Canteiro

Meio ambiente em pauta
No dia 29 de agosto houve o lançamento oficial do I Ecovale (Encontro do Meio Ambiente do Vale do Paraíba), a ser realizado pelo SEESP entre os dias 16 e 18 de outubro, em Taubaté. Sediado naquela cidade, o acontecimento teve a participação de patrocinadores e representantes da diretoria executiva do Sindicato. Na oportunidade, ficou demonstrada a preocupação da entidade com temas cruciais, como o meio ambiente. Para debater tais assuntos, ressaltou-se a importância da promoção de eventos como esse e a necessidade de dar continuidade a tal trabalho. Assim, foi definida a data do II Ecovale, que se efetuará nos dias 15, 16 e 17 de outubro do próximo ano.

 

SEESP estará presente à Conferência Estadual das Cidades
Durante todo o mês de agosto, o Sindicato participou ativamente dos eventos municipais preparatórios à Conferência Estadual das Cidades, que se realizará nos dias 26 e 27 de setembro, no Memorial da América Latina. Na capital, muitas das propostas do SEESP prevaleceram e devem ser discutidas nesse acontecimento. Entre elas, a construção de cidades solidárias e sustentáveis, com a participação da sociedade, a drenagem de águas pluviais e a destinação de 25% dos recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para o transporte público urbano metropolitano.

Contribuição importante do Sindicato na cidade de Araras foi a inclusão de cláusula no item “Moradia digna” sobre o conceito do Promore (Programa de Moradia Econômica), com previsão de verba do poder público para tal. Já em Franca e Itapetininga, a entidade destacou a importância da gestão pública do saneamento ambiental e da universalização do acesso a esse serviço. No município de Marília, por sua vez, entre as sugestões feitas pelos dirigentes estão a captação de água da chuva para uso doméstico e a melhoria das condições aos deficientes físicos com relação a transportes e equipamentos. E em Sorocaba, as discussões giraram em torno da questão da taxação progressiva no caso de multiplicidade de propriedades mantidas ociosas.

Delegados eleitos
Entre os diretores da entidade eleitos como delegados estão: Laerte Conceição Mathias de Oliveira, João Carlos Gonçalves Bibbo, Pierre Ribeiro de Siqueira e Balmes Vega Garcia (São Paulo); José Luiz Pardal (Guaratinguetá); Maxwell Wagner Colombini Martins (Araras); Marcos Wanderley Ferreira (Bauru); Ricardo José Coelho Lessa (Sorocaba); Fátima Aparecida Blockwitz (Itapetininga); Nelson Martins da Costa (Ribeirão Preto); Luiz Eduardo Nardi e Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos (Marília); Domingos Antonio Biasoli Sales, Rui Engracia Garcia Caluz e João Baptista Comparini (Franca), além de Jefferson Arenhart (Rifaina e Pedregulho). Em Rio Claro, participou das conferências municipais o diretor Armando Sartori Filho, membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano local, e em Santos, Romulo Barroso Villaverde.

 

Sindicato participa de Conselho em Piracicaba
O presidente da Delegacia do SEESP no município, Walter Becari, é o diretor de assuntos extraordinários do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba). Ele foi empossado no dia 9 de setembro, juntamente com os demais membros da instituição.

 

Proposta da Cetesb é aceita parcialmente
Reunidos em assembléia no dia 8 de setembro, os engenheiros da empresa deliberaram pela aceitação parcial da proposta da companhia. Essa prevê, entre outros itens, 12% de reajuste, extensível aos benefícios, determinado pelo Tribunal Superior do Trabalho, a partir da folha de novembro. O acumulado de maio a outubro seria pago em dez parcelas iguais, a partir de março de 2004, o que não foi aprovado pelos profissionais da categoria. Eles aguardam agendamento de reunião com o presidente da Cetesb para discutir o assunto.

 

Em tempo
O acordo coletivo de trabalho dos engenheiros da Elektro determina índice de 15,54% de reajuste salarial e não 14,74%, como publicado na edição 218 do Jornal do Engenheiro.

 

Diretores apresentam ações do SEESP e conjuntura
As explanações foram feitas em reuniões junto a aproximadamente 70 engenheiros da CTEEP, em Cabreúva e Bom Jardim, no dia 9 de setembro. O encontro confirmou a necessidade de a direção executiva do Sindicato estar presente na base, expondo as idéias e rumos da entidade. No ensejo, foram discutidas as reformas previdenciária, tributária e trabalhista e apresentadas a conjuntura política e social do País, as ações do SEESP – seja em campanhas salariais, seja na formulação de propostas ao setor elétrico – e os benefícios que oferece aos associados. Aproveitando a oportunidade, o presidente da entidade, Murilo Celso de Campos Pinheiro, desafiou os presentes a contribuírem efetivamente com o SEESP.

 

Vereadores de São Paulo congratulam SEESP
Pela realização do seminário “Bases para o plano diretor de transportes nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo”, o Sindicato obteve voto de júbilo e congratulação dos parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo e recebeu inúmeras outras felicitações.

 

MAE terá que tornar públicos seus resultados
Sugerida pelo SEESP, Federação Nacional dos Engenheiros, Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e Ministério Público, a quebra de sigilo nas operações realizadas no MAE (Mercado Atacadista de Energia) foi acatada. Em despacho de 26 de agosto, o superintendente de estudos econômicos do mercado da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou que o MAE torne públicos, mensalmente, seus resultados finais da contabilização e liquidação de energia de curto prazo. O procedimento deve ser adotado a partir de 1º de outubro próximo.

Texto anterior

JE 219