Opinião

DRT abre as portas para o movimento sindical de base

No final de maio, com a presença de quase 500 sindicatos, foi criado pela DRT/SP (Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo) o programa de Conselhos Sindicais. Ele tem como objetivo democratizar e potencializar as ações da DRT, fortalecer a relação sindical com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), bem como aproximar os sindicatos de suas 24 subdelegacias espalhadas pelo Estado.

O primeiro sinal de que o objetivo é fortalecer a defesa dos trabalhadores foi a retirada da representatividade empresarial no âmbito das subdelegacias. A justificativa é bem simples e justa: as queixas que chegam a esses órgãos partem de trabalhadores e de sindicatos de base e não das empresas. Para reforçar o entendimento de mudanças, já foram substituídos 16 subdelegados, sendo os novos indicados pela comunidade.

A área de atuação dos conselhos será no planejamento das ações e na intermediação de políticas gerais, entre elas o Primeiro Emprego, geração de renda, combate à fome etc. Em cada conselho regional, o sindicato vai indicar representante. Apesar de não ter poder deliberativo, ou seja, ele é consultivo e voluntário, os conselheiros vão ajudar na estratégia de ação e fiscalização do MTE, colaborando para coibir clássicos problemas trabalhistas brasileiros. Trata-se da busca da racionalização nessa atuação, já que há carência de fiscais. 

Possuindo 25 delegacias em todo o Estado, o SEESP está plenamente apto a participar desses conselhos, sendo que cada um terá sua especificidade, devido a características regionais. Na Baixada Santista, por exemplo, a primeira reunião do conselho aconteceu em 1º de julho. Além de trazer maiores esclarecimentos aos representantes de aproximadamente 50 sindicatos, por proposta do SEESP, ficou definido que cada entidade deve indicar dois participantes, um titular e outro suplente. Em nova reunião,  realizada no dia 17, mais de 70 sindicatos fizeram as suas indicações. Desse encontro, saiu uma equipe de trabalho com oito componentes e dois suplentes (um deles do SEESP).

Pela condução do assunto até o momento, louvamos a iniciativa da DRT, que, acreditamos, tem tudo para dar certo. E, vale reforçar, um ponto fundamental é o protagonismo destinado aos sindicatos de base, que conhecem e lidam com os problemas que afligem os trabalhadores no seu dia-a-dia.


Eng. Newton Guenaga Filho
Presidente da Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista

Texto anterior
Próximo texto

JE 216