
Aposentados e pensionistas da Sabesp – e de outras empresas – vêm sendo notificados pela Secretaria da Fazenda desde o dia 25 de setembro sobre o início de processo administrativo visando o cancelamento ou a revisão do pagamento da complementação do benefício. Na companhia de saneamento, a medida atinge todos os que ingressaram após 29 de junho de 1973 ou tiveram seus contratos interrompidos por um período e retornaram à empresa depois dessa data. O SEESP repudia a maneira como está sendo conduzida a questão e tem feito todas as gestões possíveis para reverter o quadro.

Em ação conjunta com diversas entidades, o Sindicato vem participando de encontros e manifestações contra a arbitrariedade, com o apoio de vários parlamentares. Representado pelo seu vice-presidente, João Carlos Gonçalves Bibbo, no mês de outubro, o SEESP esteve presente em reuniões com o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, e com os diretores da Sabesp. Além disso, compareceu a ato público na Assembléia Legislativa, presidido pelo deputado Arnaldo Madeira, em que mais de 300 aposentados e pensionistas lotaram o auditório Franco Montoro. O Sindicato assinou ainda documento conjunto, de autoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp, encaminhado ao governador Geraldo Alckmin, em defesa dos prejudicados e no qual se pede justiça.

 

Classe média em extinção
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo divulgou em 15 de outubro a pesquisa “O ciclo da financeirização e a nova polarização social”, que revela o processo de empobrecimento da classe média no Brasil na última década. O levantamento, feito a partir de microdados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra um país cada vez mais polarizado entre ricos e pobres. Segundo o estudo, um em cada dez trabalhadores com diploma universitário está desempregado ou subaproveitado.

De 1992 a 2001, o número de ocupados com curso superior cresceu 62%, enquanto o aumento de desempregados universitários foi de 120,7%. Esses últimos integram o rol dos chamados “neopobres”. O conceito foi apresentado pelo secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade, Márcio Pochmann, mediante estudo lançado em março (JE 208) que reúne indicadores sociais de todos os municípios brasileiros. Fenômeno típico das capitais mais ricas do País, os “neopobres” são oriundos de famílias que perderam renda ao longo dos últimos 20 anos, não têm herança e dependem de ocupação para se manter. Na cidade de São Paulo, há 45 mil desempregados com nível superior e 23 mil analfabetos. De cada dez pobres do município, quatro integram essa categoria e o restante são “velhos excluídos”.

 

Sindicato participa da Conferência Nacional das Cidades e elege conselheiro
No evento, realizado entre 23 e 26 de outubro, no Minas Tênis Clube, em Brasília, o SEESP esteve presente com quatro representantes eleitos na Conferência Estadual e mais três indicados pela Federação Nacional dos Engenheiros. Esses integraram a bancada da FNE, composta por dez delegados, que elegeu como suplente no Conselho Nacional das Cidades o engenheiro Laerte Conceição Mathias de Oliveira, diretor do Sindicato. Dos representantes dos trabalhadores – 10% do total de participantes no Conselho –, foram escolhidos sete titulares e sete suplentes, todos com direito a voz e voto nas câmaras temáticas. Os nomes serão homologados pelo Presidente da República.

Inúmeras propostas foram aprovadas durante a Conferência. Entre elas, o barateamento das tarifas de transporte público via redução dos preços do óleo diesel e energia elétrica para empresas do setor; a destinação de recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para a infra-estrutura de transporte público urbano metropolitano; a titularidade municipal dos serviços de saneamento, exceto nas regiões metropolitanas, quando a gestão deverá ser compartilhada; e isenção de ITBI (Imposto de Transmissão Inter Vivos) para moradias populares. E também moção que contém as propostas do setor de transporte a essa área, encaminhada pelo MDT (Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos), do qual o SEESP faz parte.

 

Desconto em congresso sobre perícia
Os associados ao SEESP terão desconto de 15% nas inscrições do II Cobrape (Congresso Brasileiro de Perícias), que acontece entre 9 e 12 de novembro, no Arcadas Convenções, em Campinas. O evento é organizado pela Abraphset (Associação Brasileira dos Profissionais de Higiene e Segurança do Trabalho) e a SPMT (Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho), com o apoio da Delegacia Sindical do SEESP em Campinas. As inscrições podem ser feitas na Miratour Business Brazil, pelo telefax (19) 3255-1574.

 

Diretor do SEESP recebe moção de congratulações
Por representar o município de Araras na Conferência Nacional das Cidades, o presidente da Delegacia Sindical do SEESP na localidade, Maxwell Wagner Colombini Martins, recebeu moção de congratulações da Câmara Municipal, aprovada por unanimidade.

 

Simpósio homenageia professor Landi
No dia 6 de novembro, a partir das 14h, ocorrerá no anfiteatro do Edifício Mário Covas Júnior, na Escola Politécnica da USP, o simpósio “Financiamento da pesquisa e desenvolvimento da Nação brasileira – Uma perspectiva histórica: Homenagem aos 70 anos do Professor Francisco Romeu Landi”. O Centro Interunidade de História da Ciência da USP, a Poli, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, o Instituto de Engenharia e a Associação de Engenheiros Politécnicos promovem o acontecimento, que tem o apoio do SEESP. Informações pelos telefones (11) 3091-3776 e 3091-2063, com Joana ou Adriana.

Texto anterior

JE 222