Engenheiro XXI

Curso interpreta laudos técnicos de efluentes

A água é o recurso natural não-renovável mais precioso que existe. Especialistas e movimentos sociais têm defendido o emprego de políticas e técnicas visando a redução do consumo e poluição, assim como a recuperação de recursos hídricos.

Nesse processo, a liberação de efluentes das estações de tratamento requer perícia e conhecimento sobre os laudos laboratoriais. É o que oferece o curso de Interpretação de Resultados de Análise de Água desenvolvido pela Comcursam, em convênio com a Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), que fará a certificação.

O biólogo Paulo Cesar Guimarães Pereira, diretor técnico da Comcursam, salienta que os parâmetros da Portaria 1.469, do Ministério da Saúde, norteiam o aprendizado sobre qualidade da água.

Guimarães Pereira entende que o curso é adequado aos que pretendem manter-se atualizados sobre as rígidas leis ambientais e sinaliza que suas turmas são heterogêneas, abrigando operadores de estação e doutorandos.

As coletas terão avaliados seus componentes inorgânicos, como cor, turbidez, P.H., alcalinidade e DQO (demanda química de oxigênio). Os orgânicos – pesticidas e microbiológicos como coliformes e protozoários – também serão observados.

De 25 a 28 de agosto de 2003
Site:
www.comcursam.com.br/indice.htm
E-mail: cursos@comcursam.com.br
Telefone: (11) 3151-6832
Rua da Consolação, 331 – São Paulo
Carga de 32 horas/aula, das 8h às 17h. Custo para sócios: R$ 490,00.
Não-sócios pagam R$ 540,00.

Texto anterior
Próximo texto

JE 216